“Todos os caminhos levam a Roma”. O dito que remonta aos tempos da Roma Antiga cabe perfeitamente para os peregrinos da Comunidade Shalom. Mas, afinal o que Roma tem de especial, além das construções da Era Pré-Cristã e o legado deixado pelo Império Romano? Para os cristãos, Roma sedia não somente as mais importantes Igrejas da Cristandade e a cátedra de Pedro. Custodia o testemunho de fé dos primeiros cristãos que viveram com radicalidade o Evangelho até as últimas consequências e do anúncio cheio de ousadia capaz contagiar todo o mundo. Em poucas palavras, é lugar de um testemunho vivo e atual, mas radicado no passado. É centro de convergência e ao mesmo tempo de dispersão da Boa Nova. É lugar de renovar a oferta de vida em comunhão com a Igreja universal.
São Francisco na Cidade Eterna
Alguns acontecimentos importantes da vida do baluarte da vocação Shalom, São Francisco de Assis aconteceram em Roma. Por exemplo, em 1206, quando ele estava em busca da vontade de Deus sobre o seu futuro, parte para Roma como peregrino. Nessa ocasião, deixa sobre a tumba de São Pedro uma abundante oferta e se une aos pobres da entrada da basílica a pedir esmolas (2Cel 8; LegM 1,6; 3 Comp 10).
Em 1209, o pobre de Assis peregrina a cidade eterna dessa vez em companhia dos seus primeiros irmãos com o objetivo de pedir a aprovação das Regras. Papa Inocêncio III, em uma audiência aprova a forma de vida dos frades e lhes concede a tonsura eclesiástica além da permissão de pregar. (1Cel 32-34; 2Cel 16-17; LegM III, 9-10; Legm II,4; 3Comp 46-53; Anp 31-36; Legp 67; Spec 26.)
Convenção Shalom 2022
Seguindo os passos de Francisco, a Comunidade Católica Shalom peregrinou a Roma de forma significativa em 2007, por ocasião da aprovação dos Estatutos em caráter “ad experimentum”. Cinco anos depois, aos 30 anos de nascimento da Comunidade, aconteceu a primeira convenção com objetivo de receber a aprovação definitiva dos Estatutos.
A última convenção aconteceu em 2017, aos 35 anos da Comunidade. Além da audiência privada com o Santo Padre, esta peregrinação contou com a participação de diversos pastores da Igreja, como o Cardeal Rino Fisichella, Raniero Cantalamessa, porta-vozes da novidade do Espírito para a Comunidade. A programação contou também com um dia de penitencial em Assis além de um Congresso Internacional de Jovens.
A próxima peregrinação a Roma acontecerá entre os dias 23 a 28 de setembro de 2022. E será marcada pelo encontro com o Papa Francisco, de partilha dos frutos da missão ao redor do mundo, de escuta da voz da Igreja para a Comunidade, e de renovação da oferta de vida “aos pés de Pedro”, como no dia 09 de julho de 1980.
Inscrições abertas
Para participar de toda a programação da Convenção, é necessário realizar uma inscrição que dará aos peregrinos o acesso à todos os eventos: conferências, apresentações e celebrações, incluindo a garantia de convite para encontro com o Santo Padre, o Papa Francisco. Além disso, a taxa de inscrição inclui o Kit Peregrino Shalom.
As inscrições para a convenção Shalom serão feitas através da liberação de lotes disponibilizados por tempo determinado e vagas limitadas. O segundo lote custa € 95 + taxas e estará disponível até dia 11 de Julho.
Para se inscrever, basta acessar o site oficial da Convenção e fazer o cadastro e efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição. A taxa inscrição individual, intransferível não é reembolsável mesmo em caso de desistência do participante.