Três diáconos da Comunidade Católica Shalom foram ordenados sacerdotes no dia 22 de dezembro na Catedral de Fortaleza. São eles: Michel Lobato, Luiz Augusto Giobini e Rafael Moreira.
“Deus quer gerar novos padres para a Igreja”, diz a Revista Escuta 2022. Essa profecia ganhou sinais visíveis nessa quinta-feira, 22, quando três novos irmãos da Comunidade de Vida Shalom receberam o Sacramento da Ordem. A Celebração Eucarística aconteceu na Catedral Metropolitana de Fortaleza, com a imposição das mãos do Arcebispo Dom José Antonio Tosi Marques. Ao todo, foram ordenados 14 novos presbíteros para a Arquidiocese.
Presença dos fundadores
Estiveram presentes o nosso fundador, Moysés Azevedo, e nossa cofundadora, Emmir Nogueira, que com os irmãos da Comunidade e da Obra Shalom de Fortaleza se alegraram com a concretização das vocações sacerdotais em favor do povo de Deus.
Na ocasião, a Arquidiocese celebrou ainda os 44 anos da Dedicação da Igreja-Mãe de Fortaleza, a Catedral Metropolitana. Sobre o tema, Arcebispo assinalou na homilia:
“Dedicar uma Igreja Catedral significa tornar um monumento visível – não feito apenas de pedra, tijolos, argamassa, material de construção – mas, verdadeiro sinal vivo, ícone do povo vivo de Deus que faz parte dessa Igreja.
Nós somos o corpo de Cristo, nós somos o Templo do Espírito Santo, nós somos a Jerusalém Celeste. Nós somos o povo escolhido de Deus para anunciar por todo o mundo Jesus Cristo, o dom que Ele nos trouxe, a vida nova que Ele nos deu pelo Espírito Santo“.
Novos sacerdotes à serviço da Igreja
A Ordenação Presbiteral aconteceu nessa data tão marcante para a Igreja Local, e Dom José Antônio destacou: “Nesta celebração o dom de Deus se manifesta atualizando o dom que Jesus fez com os seus apóstolos, e por eles a comunidade dos discípulos, de que Ele como Pastor jamais abandonaria o rebanho, mas continuaria apascentando o rebanho através daqueles que Ele chamou, que Ele consagra com o dom do Espírito Santo e que Ele envia na sua missão a se fazer Sua presença no meio do Seu povo.”
Com o reencontro de Jesus e Pedro no lago de Tiberíades, narrado em João 21, o Arcebispo aponta o amor ao Senhor e pastoreio do povo de Deus como fatores essenciais no exercício do Ministério Sacerdotal.
“No Evangelho nós ouvimos Jesus dizer a única, a perfeita realidade e condição para que todo esse milagre aconteça: é que os discípulos amem no amor de Deus.
Ele pergunta não só a Simão, o Pedro, mas a todas as gerações e a Igreja: ‘Tu me amas mais do que estes? Meu amor está em ti mais do que consegue estar em muitos? Então apascenta as minhas ovelhas. Então reúne no amor a comunidade humana. Orienta pelo caminho do Pastor, de Jesus. “
Leia Mais:
Diácono Michel Lobato: de uma experiência no Carnaval ao chamado ao sacerdócio
Diácono Luiz Augusto Giobini: um caminho sacerdotal cuidado pela Virgem Maria
Diácono Rafael Moreira: de oficial do exército a sacerdote
Veja alguns momentos da Celebração:
Primeiras Missas públicas dos neosacerdotes
Local: Shalom da Paz – Rua Maria Tomásia, 72
Pe. Rafael Moreira: 25 de dezembro, às 18h
Pe. Michel Lobato: 26 de dezembro, às 19h
Pe. Luis Augusto Giobini: 27 de dezembro, às 19h