O Centro de Evangelização Shalom de Fátima, em Fortaleza, realizou Tríduo da Palavra com o tema ‘A Palavra de Deus como caminho de santificação pessoal’. Os palestrantes convidados abordaram temas relacionados à importância da interpretação da Palavra à luz do Espírito Santo e ressaltaram a necessidade da vida de oração como fonte de sustento para todos os homens
De 9 a 11 de setembro, a casa João Paulo II (sede anexa ao Shalom de Fátima) foi palco de ricas formações sobre a Palavra de Deus. O diácono Célio Lourenço, membro da Comunidade de Vida Shalom, abriu o ciclo de pregações do Tríduo na terça feira (9), falando sobre o uso da Palavra de Deus pela Igreja e pelos homens de fé, esclarecendo dúvidas frequentes que surgem na cabeça dos cristãos como a interpretação bíblica e os seus desafios. Em sua palestra, Célio afirmou que ao longo dos tempos, os padres da Igreja se utilizavam de diversos símbolos para que a Palavra fosse compreendida, e para que as pessoas pudessem enxergar o cristianismo que havia ali.
“A Igreja também leva em conta as evoluções da humanidade e acompanha os cristãos na caminhada de fé. É preciso extrair o que a palavra está dizendo para obter o verdadeiro sentido do texto bíblico, isto é, o que Deus quis revelar no Texto Sagrado. A Palavra de Deus é rica em todos os tempos e culturas, e se faz atual graças aos métodos utilizados fielmente em cada tempo”, afirmou Célio. “A Igreja também leva em conta as evoluções da humanidade, e acompanha os Cristãos nessa caminhada”, complementou.
Segundo o palestrante, para que a escuta da Palavra seja efetiva, são necessários três passos:
1) Ouvir a Palavra de Deus.
2) Acolhê-la.
3) Colocá-la em prática.
“Muitas vezes, nós corremos o risco de ir em busca das palavras que nos agradam. A Bíblia não é um livro que lemos para adquirir um conhecimento puramente intelectual, ela é instrumento de santificação. Somente a Palavra de Deus pode adentrar nas profundezas dos nossos corações”, concluiu.
Jeovana Freitas, membro da Comunidade de Vida e coordenadora apostólica de Fortaleza, participou do segundo dia de formações. O tema de sua pregação foi ‘A vivência da Palavra.’ Segundo Jeovana, ler a Palavra de Deus somente uma vez não é o suficiente para que haja uma compreensão plena da vontade do Pai em nossas vidas.
“Somos chamados a viver a profunda experiência de sairmos de nós mesmos. Devemos sempre começar com uma súplica ao Espírito Santo, porque a leitura da Palavra não é uma leitura intelectual, mas espiritual. Devo lutar contra tudo aquilo que tenta me tirar daquele momento”, afirmou. Jeovana ressaltou que estar diante da presença do Senhor é usufruir um precioso tempo de alegria e derramamento de graças, que se edificam com a fidelidade que damos a Ele, ainda que não tenhamos muito tempo livre em meio aos nossos afazeres quotidianos.
“Às vezes, achamos que temos pouco tempo, mas se o tempo que tivermos ofertarmos a Deus, encontraremos um verdadeiro sentido em nossas vidas”, conclui.
O último dia do Tríduo contou com a presença do Padre Almeida, missionário da Comunidade, que falou sobre a eficácia da Palavra de Deus e sua infinita capacidade de curar os nossos corações manchados pelo pecado.
Em sua pregação, o sacerdote ressaltou que a Bíblia é uma palavra viva e eficaz que apesar de ter sido escrita por homens, é toda inspirada por Deus, e que nós precisamos acreditar que o nosso Senhor é um Deus vivo. Jesus passou por nossa terra, Ele entende mais do que tudo os nossos sofrimentos, operou e ainda opera em nós milagres e prodígios. O padre afirmou ainda que é necessário que estejamos debruçados sobre a Palavra de Deus, e sugeriu que uma boa forma de começar a oração pessoal é com a Liturgia Diária da Igreja Católica (calendário litúrgico), que é a mesma no mundo inteiro. Fortalecida pela Palavra, a humanidade recebe um socorro de um Deus presente, que comunica o seu Amor a todo momento.
O Tríduo da Palavra foi concluído com uma oração de cura interior, ministrada pelo próprio padre Almeida e pelo ministério de música do Shalom de Fátima.
Cássia Carvalho
Ouça as palestras:
“A Palavra como caminho de santificação pessoal”, com Célio Lourenço
“A vivência da Palavra”, com Jeovana Freitas
“A Cura pela Palavra”, com padre Francisco Almeida