Shalom

Conheça 7 testemunhas da Ressurreição de Cristo

Conheça os personagens que tiveram um encontro pessoal com Jesus Cristo após morte de Cruz.

comshalom

Cristo verdadeiramente ressuscitou! Aleluia! E muitos puderam ver, outros creem porque puderam sentir, e outros por simplesmente acreditar que Ele vive e reina para sempre. A ressurreição de Jesus é a verdadeira esperança do mundo; força que renova e dá sentido, que liberta o homem da fragilidade, que restitui a dignidade e vence o mal.

Dentro da Oitava da Páscoa, a Igreja convida a meditar as diversas aparições que Cristo ressuscitado fez a seus discípulos e amigos — mais de 500, de acordo o testemunho de Paulo (cf. 1Cor 15, 4-8; CIC 642).

A série ‘Testemunhas da Ressurreição’ mostra relatos de alguns personagens que viram Jesus após vencer a morte. Testemunhas reais de que Cristo ressuscitou verdadeiramente dos mortos, os Apóstolos, a Virgem Maria, Maria Madalena, os discípulos de Emaús e o Soldado Romano por meio de sua pregação e dos sinais que a confirmaram (cf., por exemplo, At 2, 43), são as “pedras de fundação de sua Igreja.” (CIC 642)

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

As primeiras testemunhas

A Virgem Maria, foi a primeira a testemunhar, ela sabia de todas as coisas e as guardou no coração. 

“Sim, a profecia se cumpriu. Uma espada transpassou a minha alma e permaneci de pé, junto a meu Filho amadíssimo, em Sua Cruz. Sentia como Deus dilatando meu coração para caber o infinito, para que nada daquele momento santo, bendito, único e eterno se perdesse. Seria possível? Sim! Para Ele nada é impossível, eu bem sei! Guardei todas as coisas nesse coração alargado, nesse espaço aumentado pela Misericórdia, que acabou se revelando como um sacrário imensurável das graças divinas.”

Episódio 1 | Maria, a primeira testemunha da ressurreição

E Madalena, nos primeiros raiares do sol, foi ver a tumba e notou os lírios, um novo perfume e que a pedra não estava mais lá.

 “Ele está vivo? Você ouviu, Maria? O Mestre está vivo! Como é possível, Madalena? Bendito és Tu, Adonai! Vamos! Temos que avisar os outros! 

Salve, Madalena! Salve, Maria! Rabi! Beijo Teus pés. Não tenham medo! Vão! Digam aos meus irmãos que voltem para a Galileia. Eles me verão lá! E eu corri e corri. Maria não me alcançou. Cheguei primeiro. Bati à porta do cenáculo e anunciei: Ele não está mais no sepulcro! Ele ressuscitou!

Episódio 3 | Madalena, no teu caminho, o que havia?

Os apóstolos se alegram

Tomé não estava com os outros apóstolos quando Jesus foi estar com eles. Cético, ele desafiou:

“No domingo, viram o Senhor. Mais uma vez, eu não estava. Queria ver e acreditar, minha busca pela fé chegou ao extremo. Ele voltou oito dias depois. Veio por mim, pois é meu amigo. Não apenas O vi, mas toquei-O. Que choque! Seria essa a sensação de ver e crer? Sim! Seu coração pulsava vigorosamente. Era como a sarça que queimava, mas não se consumia. Era um braseiro vivo. Toquei o Seu lado aberto. Era real. Eu vejo e creio, meu Senhor e meu Deus! Tornaste-me, por fim, um homem de fé, uma testemunha da Tua Ressurreição.”

Episódio 2 | Tomé, a fé que vê e crê

Todavia João e Pedro, também testemunharam. O discípulo amado, correu mais rápido, mas esperou Pedro chegar primeiro.

“Cheguei primeiro, vi os panos no chão. Meu coração bateu mais acelerado do que já estava por causa da correria. Não entrei. Pedro deveria ir primeiro. Ele era o primeiro. Era esse o desejo do Mestre, que ele fosse o primeiro. Esperei. Talvez por dois ou três minutos. Que demora! Pareciam séculos. Andava de um lado para o outro pelo jardim. Vi lírios ao redor do túmulo. Eles não estavam ali no dia do sepultamento. Mas que coisa! Agora os lírios estavam ali e o Mestre, não.”

Episódio 4| João, a testemunha mais jovem

Enquanto Pedro, mesmo após negar a Cristo, arrependido pode contemplar do mistério da ressurreição. 

