Formação

Tempo de oração pela unidade

comshalom


<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}p {mso-margin-top-alt:auto; margin-right:0cm; mso-margin-bottom-alt:auto; margin-left:0cm; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>

Dom Aloísio Sinésio Bohn

Peloano de 587 antes de Cristo, os babilônios destruíram o templo deJerusalém e levaram prisioneiros muita gente. Havia grande desânimoentre o povo, dividido em dois reinos. Deus suscitou então um jovem denome Ezequiel para dar nova esperança ao povo, inclusive esperança deunião num único povo.

Ezequielpegou uma tábua e escreveu nela o nome de Judá (reino do sul). Pegououtra tábua e nela escreveu o nome de José (reino do norte). Depoisjuntou as duas tábuas e profetizou em nome de Deus: “Vou juntar a varade José com a vara de Judá, de modo que formam uma só vara e fiquemunidas na minha mão” (Ez 37, 19).

Opovo da Coréia está dividido em Coréia do Norte e Coréia do Sul. AsIgrejas cristãs da Coréia prepararam a Semana de Oração pela Unidadedos Cristãos para 2009. Escolheram como inspiração a frase de Ezequiel:“Unidos em tua mão”. Eles sentem a divisão política e religiosa de seupovo. Por isso, o grito espontâneo a Deus: “que todos sejam um em tuasmãos”.

Calcula-seque no mundo existam cerca de 33.800 entidades cristãs, que pretendemser Igrejas. A metade delas no Brasil! O que impressiona é que hácristãos que não se preocupam com tamanho esfacelamento e desagregaçãodo cristianismo. Mesmo sabendo do testamento de Jesus na última Ceia:“Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que tambémeles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo17, 21).

Paraos católicos o Concílio Ecumênico Vaticano II deixou claro que o desejode união e o movimento para restaurar a unidade de todos os cristãos éobra do Espírito Santo (UR, 1). E indicou a conversão do coração, asantidade de vida e a oração pela unidade como “a alma do movimentoecumênico”.

OConselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), do qual aIgreja Católica participa como membro pleno, preparou um subsídio paraa Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, oficialmente programadapara os dias de 24 a 31 de maio, entre a festa da Ascensão do Senhor ePentecostes.

Ondehá possibilidade de oração com cristãos de outras Igrejas, éaconselhável que isto aconteça. Inclusive como testemunho comum deobediência à vontade de Cristo. Quando isto não é possível, solicita-seque nenhuma comunidade, nenhuma família e coração algum deixe deimpetrar a unidade em Cristo. Que se possa dizer hoje de nós cristãos oque dizem os Atos dos Apóstolos: “Todo o mundo os estimava” (At 2, 47).


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *