Formação

Tempo de cultivar uma fé firme

Confira na íntegra a homilia proferida pelo padre Denys Lima hoje, 04, na Diaconia Geral da Comunidade Católica Shalom.

comshalom

“Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” – (Lucas 18, 8)

é a pergunta que o próprio Senhor faz quando nos exorta a paciência nas tribulações. “Tudo isso deverá acontecer”, mas Ele pede que nós olhemos com fé. Tempo de expectativa da vinda do Senhor é esse tempo de cultivar uma fé firme, uma fé inabalável, confiança total no Senhor.  Hoje o Senhor se impressiona com a fé do centurião¹, que chega para pedir pelo seu empregado e o Senhor prontamente o diz: “vou curá-lo” e o oficial surpreende o Senhor: “eu não sou digno de que entres na minha casa”. A primeira surpresa: a humildade. A humildade de um oficial, pagão, centurião, ou seja, chefe de uma tropa, alguém com um cargo, alguém que deveria ser respeitado, mas se rebaixa: “eu não sou digno de que entres na minha casa”.

A fé está profundamente ligada a humildade, porque crer é confiar que um Outro é capaz enquanto eu não sou, que um Outro pode guiar a história do Universo, a minha história, enquanto eu posso até não entender, mas tudo está nas Suas mãos. “Eu não sou digno de que entres em minha casa”, nós dizemos isso todos os dias, precisamos pedir ao Senhor a conformação do coração a isso.

E ele diz “eu sei Senhor, que eu que sou fraco, mando e as coisas acontecem, imagine o Senhor. Eu sou chefe de uma tropa, eu digo a ela ‘faz isso’ e ela faz, imagine o Senhor que é Rei do Universo”.

E o Senhor se impressiona com essa fé. As vezes a gente quer dar a Jesus muitas coisas, precisamos dar o que Ele gosta. Jesus gosta de ver a fé no coração do homem, essa confiança abandonada. A resposta do Senhor é pronta: “em verdade vos digo, nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé”, e atende o pedido dele. E aqui entramos no tema do Advento: “muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”, àqueles que creram. E como essas nações terão acesso a toda a revelação de Deus que foi dada primeiro a Israel? Por meio da fé em Jesus Cristo, essa rendição ao Senhor.

Peçamos ao Senhor que este tempo seja um tempo de maior rendição, de nós crermos de verdade no governo de Deus na história e na nossa vida.

Pe. Denys Lima

Transcrição: Mayara Raulino

 

¹Mt 8, 5 – 11


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *