“Foi uma grande alegria para mim estar a frente desse retiro. Não que não houvessem desafios: qualquer pessoa que já serviu em retiros sabe o quanto tudo se levanta diante da decisão do homem de fazer a Vontade de Deus.
Muitas pessoas precisaram se ausentar de alguns momentos importantes do retiro, algumas até de não poderem estar. Porém Deus mostrou que Sua graça é maior que as fraquezas humanas e, de maneira bem simples, soube mostrar Seu amor aqueles jovens e adultos que o desejavam.
Os temas abordados foram variados sobre Sexualidade e Afetividade, entre eles: “Homem e Mulher, Deus os criou”, “Feridas na Afetividade e Sexualidade”, “Amizade: um caminho para Deus”, “Namoro Santo: se Deus quer, é possível”. Tive a oportunidade de partilhar com alguns dos meus “filhos” sobre esses temas depois que acabou o retiro. Fiquei feliz e surpresa de saber que muitos consideravam impossível abordar esse tema numa turma de Crisma, como se a Deus fosse indiferente a nossa humanidade. Bendito seja o Deus, no final do retiro, a maioria já não pensava mais dessa maneira!
Somos um só, carne e espírito e, também para Deus, nossa carne vale muito. Como dizia Jó: “na minha carne, verei Deus”. Precisamos ordenar os nossos anseios para o amor, para a Vontade de Deus, para a felicidade plena e perfeita que vem com o Cristo Ressuscitado.
Foi muito belo ver o quanto Deus fez ao se tocar em temas que a sociedade rejeita: pureza e castidade. Nossa alma anseia por elas, mas, por muitas vezes não nos considerarmos capazes de vive-las, nos conformamos com nossa fraqueza, nos limitamos a ela e nos esquecemos que para Deus nada é impossível.
Nesse retiro, meus olhos puderam ver verdadeiramente: para Deus, nada é impossível. A semente está lançada! Rezemos para que germine e dê bom fruto, conforme o tempo e a Vontade de Deus.
Shalom!
Thais C. Ehrich
Vocacionada e Catequista da Crisma Shalom 2013
Vocacionada e Catequista da Crisma Shalom 2013