A Semana Santa é o período do ano em que celebramos intensamente o mistério da Salvação, a graça da Redenção oferecida à humanidade inteira. O Tríduo Pascal, para o qual se dirigem estes dias, dá sentido a todo o ano litúrgico, que por sua vez, nele se baseia. Aqui teremos o dia da Páscoa do Senhor que é a solenidade das solenidades, a Ressurreição de Cristo para toda a Igreja é de tal importância, que é fundamento para toda a mensagem cristã.
A Comunidade Shalom, ao redor das solenes celebrações litúrgicas, realiza também dias de retiro, para que, através da oração e pias meditações, os participantes possam ser imersos neste mar de graças que a liturgia deste tempo disponibiliza aos fiéis.
Vamos então, ainda que de modo resumido, explicar um pouco do roteiro da Semana Santa Shalom em Teresina.
O INÍCIO DA SEMANA SANTA
Sábado, vésperas do domingo de ramos
A semana santa tem início no Domingo de Ramos – e em suas vésperas, na tarde do sábado, já há a primeira missa de Ramos. No domingo, a pedido de João Paulo II, também se comemora o Dia Mundial da Juventude, tradição que ocorre desde a primeira Jornada Mundial em 1985.
Vigília de oração do Projeto Juventude – até a meia noite os jovens de Teresina são convidados a rezarem e adotarem diante do Santíssimo, em alegre louvor, para alargar seu coração, em vista de acolher todo o amor de Deus que transborda nos mistérios desta semana.
→ Vigília do PJJJ – Sábado, 22h – no Shalom Teresina
DOMINGO DE RAMOS
Neste domingo, celebramos a entrada solene de Jesus em Jerusalém, e já se celebra também a paixão e morte do Senhor. Nas liturgias mais completas esta celebração acontece em dois ambientes. No primeiro, cujo tema se volta mais para a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Na sequência, em procissão, segue-se em meio a cânticos e louvores com ramos de oliveiras, para o segundo ambiente preparado. Neste, se celebrará a parte final da missa, esta, mais voltada para a Paixão e morte do Senhor.
→ Início da Celebração de Ramos – Domingo, 7h – praça da Rua Santa Luzia, 1725 (cruzamento com a rua Arlindo Nogueira, no Centro)
A ESPIRITUALIDADE DA SEGUNDA SANTA À QUINTA PELA MANHÃ
Embora já seja semana santa, estes são ainda os últimos dias da Quaresma, e de segunda a quarta-feira recomendamos incorporar ao nosso dia, o terço, a missa diária, a oração da lectio divina com as leituras do dia. Também é muito importante, e até preceito, que caso não se tenha confessado recentemente, o faça nesse período.
Na segunda, em Teresina participamos da missa dos santos óleos, ela, protocolarmente na quinta-feira, aqui é precedida para este dia à noite. Nesta missa todos os padres da arquidiocese renovam suas promessas junto a seu bispo, e são também consagrados os óleos a serem usados nos sacramentos.
→ Missa dos santos óleos – segunda-feira, 19h – catedral.
Esta noite é ótima para as famílias reunidas celebrarem uma oração para abrir os corações à semana santa. A Comunidade terá, em seu Centro de Evangelização no Jóquei, neste dia sua missa pelos enfermos, na intenção de pedir a Deus a cura dos corações para bem viver a Semana Santa.
→ Missa de cura – quarta-feira, 19h – Shalom Teresina Jóquei.
No decorrer da quinta-feira o ideal é preparar tudo o que for preciso para a sexta-feira. Procure-se, enquanto cristão, fugir de todas as possibilidades de, estando desobrigado, de não participar de retiro ou da liturgia desta época, seja por meio de trabalho, lazer ou de descanso. O tríduo pascal celebra o marco de nossa fé, o sentido de nossa espiritualidade cristã, não participar por algum destes motivos seria um profundo esfriamento da espiritualidade.
QUINTA-FEIRA SANTA
Na quinta à tarde, liturgicamente vésperas da sexta-feira, ocorre a Missa da Ceia do Senhor ou Missa dos Lava-Pés. Nesta missa solene a tarde celebraremos o mistério da Santa Ceia e, Após a comunhão, o Santíssimo será conduzido para local de veneração onde ficará sendo velado no decorrer da noite.
Esta é biblicamente a noite da agonia de Cristo no horto das Oliveiras. Noite em que Cristo deu solenemente o sim ao pai quanto a beber o cálice da Paixão. Recomendamos recolhimento após esta missa.
→ Missa da ceia do Senhor – quinta-feira, 19h – Catedral.
SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO
No decorrer de todo este dia, meditaremos e rezaremos com a crucifixão e morte de Cristo. É um dia de recolhimento, sem muitas euforias ou dispersões, por memorarmos neste dia o sofrimento tão cruel de Criisto. Neste dia o santíssimo não mais fica disponível para adoração, os santos são cobertos ou recolhidos, os altares desforrados. Também é o dia em que vivemos o segundo dia de jejum obrigatório da Igreja. Na Comunidade comumente se vive a pão e água até meia noite, ainda que o normal é até o por do sol.
A Manhã deste dia é de Retiro, aqui a comunidade se encontra para em retiro rezar, meditar, adorar a Deus que padece por amor na cruz. A oração com a via sacra é ponto importantíssimo para se aprofundar a riqueza deste sim dado a Deus.
Às 15h, hora em que Cristo morre na Cruz, a igreja toda se reúne para a Celebração da Morte do Senhor. Esta celebração é profundamente significativa e deve ser muito bem vivida. Ao seu término há a procissão do Senhor Morto.
Ao retornar para casa, recomenda-se silêncio e se evitar dispersões. Comumente se assiste nesta noite filmes bíblicos relacionados, com destaque para o filme a Paixão de Cristo.
→ Retiro – 8h – OAB, Cabral.
→ Celebração – 15h – Catedral.
SÁBADO SANTO
Este sábado, após todo o dia tão intenso da sexta-feira a tarde temos o Retiro de Semana Santa, algo muito importante para a espiritualidade, neste dia vários temas são abordados, dentre eles poderíamos destacar o silêncio de Maria, o ensino da cruz e principalmente a descida de Cristo a mansão dos mortos. Com ensinos e celebrações viveremos esta tarde tão importante para prepararmos para a páscoa.
À noite acontece a mãe de todas as vigílias, a mais bela das missas do ano, completamente não convencional esta missa é repleta e rica em ritos e momentos litúrgicos cujo sentido é o transbordar da alegria pascal. Esta que é a “noite de alegria verdadeira”, bem extensa e intensa, cantaremos que “só tu ó noite sabe a hora” em que Cristo Ressuscitou, noite que traz elementos de séculos e séculos de tradição. Estamos aqui liberados para celebrar a páscoa, a vitória do Senhor, já a ceia após a missa seja se oportuno, festiva e solene.
→ Retiro – sábado, 14h – OAB, Cabral.
→ Vigília – sábado, 21h – Catedral.
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR
Já encerrado o Tríduo Pascal este é o domingo da Ressurreição do Senhor, e a missa nesse dia celebra o júbilo pascal em sua liturgia. É um dia também para refeições e confraternizações festivas, sempre iniciadas com orações ou louvores, pois este é liturgicamente o dia de celebrar o evento histórico, que fundamenta nossa fé.
A Comunidade junto a diocese participa do Teresina, ressuscita com Cristo. Cuja concentração se dá no parque Potycabana, e de lá segue em procissão festiva ao local da solene missa da Ressurreição, no estacionamento junto à Ponte Estaiada. A participação do evento é gratuita, para colaborar com os custos da arquidiocese nessa caminhada recomendamos a compra do kit do evento com camisa, disponível na Catedral e nas livrarias católicas da arquidiocese.
→ Saída do Teresina Ressuscita com Cristo – Domingo, 16h – Parque Potycabana.
Resumo dos momentos Shalom na Semana Santa
- → Vigília do PJJJ – Sábado, 22h – Shalom Teresina.
- → Início da Celebração de Ramos – Domingo, 7h – praça da Rua Santa Luzia, 1725.
- → Missa dos santos óleos – segunda-feira, 19h – catedral.
- → Missa de cura – quarta-feira, 19h – Shalom Teresina Jóquei.
- → Missa da ceia do Senhor – quinta-feira, 19h – Catedral.
- → Retiro – sexta-feira, 8h – OAB, no Cabral. | Celebração da Morte do Senhor – 15h – Catedral.
- → Retiro – sábado, 14h – OAB, no Cabral. | Vigília Pascal – 21h – Catedral.
- → Saída do Teresina Ressuscita com Cristo – Domingo, 16h – Parque Potycabana.
Conheça o Shalom Teresina:
Centro de Evangelização Shalom Jóquei,
Rua Manoel Nogueira Lima, 1356,
Bairro Jóquei, Teresina
Contato: (086) 99954-3328 e 3213-7004
Mais informações
Site: comshalom.org/teresina
face: Shalom Teresina insta @shalomteresina
Quando vai ter recomeçar?