Cidade de São Paulo, 17h30, ao sair da estação da Sé já é possível notar que o ambiente desta grande metrópole vai ganhando um novo ar. Pouco a pouco jovens vão chegando, se reconhecendo e se alegrando por aqueles que encontram ou reencontram neste espaço. O local que diariamente é preenchido por uma multidão de desconhecidos, se torna mais familiar, fraterno.
Os degraus da escadaria da Catedral da Sé começam a ser ocupados por um número cada vez maior de jovens, vindos de norte a sul do país. De diversas cidades, idades e realidades, porém todos unidos pelo mesmo ideal: Viver uma nova e intensa experiência com o amor de Deus.
Olhares encantados e admirados passam a adentrar a enorme Catedral de estilo neogótico, localizada no marco zero da cidade de São Paulo. Todos os lugares ocupados, alguns se acomodam no chão e logo menos cerca de três mil jovens marcam presença na abertura do Congresso de Jovens Shalom.
De maneira discreta e muito sorridente, dois jovens de coração bastante queridos e conhecidos passam entre a multidão e chegam para deixar a festa ainda mais animada. Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Católica Shalom respectivamente.
Com um grande louvor e gratidão, os jovens se unem para bendizer ao Senhor pelos seus feitos. Nem mesmo as dificuldades que o país enfrentou nos últimos dias (os problemas com transporte, em razão da falta de combustível), foram capazes de desanimá-los. Muitos vieram de outros Estados e começaram sua jornada no início da semana, preparados para lidar com qualquer imprevisto.
O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer presidiu a Santa Missa de abertura recordando a liturgia do dia e se dedicou a incentivar os jovens a permanecerem firmes na fé, a buscarem a santidade ao qual todos são chamados e destacou: “ Somos chamados por Deus a produzir os frutos da vida cristã”.
Mas como podemos produzir estes frutos? O cardeal indicou então o caminho: Vigiar para não cair em tentação, cultivar o amor, viver os dons que Deus oferece e colocá-los a disposição do outro e principalmente, ser perseverantes na fé. “Ser santo é viver santamente o cotidiano. Fazer milagre é apenas a ‘cereja do bolo’” afirmou.
E assim, sob a benção e proteção da Virgem Maria, na Igreja Mãe da Arquidiocese de São Paulo, foi dada a largada oficial para o encontro da juventude católica do país, Congresso de Jovens Shalom. Esse que é um importante momento em preparação para a Jornada Mundial da Juventude.