Formação

Tempo de Esperança

comshalom

O Advento é um tempo de preparação para o Natal, em que aguardamos a vinda do Menino e é principalmente um tempo de Esperança no Jesus Salvador.

Somos invadidos por uma Esperança que não nos deixa duvidar do quanto somos amados por Deus. Renovamos nossa experiência com o Amor incondicional, que independente do que tenhamos feito, torna a nascer no Natal. A certeza da filiação aumenta ao vermos Deus estampar beleza no que já não tinha cor. A Esperança nos enche de louvor ao contemplarmos toda obra de Deus, desde a criação até a redenção, e nos permitirá ver a Face de Deus.

Ao mergulharmos mais uma vez no Amor Misericordioso de Deus torna-se impossível permanecer onde estamos. Nossa primeira resposta é desejar amar mais e esta experiência nos impele a conversão. Por isso, neste tempo de Advento, nossa Esperança também é para nós mesmos, para retomarmos o caminho de santidade. Pela Esperança recebemos a graça de fazer morrer o homem velho e com os olhos da fé antecipamos o nascimento do novo.

O Advento marca o início de um novo ano litúrgico, ao passo que se aproxima o fim do ano civil. Por isso é o tempo oportuno de renovar os propósitos para o ano que se inicia e de reavaliarmos ao que nos propusemos no ano que passou, e não poderemos fazê-lo sem que o coração esteja cheio de esperança. Este exercício nos revigora na esperança no cumprimento das promessas de Deus.

No século XVI, São Carlos Borromeu nos orientou a respeito de como vivermos bem o Advento: “tempo celebrado sempre com solenidade pela Igreja e que também deve ser constantemente vivido com fervor, louvando e agradecendo ao Pai eterno pela misericórdia que nos revelou este mistério”.

A Liturgia nos convida, a Igreja nos propõe e a graça nos capacita, resta-nos suplicar a virtude da Verdadeira Esperança neste Advento.

Formação Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *