O Retiro “Alegrai-vos no Senhor “ da Comunidade Católica Shalom – Missão Goiânia, trouxe-me uma mudança interior completa a qual transformou a minha maneira de observar o mundo e a vivência da santidade.
Foram 3 dias de encontro que representaram uma resposta de Deus aos meus questionamentos e inquietações à respeito da minha necessidade de poder encontrar jovens que buscassem a Cristo como eu, pessoas que partilhassem do mesmo objetivo: a busca pela santidade.
Viver para Jesus, significa abandonar-se em suas mãos, aceitar o peso de nossa cruz e segui-Lo. Sempre em alegria!
Pude ser recebido de tal forma na Comunidade Shalom, a qual nunca havia sido. A alegria em que nos recebem é a de como se acolhe um membro da família, um amigo no qual se sente muita saudade e o quer muito bem. Me impressionei muito ao poder ver o quanto são felizes e desejei poder viver essa mesma felicidade.
Já dizia o Beato Carlos Acutis: “A tristeza é um olhar centrado a nós mesmos, enquanto a alegria é um olhar elevado a Deus.”
Dessa forma, me veio à mente a imagem de um homem sobre uma montanha, carregando grandes fardos de lixo que o impossibilitavam de olhar ao céu. Mas o Senhor me fazia entender que assim como este homem, carregamos e nos prendemos aos bens do mundo, perdendo a capacidade de viver e sentir a presença de Deus, onde se encontra a felicidade.
Preenchemos o nosso coração com tudo aquilo que é vão, buscamos um sentimento de pertencimento onde não podemos encontrá-lo e nos esquecemos dos tesouros eternos, haja vista que somos como pássaros em um céu aberto e estamos nessa terra somente de passagem.
Hoje posso verdadeiramente enxergar que somente o amor Dele e a Sua graça me bastam, uma vez que experimentei o verdadeiro amor pelo abraço e pude contemplar o transbordar do sorriso dos que me acolheram.
Bem-aventurado é o coração que se privar de guardar as riquezas do mundo e abre espaço para ser um sacrário vivo do Deus vivo.
Faço dos planos de Deus os meus. Desejo unir-me completamente e verdadeiramente a Ele. E agradeço à Comunidade Católica Shalom pelo acolhimento e pelo carinho que encontrei no sorriso de cada irmão.
Reconheço que jamais serei completo, se não puder fazer da minha vida um instrumento de misericórdia aos que sofrem. E este foi um dos motivos pelos quais decidi fazer a graduação em Odontologia, para devolver o sorriso àqueles que não o tinham. E creio que a partir dessa experiência profunda com o amor de Deus eu tenha encontrado o meu lugar!
Meu desejo é me entregar totalmente aos desígnios de Deus. Tendo ciência de que viver para Deus não é um caminho fácil, mas eu o escolho, porque assim como Santa Teresa D’Ávila dizia: “É justo que muito custe aquilo que pelo qual muito vale”.
Que sejamos fiéis, mesmo que em meio ao calvário e ao deserto da vida sejamos “martirizados” pelo mundo. E que sejamos capazes de refletir Cristo por meio de nossa vida aos que mais precisam de Sua luz.
João Victor, Shalom Goiânia