O processo de conversão que vivemos após nossa experiência de Deus é um caminho de combate e de luta sobrenatural, não contra os homens, mas uma luta espiritual
“Para buscar as coisas do alto, vamos precisar deixar as coisas de baixo. O desejo de Deus nos faz encontrar satisfação e plenitude em Deus e nas coisas do alto”, ressalta a missionária da Comunidade Shalom Geovannara Rocha, na pregação do tema central do Renascer Sobral na manhã desta segunda-feira, 24. O evento segue até a terça-feira, 25, no colégio Farias Brito.
A missionária explica que São Paulo na passagem de Gálatas 5, 13-24 fala muito claramente acerca desse combate e que existe um digladiar-se entre a carne e o espírito. “Envolve minha inteligência, vontade, afetos, escolhas, meu corpo, que se engaja nessa luta porque somos seres únicos; nesse combate nós nos envolvemos como um todo. E contamos com a graça, com o auxílio do Espírito Santo, a graça de Deus e a colaboração da nossa vontade”, explica.
Pela liberdade e pela vontade, o homem tem a capacidade de escolher viver esse processo de conversão. Geovannara destaca que é preciso começar a rezar para aprender a rezar, engajar-se e se comprometer com a obra de Deus. “No nosso caminho de conversão, contamos com a graça de Deus, mas não podemos deixar de dar a nossa colaboração. Esse caminho de combate e conversão passa pelos nosso sim e não”, completa.
As obras da carne, de que já fala São Paulo, refletem a centralização em si mesmo, que torna a nossa própria vontade o grande absoluto da nossa vida. “Nos tempos de hoje uma das maiores lutas é sair do centro da nossa vida. Passamos do homem velho para o homem novo nas pequenas escolhas de cada dia”, explica.
Em sua pregação, Geovannara lembrou que São João da Cruz aponta três inimigos contra os quais combatemos: a carne, o mundo e o demônio. “Nunca vivemos uma luta tão grande contra o mal como agora. Deus quer nossa salvação, mas o demônio quer nossa perdição. Estamos aqui em reparação pelo mundo que está em chamas. Nós não podemos viver de uma forma natural e lendo as batalhas da nossa vida de forma natural”, destaca.
Os jovens, que são a primazia do nosso carisma, têm cada vez mais perdido o sentido de vida e somos chamados a comunicar a alegria que não passa. “O homem carnal é o homem desanimado, sem esperança. A experiência de Deus dá cor e brilho às nossas vidas, com a esperança, o sentido e a alegria verdadeira”, reflete.
Homem velho e homem novo
O homem velho é aquele que busca o prazer e vive a partir dos seus sentidos e instintos, sem a razão, sem a reflexão. “É um homem voltado para si, a partir do seu prazer, instinto, sentidos e cai na desesperança e falta de sentido”, analisa. Já o homem novo é aquele que busca a Deus e a radicalidade da santidade, alimentado, impulsionado e elevado pela graça, que cai e se levanta todo dia com confiança na misericórdia de Deus. “Vive para Deus e os outros, alegre, livre para fazer o bem, anuncia a verdade de Deus, sensível ao apelo dos outros e vive a experiência da oração” , resume.
Armas de combate
Para passar do homem velho para o homem novo, o Senhor nos dá armas no caminho de luta e combate: A primeira arma é a oração confiante e perseverante. “Não existe novo sem uma profunda vida de oração; não existe homem novo sem ser homem de joelhos, de oração. No caminho de oração o mais importante é a perseverança. Quem reza, governa o mundo com Deus e combate a desesperança”, destaca.
A segunda arma é a vigilância. “Não podemos nos expor ao pecado. Precisamos evitar as ocasiões de pecado”, explica. A terceira arma é a penitência. “Só o amor de Deus é capaz de nos libertar e vencer o velho em nós”, afirma
Renascer é para todos os públicos
No Renascer, há espaços temáticos para atrair os públicos de todas as idades. Primazia do carisma Shalom, os jovens têm um espaço especial no Renascer com o estande do Projeto Juventude para Jesus (PJJ).
“O estande do PJJ aprofunda a nossa juventude, primazia do nosso carisma”, ressalta a coordenadora do PJJ Sobral, Wilma Ribeiro. A missionária lembra que o estande deste ano também traz a divulgação do Congresso de Jovens Shalom, que acontecerá em maio. A comunidade está com dois pacotes com saídas no dia 20 de maio. O de R$ 450 inclui passagem ida e volta em ônibus leito, translado e hospedagem. O pacote de R$ 400 é em poltrona convencional.
As crianças também têm um espaço todo especial para viverem uma experiência com o amor de Deus, o Renascer Kids. “O Kids segue a programação do palco central com uma proposta lúdica”, ressalta o coordenador do Kids, Carlos Moreira. As dinâmicas utilizam meios lúdicos como teatro, música, desenhos e pinturas. Após cada pregação, há uma atividade de aprofundamento para avaliar o entendimento das crianças. “O Renascer Kids é um retiro para as crianças. Os pais são chamados a trazer seu filho para viver o retiro com eles”, completa.
Já as famílias também contam com um estande para aprofundar a beleza do ser família cristã. Marylane Lira, coordenadora do estande junto ao esposo Fábio Braga, destaca que o Shalom Sobral conta com quatro grupos de casais dos quais o de terça-feira à noite é de iniciantes. “Nos grupos vivemos a acolhida, a formação e a orientação das famílias e também vivemos em unidade com o projeto criança”, completa.