Hoje já fazem 44 dias da páscoa de nossa filha de 17 anos, Nathália Larissa Paixão Chagas, jovem da Obra Shalom Macapá, do G.O. Ronaldo Pereira.
Em meio a toda essa pandemia que assola a humanidade, nossa filha deu entrada no pronto atendimento do Hospital São Camilo em Macapá na noite do dia 26/03 após uma convulsão e desmaio em casa. Ela não falava, não conseguia ficar em pé e tinha pouquíssimos movimentos, também percebemos que não enxergava. Apenas no dia 27/03 foi encaminhada para a UTI com suspeita de esclerose múltipla onde passou por vários exames e os médicos não conseguiam fechar o diagnóstico correto.
No dia 29/03 à tarde ela sofreu uma outra convulsão seguida de uma parada cardíaca e entrou em coma. Desde então a nossa luta se tornou mais árdua ainda e somente após conseguirmos trazer o neurologista o diagnóstico foi definido: a nossa filha tinha uma doença rara, Encefalomielite aguda (ADEM), que atinge o sistema nervoso central do corpo e paralisa as funções controladas pelo cérebro de forma degenerativa e quando o caso é recuperado a possibilidade de sequelas é muito grande.
Essa batalha durou até o dia 13/04 (um dia depois do domingo da Páscoa do Senhor) quando após o exame de arteriografia cerebral se emitiu a declaração de óbito por morte cerebral e na madrugada o coração dela parou. No dia 14/04 aconteceu o velório e o sepultamento, onde pela ação do Espírito Santo sobrenaturalmente sentimos o céu em meio a nós. Foi algo indescritível e só conseguimos dizer que foi sentido, mas é difícil de explicar. É obra de Deus mesmo e ninguém explica, só se sente.
Mas por toda essa tribulação e provação que vivemos, tivemos uma experiência maravilhosa com a providência e o amor de Deus na nossa vida. Através desse sofrimento e da passagem da nossa filha para o céu, um exército se levantou em oração pela vida de nossa filha, além da nossa família, da comunidade, da paróquia e até mesmo de pessoas que nem conhecíamos, e em outros estados, e em outros países.

Na Bíblia, em 1°João 2, 15-17 diz:
“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”
A nossa vida mudou muito e temos um novo olhar para tudo a nossa volta, inclusive para a morte, e passamos a aceitar com amor a vontade de Deus, pois o maior e melhor presente que Ele quer nos dar é a vida eterna, é o céu, o lugar onde não existe dor, sofrimento, tristeza, doenças, decepções, preocupações e tantos outros malefícios deste mundo, e só existe alegria e amor, amor, amor. Um amor que só vem do Pai Criador, do filho Redentor e do Espírito Consolador.
Em seguida no versículo 25:
“E esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna.”
Nossa filha registrou no caderno de oração dela todo o seu desejo por não querer as coisas do mundo e buscar viver o amor de Deus, mesmo com todos os conflitos, desafios, tentações e dificuldades de ser jovem e desta vida terrena. O desejo de céu dela superava todas as suas fraquezas e limitações humanas e isso foi um ensinamento para nós que ultrapassa todo o nosso conhecimento.
Amigos e irmãos, nesse momento de dias maus que estamos enfrentando, possamos de forma concreta fixar mais ainda nossos olhos naquele que foi açoitado por nós, carregou a nossa cruz e foi crucificado no nosso lugar. Ele é o Ressuscitado que passou pela cruz e hoje vive na glória com o Pai e o Espírito Santo. Jesus Cristo é o Seu nome e por Ele podemos ser salvos. Ele está no barco e toda essa tempestade vai passar.
Que percamos tudo por Ele, até mesmo a nossa vida com Ele, mas nunca a fé e a esperança nEle que nos dá a vida eterna, conforme prometido pelo Pai que é fiel nas Suas promessas para o seu povo. Deus tudo sabe, tudo conhece e detém toda a verdade. Seus desígnios não são compreendidos por nenhuma mente humana. Seu amor é infinito e imensurável. Confiemos Nele sempre, independente da situação, pois só Ele tem o melhor para nós.
Em João 16,20-23 a palavra é luz para nosso caminho:
Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria. Quando a mulher está para dar à luz, sofre porque veio a sua hora. Mas, depois que deu à luz a criança, já não se lembra da aflição, por causa da alegria que sente de haver nascido um homem no mundo. Assim também vós: sem dúvida, agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria. Naquele dia não me perguntareis mais coisa alguma.”
Que jamais esqueçamos da nossa Mãe, Maria Santíssima, que aguentou firme aos pés da cruz e suportou toda a dor de cuidar do seu filho já sabendo que o dia do seu sofrimento no calvário até a sua morte de cruz pela salvação da humanidade seria breve. Assim guardava tudo em seu coração para que a vontade do Pai prevalecesse. Dessa forma a maldição do pecado que é a morte fora vencida pelo sacrifício de Jesus, nos trazendo a cura para a alma e a bênção da vida eterna.
Deus quer que entreguemos à Ele o nosso coração. A Nathália não conseguia mais louvar ao Senhor com as palavras, levantar os braços ou até mesmo erguer os olhos ao céu, mas a cada pulsar do seu coração naquela UTI os seus louvores a Deus permaneceram até o último segundo de sua vida terrena em seus batimentos. Enfim irmãos, que nada, mas nada mesmo, seja capaz de cessar nosso louvor ao único Deus todo poderoso.
Deus abençoe cada um!
Fábio Silva, Karina e família (Projeto Família Shalom)
Paz e bem!
Shalom!
Deus seja sempre o principio e o fim ultimo, que nesta vida ele seja sempre nosso amparo e fortaleza, Deus abençoe sua familia.
“A primeira vez que eu ouvi falar do amor de Jesus, eu estava em casa, quem me falou foi a minha mãe, eu pensei que eu também poderia sentir todo esse amor, me senti alegre e cheia de motivação para ir a procura desse amor.” Nathália Larissa (Caderno de Oração)