Lançada em 2017, a série The Chosen (Os Escolhidos) tem emocionado milhões de pessoas no mundo inteiro. Em 2019, a produção audiovisual bateu o recorde de arrecadação em uma vaquinha virtual para projetos de entretenimento. O conteúdo da série The Chosen apresenta o chamado que Jesus faz a seus discípulos a partir de uma perspectiva diferente. Cada personagem traz uma contextualização importante que ajuda a compreender as suas ações. A primeira temporada está disponível gratuitamente por meio de aplicativo e conta com oito episódios, além de conteúdos extras.
A escolha de Cristo é um resgate
Para a cineasta Camila Oka, a narrativa mostra que a santidade é possível ao retratar a humanidade dos personagens. “Os escolhidos não são perfeitos, não vieram prontos. São homens e mulheres pecadores, mas com um coração radical no chamado de Cristo”. Na série, fica evidente a força do Evangelho que é capaz de transformar a vida dos discípulos. Além da qualidade técnica, Camila destaca a experiência que teve ao assistir à produção.
“O desejo de seguir Jesus não vem com bulas e explicações, é apenas um fogo que arde em nosso peito e que nos diz: Vem e segue-me. E é aí que caímos no choro. Que alegria é lembrar daquela primeira voz. Ver em uma cena cinematográfica a mesma frase traz para mim uma memória de redenção e eleição”.
Padre Franco Galdino explica que o autor consegue colocar a humanidade e a dignidade de Jesus de forma esplendida na estética de cinema. Além disso, cada episódio tem uma beleza própria por trazer traços minuciosos da geografia e da cultura hebraica. O sacerdote ressalta que o contexto em que os personagens estão inseridos enriquece ainda mais a narrativa. Ele confessa que chegou a se emocionar com algumas cenas.
Cenas que mais marcaram
Entre as cenas que mais chamaram sua atenção, a zootecnista Polyana Andrade ressalta três: o encontro de Jesus com Madalena, o chamado de Mateus e a conversa no poço. “No encontro com Madalena, Jesus toca a mão dela, vai em sua direção, e, em meio ao seu inferno, a chama pelo nome, restaurando sua dignidade e sua identidade. É ele quem caminha ao encontro dela e a toca”, comenta.
No chamado de Mateus, Jesus fita o olhar e o “convence” dia após dia a segui-lo. Segundo Polyana, é dessa forma que ele age com seu povo ainda hoje. “Ele trata Mateus entendendo sua fragilidade e exaltando suas virtudes”. Já no poço com a samaritana, Jesus senta para dialogar paciente e atentamente. Ele vai vencendo as barrerias e as resistências que a mulher criou por causa da dor sofrida em seu passado.
A jornalista Mayara Raulino destacou a cena de Jesus com a esposa de Pedro. Ele a elogia e diz que vê em Pedro o mesmo que ela vê. De forma encarnada, Jesus reconhece a alegria que ela sente em ver Pedro no caminho certo, contudo Cristo também percebe a sua dor. Ele sabe que não é fácil para ela, porque, pela graça do matrimônio, eles são uma só carne e um só coração. Também jornalista, Ângela Barroso diz que esse diálogo poderia ser contrastado com a conversa de Nicodemos com sua esposa. “Você assiste a essa série cinco vezes e ainda encontra detalhes ricos”, afirma.
Personagens tocantes e roteiro leve
Para o creator Antônio Marcos, o personagem André, irmão de Simão Pedro, é muito esponsal. “Ele é daquele tipo apaixonado. Na cena em que ele e Simão estão saindo de casa, Jesus fala para Simão: Vá no quarto e me espere. André já larga as cosias e vai. E Jesus nem com ele falou”. Já Dinah, segundo Antônio, tem um olhar missionário sem sair de casa. Ela sabe da missão do seu esposo e o incentiva a ser fiel ao seu chamado.
Outro personagem que merece destaque é Nicodemos. A luta dele em relação ao convite de Jesus é dolorosa. Ele sente seu coração arder para corresponder à voz do Senhor, mas preso pela tradição e pela sua “situação social” não consegue dar o passo. Contudo, ele continua a acompanhar Jesus em sua missão, ajudando-o até financeiramente. O diálogo de Cristo com o Mestre da Lei é outra preciosidade que essa obra audiovisual traz.
“Mesmo tendo os conhecimentos bíblicos, a série me surpreende. O roteiro é incrível porque pega as características dos personagens, os seus temperamentos e as individualidades”, partilha Valmon Matos, universitário. O jovem destaca alguns diálogos que trazem sacadas interessantes e dão leveza à narrativa, como a fala da irmã de Tomé ao dizer que ele nunca se atrasa. Outro momento em que o roteiro emociona é no diálogo de Jesus com as crianças. Inclusive, esse momento rendeu um episódio inteiro.
Sobre a série The Chosen
The Chosen é uma produção cristã. No aplicativo, além dos episódios, é possível assistir a mesas redondas com especialistas em Bíblia e sacerdotes. O projeto foi concebido por Dallas Jenkins e conta com um grande elenco. O ator que interpreta Jesus, Jonathan Roumie, costuma rezar o Terço da Divina Misericórdia em seu perfil no instagram e se declara como católico praticante em entrevistas. A primeira temporada contou com financiamento coletivo e a segunda segue no mesmo ritmo.
vou assistir a tarde.
Deus abencoe a evangelização. Vou contribuir a esta obra de Deus
Meu Jesus é uma série maravilhosa doidinha já pela segunda temporada como faz para conseguir isso?
Ainda estão arrecadando o financiamento para gravar a 2 temporada, no aplicativo tem a opção de “pagar adiantado”, lá as pessoas que tem cartão de crédito internacional podem doar para a produção a partir de 14.99 dólares
Bom dia. Quero saber como eu faço para obter a 2 temporada? Existe uma forma de pagamento? E como isso procede?
Ainda estão arrecadando o financiamento para gravar a 2 temporada, no aplicativo tem a opção de “pagar adiantado”, lá as pessoas que tem cartão de crédito internacional podem doar para a produção a partir de 14.99 dólares