Formação

Ouça palestras do Tríduo da Palavra

comshalom

O Centro de Evangelização Shalom de Fátima, em Fortaleza, realizou Tríduo da Palavra com o tema ‘A Palavra de Deus como caminho de santificação pessoal’. Os palestrantes convidados abordaram temas relacionados à importância da interpretação da Palavra à luz do Espírito Santo e ressaltaram a necessidade da vida de oração como fonte de sustento para todos os homens

De 9 a 11 de setembro, a casa João Paulo II (sede anexa ao Shalom de Fátima) foi palco de ricas formações sobre a Palavra de Deus. O diácono Célio Lourenço, membro da Comunidade de Vida Shalom, abriu o ciclo de pregações do Tríduo na terça feira (9), falando sobre o uso da Palavra de Deus pela Igreja e pelos homens de fé, esclarecendo dúvidas frequentes que surgem na cabeça dos cristãos como a interpretação bíblica e os seus desafios. Em sua palestra, Célio afirmou que ao longo dos tempos, os padres da Igreja se utilizavam de diversos símbolos para que a Palavra fosse compreendida, e para que as pessoas pudessem enxergar o cristianismo que havia ali.

“A Igreja também leva em conta as evoluções da humanidade e acompanha os cristãos na caminhada de fé. É preciso extrair o que a palavra está dizendo para obter o verdadeiro sentido do texto bíblico, isto é, o que Deus quis revelar no Texto Sagrado. A Palavra de Deus é rica em todos os tempos e culturas, e se faz atual graças aos métodos utilizados fielmente em cada tempo”, afirmou Célio. “A Igreja também leva em conta as evoluções da humanidade, e acompanha os Cristãos nessa caminhada”, complementou.

Segundo o palestrante, para que a escuta da Palavra seja efetiva, são necessários três passos:

1)      Ouvir a Palavra de Deus.

2)      Acolhê-la.

3)      Colocá-la em prática.

“Muitas vezes, nós corremos o risco de ir em busca das palavras que nos agradam. A Bíblia não é um livro que lemos para adquirir um conhecimento puramente intelectual, ela é instrumento de santificação. Somente a Palavra de Deus pode adentrar nas profundezas dos nossos corações”, concluiu.

Jeovana Freitas, membro da Comunidade de Vida e coordenadora apostólica de Fortaleza, participou do segundo dia de formações. O tema de sua pregação foi ‘A vivência da Palavra.’ Segundo Jeovana, ler a Palavra de Deus somente uma vez não é o suficiente para que haja uma compreensão plena da vontade do Pai em nossas vidas.

“Somos chamados a viver a profunda experiência de sairmos de nós mesmos. Devemos sempre começar com uma súplica ao Espírito Santo, porque a leitura da Palavra não é uma leitura intelectual, mas espiritual. Devo lutar contra tudo aquilo que tenta me tirar daquele momento”, afirmou.  Jeovana ressaltou que estar diante da presença do Senhor é usufruir um precioso tempo de alegria e derramamento de graças, que se edificam com a fidelidade que damos a Ele, ainda que não tenhamos muito tempo livre em meio aos nossos afazeres quotidianos.

“Às vezes, achamos que temos pouco tempo, mas se o tempo que tivermos ofertarmos a Deus, encontraremos um verdadeiro sentido em nossas vidas”, conclui.

O último dia do Tríduo contou com a presença do Padre Almeida, missionário da Comunidade, que falou sobre a eficácia da Palavra de Deus e sua infinita capacidade de curar os nossos corações manchados pelo pecado.

Em sua pregação, o sacerdote ressaltou que a Bíblia é uma palavra viva e eficaz que apesar de ter sido escrita por homens, é toda inspirada por Deus, e que nós precisamos acreditar que o nosso Senhor é um Deus vivo. Jesus passou por nossa terra, Ele entende mais do que tudo os nossos sofrimentos, operou e ainda opera em nós milagres e prodígios. O padre afirmou ainda que é necessário que estejamos debruçados sobre a Palavra de Deus, e sugeriu que uma boa forma de começar a oração pessoal é com a Liturgia Diária da Igreja Católica (calendário litúrgico), que é a mesma no mundo inteiro. Fortalecida pela Palavra, a humanidade recebe um socorro de um Deus presente, que comunica o seu Amor a todo momento.

O Tríduo da Palavra foi concluído com uma oração de cura interior, ministrada pelo próprio padre Almeida e pelo ministério de música do Shalom de Fátima.

Cássia Carvalho

Ouça as palestras: 

“A Palavra como caminho de santificação pessoal”, com Célio Lourenço

“A vivência da Palavra”, com Jeovana Freitas

“A Cura pela Palavra”, com padre Francisco Almeida


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *