Shalom

Como melhor viver a Semana Santa! Nosso roteiro Shalom

A  Semana Santa é o período do ano em que celebramos intensamente o mistério da Salvação, a graça da Redenção oferecida à humanidade inteira. O Tríduo Pascal, para o qual  se dirigem estes dias,  dá sentido a todo o ano litúrgico, que por sua vez,  nele se baseia. Aqui teremos o dia da Páscoa do Senhor que é a solenidade das solenidades, a Ressurreição de Cristo para toda a Igreja é de tal importância, que é fundamento para toda a mensagem cristã.

A Comunidade Shalom, ao redor das solenes celebrações litúrgicas, realiza também dias de retiro, para que, através da oração e pias meditações, os participantes possam ser imersos neste mar de graças que a liturgia deste tempo disponibiliza aos fiéis.

Vamos então, ainda que de modo resumido, explicar um pouco do roteiro da Semana Santa Shalom em Teresina.

O INÍCIO DA SEMANA SANTA

Sábado, vésperas do domingo de ramos
A semana santa tem início no Domingo de Ramos – e em suas vésperas, na tarde do sábado, já há a primeira missa de Ramos.  No domingo, a pedido de João Paulo II, também se comemora o Dia Mundial da Juventude, tradição que ocorre desde a primeira Jornada Mundial  em 1985.

Vigília de oração do Projeto Juventude – até a meia noite  os jovens de Teresina são convidados a rezarem e adotarem diante do Santíssimo, em alegre louvor, para alargar seu coração, em vista de acolher todo o amor de Deus que transborda  nos mistérios desta  semana.
→ Vigília do PJJJ – Sábado, 22h – no Shalom Teresina

DOMINGO DE RAMOS
Neste domingo, celebramos a entrada solene de Jesus em Jerusalém, e  já se celebra também a paixão e morte do Senhor.  Nas liturgias mais completas esta celebração acontece em dois ambientes.  No primeiro, cujo tema se volta mais para a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Na sequência,  em procissão, segue-se em meio a cânticos e louvores  com ramos de oliveiras, para o segundo ambiente preparado. Neste, se celebrará a parte final da missa, esta, mais voltada para a Paixão e morte do Senhor.
→ Início da Celebração de Ramos – Domingo, 7h – praça da Rua Santa Luzia, 1725  (cruzamento com a rua Arlindo Nogueira, no Centro)

A ESPIRITUALIDADE DA SEGUNDA SANTA À QUINTA PELA MANHÃ
Embora já seja semana santa, estes são ainda os últimos dias da Quaresma, e de segunda a quarta-feira recomendamos incorporar ao nosso dia,  o terço, a missa diária, a oração da lectio divina com as leituras do dia. Também é muito importante, e até preceito, que caso não se tenha confessado recentemente, o faça nesse período.

Na segunda, em Teresina participamos da missa dos santos óleos, ela, protocolarmente na quinta-feira, aqui é precedida para este dia à noite.  Nesta missa todos os padres da arquidiocese renovam suas promessas junto a seu bispo, e são também consagrados os óleos a serem usados nos sacramentos.
→ Missa dos santos óleos – segunda-feira, 19h – catedral.

Esta noite é ótima para as famílias reunidas celebrarem uma oração para abrir os corações à semana santa. A Comunidade terá, em seu Centro de Evangelização no Jóquei,  neste dia sua missa pelos enfermos, na intenção de pedir a Deus a cura dos corações para bem viver a Semana Santa.
→ Missa de cura – quarta-feira, 19h – Shalom Teresina Jóquei. 

No decorrer da quinta-feira o ideal é preparar tudo o que for preciso para a sexta-feira. Procure-se, enquanto cristão, fugir de todas as possibilidades de, estando desobrigado, de não participar de retiro ou da liturgia desta época,  seja por meio de trabalho, lazer ou de descanso.  O tríduo pascal celebra o marco de nossa fé, o sentido de nossa espiritualidade cristã, não participar por algum destes motivos seria um profundo esfriamento da espiritualidade.

QUINTA-FEIRA SANTA

Na quinta à tarde, liturgicamente vésperas da sexta-feira, ocorre a Missa da Ceia do Senhor ou Missa dos Lava-Pés. Nesta missa solene a tarde celebraremos o mistério da Santa Ceia e, Após a comunhão, o Santíssimo será conduzido para local de veneração onde ficará sendo velado no decorrer da noite.

Esta é biblicamente a noite da agonia de Cristo no horto das Oliveiras. Noite em que Cristo deu solenemente o sim ao pai quanto a beber o cálice da Paixão. Recomendamos recolhimento após esta missa.
→ Missa da ceia do Senhor – quinta-feira, 19h – Catedral.

