Formação

Tempo Pascal: O homem novo, enfim, deve nascer

A ressurreição é a confirmação que o Pai dá de que Jesus é verdadeiramente seu Filho, e Ele ressuscitou como primícia, como conquista e certeza da nossa ressurreição.

comshalom

Se fôssemos resumir em uma palavra o período Pascal, com certeza ela seria alegria. Uma alegria imensa, que explode e contagia! Em todas as passagens das Sagradas Escrituras que falam da ressurreição de Cristo, duas ações sempre acontecem: encher-se de alegria e sair para comunicar aos outros. Ou seja, diante da realidade da ressurreição, alegro-me ao ponto de não conseguir reter esta felicidade, mas tenho como obrigação comunicá-la aos meus irmãos, que são também irmãos e filhos do Ressuscitado.

O Domingo de Páscoa é o dia mais alegre do ano, porque o Senhor da vida triunfa sobre a morte, sobre o pecado e sobre o mundo. E é tão intensa essa alegria, que perdura até a festa de Pentecostes. No tempo pascal, com efeito, a cada dia das sete semanas se vive a mesma alegria do domingo da ressurreição. O mistério é sempre atualizado!

Jesus está vivo!

A ressurreição é a confirmação que o Pai dá de que Jesus é verdadeiramente seu Filho, e Ele ressuscitou como primícia, como conquista e certeza da nossa ressurreição. É também a confirmação de nossa fé. Diz São Paulo: “Se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa fé, e nós somos os mais dignos de pena.” (1Cor 15,17) Quem, de fato, pode crer e esperar em um morto? Jesus está vivo! E nós somos os mais felizes, pois Aquele em quem depositamos a nossa fé está vivo e venceu as trevas do nosso pecado.

Um coração e um espírito novos são dons eminentemente pascais, que capacitam o fiel a cantar o ‘Aleluia’ constantemente, associando-se à alegria da Igreja para o anúncio do Ressuscitado, pois também o cristão ressuscitou para viver em Cristo para a glória de Deus.

Portanto, essa alegria deve ser proclamada, publicada e comunicada a cada homem e a cada mulher, a fim de que toda língua anuncie com alegria que Jesus ressuscitado é o Senhor (cf. Fl 2,9-11).

Mas como comunicá-la? Através das Sagradas Escrituras, sem dúvida, mas sobretudo através da nossa vida, da misericórdia encarnada em nossos gestos, da alegria que compartilhamos, através fidelidade incondicional ao Nosso Senhor e de nossos atos solícitos, genuínos e desinteressados em vista dos nossos irmãos.

Esta alegria que o Ressuscitado nos comunica é interior e, sobretudo, concreta, vivencial, prática, e objetiva: Deve o cristão unir-se a este coro universal e cantar as glórias do Ressuscitado, deixando triunfar em si a sua soberania: há de ceder-lhe todo direito e lugar; há de entregar-se sem reservas, para que seja Jesus o único Senhor de sua vida. O cristão é o Cristo encarnado em obras que são amores.

A ressurreição do Senhor, a sua passagem da morte para a vida, a sua páscoa que traz o homem novo, deve espelhar-se na ressurreição dos fiéis que se vai consumando pela passagem cada vez mais radical das fraquezas do velho homem para a vida nova em Cristo. E esta ressurreição só é possível com as mais profundas aspirações pelas coisas do Céu, por aquilo que não acaba nesta terra.

O espírito pascal, que é vivido de forma particular durante as próximas sete semanas, deve perdurar e renovar-se a cada dia, durante o ano inteiro, como disse de Charles de Foucauld: “Em vossa ressurreição, em vossa felicidade infinita e eterna, tenho fonte de felicidade inexaurível, base de felicidade que ninguém me pode tirar. Possuo eternamente o essencial do que constitui a minha felicidade, um bem que supera todo outro bem, o mais desejado dos meus desejos, que é a substância da felicidade dos anjos e dos santos, que fará da minha vida um céu, com única condição de que eu Vos ame!”.

A vida do cristão é uma Páscoa constante

Toda a nossa vida presente deve transcorrer no louvor a Deus, porque louvar o Senhor será também a alegria eterna da nossa vida futura. Ora, ninguém pode tornar-se apto para a vida futura se, desde já, não se prepara para ela. Se nosso louvor deve estar cheio de alegrias, nossa oração deve conter as nossas súplicas mais sinceras. É bom perseverarmos no desejo, até que a promessa se realize; colocando diante daquele que É todas as nossas necessidades e os empecilhos que ainda nos separam da tão almejada Pátria Celeste. Somente assim cessarão os gemidos e permanecerá somente o louvor.

Assim podemos considerar a existência de duas fases na nossa existência: a primeira, que acontece agora em meio às tentações e dificuldades da vida presente; e a segunda, que virá depois, na segurança e alegria eterna. Por isso, foram instituídas para nós duas celebrações: a do tempo antes da Páscoa e a do tempo depois da Páscoa. A certeza da vida eterna que é concretizada com a vitória de Cristo na Cruz deve ser o grande marco da biografia de cada cristão.

Antes e depois

O tempo antes da Páscoa representa as tribulações que passamos nesta vida. O que celebramos agora, depois da Páscoa, significa a felicidade que já acreditamos alcançar na vida futura. Portanto, antes da Páscoa, antes de nascer o homem novo, celebramos o que estamos vivendo; depois da Páscoa ansiamos o que ainda não possuímos — mas já desejamos ter. Eis por que passamos o primeiro tempo em jejuns e orações; no segundo, porém, que estamos celebrando, nos dedicamos ao louvor e à alegria. É este o verdadeiro significado do Aleluia que cantamos: a vida cristã é esse constante êxodo, a permanente passagem das trevas à luz.

Em Cristo, Homem encarnado, ambos os tempos foram manifestados. A paixão do Senhor mostra-nos as dificuldades da vida presente, em que é preciso trabalhar, sofrer e por fim morrer, para alcançar a coroa da salvação. A ressurreição e glorificação do Senhor nos revelam a vida que um dia nos será dada.

Agora, pois, irmãos, é tempo de louvar a Deus. É isto o que todos nós exprimimos mutuamente quando cantamos o Aleluia. É tempo de louvá-lo com todas as nossas forças, não só com a língua e com a voz, mas também com a nossa consciência reta, com as nossas vidas e com as nossas obras. É tempo de voltar para casa.

Que neste período o homem novo em você possa nascer com a força da Ressurreição. Feliz Páscoa! 

Leia mais

 

Inscreva-se agora no curso ‘Vida Nova’ e aprofunde sobre a Ressurreição de Cristo

Estão abertas as inscrições para o curso ‘Vida Nova – Como viver a partir da Ressurreição?‘ preparado pela Comunidade Católica Shalom para todos que desejam aprofundar a experiência com Cristo Ressuscitado. A formação é composta por seis módulos, e pode ser utilizada em grupos de oração e também para ser aprofundada de forma pessoal.

Os conteúdos abordados tratam tanto de aspectos humanos como também de aspectos espirituais sobre a caminhada com Jesus. A condução do curso é feita por Padre Franco Galdino, missionário da Comunidade Católica Shalom. 

[Clique e inscreva-se agora no curso Vida Nova]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Irineu um Cristão do Seculo II ensinou sobre a Ressurreição: ”…As almas deles irão a um lugar insivel estabelecido por Deus e ai ficarão até a Ressurreição, á espera dela,reassumirão seus corpos numa ressurreição perfeita…então,Ressuscitando ,serão levados ao céu os que ,entre nós ,o Senhor julgará dignos…”
    (Contras as Heresias-Irineu-livro 5-31,2)