“Era um cheiro quente, almiscarado e vivo. Vi o sudário dobrado ao lado. Nele, as marcas da Paixão recordaram-me o óbvio: foi por mim. Não é força, é amor. Pedro, tu me amas? Perguntou-me três vezes. Por fim, compreendi. Eu, pedra. Ele, o Amor Ressuscitado. E disso sou testemunha, como ouro provado pelo fogo e pedra cravada na Rocha firme de Sua fidelidade.”          

Episódio 5| Pedro, um testemunho provado pelo fogo

Outras testemunhas

Com os discípulos de Emaús que viram Jesus e não o reconheceram, mas ao estar com Ele, acolheram e foram solidários, no partir do pão, notaram que era Cristo, e com alegria testemunharam. 

O forasteiro foi encarregado de abençoar a refeição. Depois, partiu o pão e nos entregou. Vi que os olhos de Cléofas se arregalaram. Tudo isso aconteceu em menos de um segundo. Quando recebi o meu pedaço, caí em mim. E, num instante, o forasteiro desapareceu. Afinal, descobrimos que não era um estrangeiro, mas o próprio Cristo, o mesmo que, depois, permaneceu conosco, no partir do Pão.”

Episódio 6| Emaús, ao partir do Pão

E por fim, o Soldado Romano que entendeu que a maior prova de amor do mundo foi dado na Cruz e, durante a jornada de trabalho, se arrependeu e acolheu a misericórdia divina que está sempre disposto a perdoar. Com o Soldado não foi diferente. 

Não compreendo. Eu ajudei a te matarem, escolhi a minha vida e não a tua, e agora me diz que me perdoou por tudo isso? Sim, eu te perdoo. Na verdade, eu te agradeço, pois me deste a oportunidade de morrer por ti, de escolher a tua vida pela minha. Nunca existirá outra prova de amor tão grande. Eu… Mestre, perdoe-me! Sim, verdadeiramente eras inocente… e morreste não por outra causa, mas por amor a mim! Está perdoado, já disse! Mas, e agora, o que eu faço? Vai e anuncia que estou vivo e que perdoo toda a culpa e trago a salvação, para ti, para a tua família e para todos os que acreditarem nessas palavras.”

Episódio 7| Soldado Romano

Seja uma testemunha

Todos os batizados, discípulos e missionários de Jesus, precisamos crescer na consciência de que somos hoje as testemunhas do Ressuscitado, levando a todos a alegria e a esperança da Vida Nova. Na Vigília Pascal, o Papa Francisco convocou o povo a não silenciar a ressurreição nestes tempos difíceis. Pois, é este anúncio que sustenta a esperança e a transforma em gestos concretos de caridade:

Não fujamos da ressurreição de Jesus; nunca nos demos por mortos, suceda o que suceder” (Evangelii gaudium, 3). Consolidamos a Vitória de Cristo em nosso mundo assumindo no cotidiano práticas de justiça, de verdade e de misericórdia manifestadas no perdão e no amor. Celebramos e anunciamos a Páscoa do Senhor quando não permitimos palavras ou gestos apequenados de humanidade.

Os discípulos fizeram a sua parte. Agora, o convite é dirigido a todos nós: anunciar Cristo Ressuscitado na situação em que nos encontramos, naquilo que fazemos e somos. Renovemos a nossa vida, as nossas escolhas e a nossa existência. Jesus ressuscitou e, com Ele, ressurge a nossa esperança criativa para enfrentar os problemas atuais, porque sabemos que não estamos sozinhos.” (Papa Francisco, homilia na Vigília Pascal).

Seja você, uma testemunha da ressurreição!

Inscreva-se agora no curso ‘Vida Nova’ e aprofunde sobre a Ressurreição de Cristo

Estão abertas as inscrições para o curso ‘Vida Nova – Como viver a partir da Ressurreição?‘ preparado pela Comunidade Católica Shalom para todos que desejam aprofundar a experiência com Cristo Ressuscitado. A formação é composta por seis módulos, e pode ser utilizada em grupos de oração e também para ser aprofundada de forma pessoal.

Os conteúdos abordados tratam tanto de aspectos humanos como também de aspectos espirituais sobre a caminhada com Jesus. A condução do curso é feita por Padre Franco Galdino, missionário da Comunidade Católica Shalom. 

[Clique e inscreva-se agora no curso Vida Nova]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.