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

No decorrer de todo este dia, meditaremos e rezaremos com a crucifixão e morte de Cristo. É um dia de recolhimento, sem muitas euforias ou dispersões, por memorarmos neste dia o sofrimento tão cruel de Criisto. Neste dia o santíssimo não mais fica disponível para adoração, os santos são cobertos ou recolhidos, os altares desforrados. Também é o dia em que vivemos o segundo dia de jejum obrigatório da Igreja. Na Comunidade comumente se vive a pão e água até meia noite, ainda que o normal é até o por do sol.

A Manhã deste dia é de Retiro, aqui a comunidade se encontra para em retiro rezar, meditar, adorar a Deus que padece por amor na cruz. A oração com a via sacra é ponto importantíssimo para se aprofundar a riqueza deste sim dado a Deus.

Às 15h, hora em que Cristo morre na Cruz, a igreja toda se reúne para a Celebração da Morte do Senhor. Esta celebração é profundamente significativa e deve ser muito bem vivida. Ao seu término há a procissão do Senhor Morto.

Ao retornar para casa, recomenda-se silêncio e se evitar dispersões. Comumente se assiste nesta noite filmes bíblicos relacionados, com destaque para o filme a Paixão de Cristo.
→ Retiro – 8h – OAB, Cabral.
→ Celebração – 15h – Catedral.

SÁBADO SANTO

Este sábado, após todo o dia tão intenso da sexta-feira a tarde temos o Retiro de Semana Santa, algo muito importante para a espiritualidade, neste dia vários temas são abordados, dentre eles poderíamos destacar o silêncio de Maria, o ensino da cruz e principalmente a descida de Cristo a mansão dos mortos. Com ensinos e celebrações viveremos esta tarde tão importante para prepararmos para a páscoa.

À noite acontece a mãe de todas as vigílias, a mais bela das missas do ano, completamente não convencional esta missa é repleta e rica em ritos e momentos litúrgicos cujo sentido é o transbordar da alegria pascal. Esta que é a “noite de alegria verdadeira”,  bem extensa e intensa,  cantaremos que  “só tu ó noite sabe a hora” em que Cristo Ressuscitou, noite que traz elementos de séculos  e séculos de tradição. Estamos aqui liberados para celebrar a páscoa, a vitória do Senhor,  já a ceia após a missa seja se oportuno, festiva e solene.
→ Retiro – sábado, 14h – OAB, Cabral.
→ Vigília – sábado, 21h – Catedral.

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

Já encerrado o Tríduo Pascal este é o domingo da Ressurreição do Senhor, e a missa nesse dia celebra o júbilo pascal em sua liturgia. É um dia também para refeições e confraternizações festivas, sempre iniciadas com orações ou louvores, pois este é liturgicamente o dia de celebrar  o evento histórico, que fundamenta nossa fé.

A Comunidade junto a diocese participa do Teresina, ressuscita com Cristo. Cuja concentração se dá no parque Potycabana,  e de lá segue em procissão festiva ao local da solene missa da Ressurreição, no estacionamento junto à Ponte Estaiada. A participação do evento é gratuita, para colaborar com os custos da arquidiocese nessa caminhada recomendamos a compra do kit do evento com camisa, disponível na Catedral e nas livrarias católicas da arquidiocese.

→ Saída do Teresina Ressuscita com Cristo – Domingo, 16h –  Parque Potycabana.

Resumo dos momentos Shalom na Semana Santa

  • → Vigília do PJJJ – Sábado, 22h – Shalom Teresina.
  • → Início da Celebração de Ramos – Domingo, 7h – praça da Rua Santa Luzia, 1725.
  • → Missa dos santos óleos – segunda-feira, 19h – catedral.
  • → Missa de cura – quarta-feira, 19h – Shalom Teresina Jóquei.
  • → Missa da ceia do Senhor – quinta-feira, 19h – Catedral.
  • → Retiro – sexta-feira, 8h – OAB, no Cabral. | Celebração da Morte do Senhor – 15h – Catedral.
  • → Retiro – sábado, 14h – OAB, no Cabral. | Vigília Pascal – 21h – Catedral.
  • → Saída do Teresina Ressuscita com Cristo – Domingo, 16h –  Parque Potycabana.

 

Conheça o Shalom Teresina:
Centro de Evangelização Shalom Jóquei,
Rua Manoel Nogueira Lima, 1356,
Bairro Jóquei, Teresina
Contato: (086) 99954-3328 e 3213-7004

Mais informações
Site: comshalom.org/teresina
face: Shalom Teresina insta @shalomteresina


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *