Formação

Um amigo de asas

Nossos anjos da guarda além de nos proteger, são adoradores, advogados amigos, guias, intercessores, mensageiros, servidores e vencedores dentre tantos outros atributos que são conferidos a eles.

comshalom

– Hoje meu anjo da guarda me acordou! Disse ela com uma convicção tão grande que chamou atenção das pessoas à mesa do refeitório. Estava alegre por não ter perdido o horário do trabalho e também muito grata por seu amigo de asas.

Nossos anjos da guarda além de nos proteger, são adoradores, advogados amigos, guias, intercessores, mensageiros, servidores e vencedores dentre tantos outros atributos que são conferidos a eles. Muitos santos e santas da Igreja provaram e sentiram a presença deles:

“Conquiste o Anjo da Guarda daquele que deseja atrair para sua missão. É sempre um grande cumplice.” – São José Maria Escrivá

“Olha que teu anjo da Guarda nem sempre move o apetite a agir, embora sempre ilumine a razão. Portanto, não esperes pelo gosto para praticar a virtude; que te baste a razão e o entendimento.” – São João da Cruz

“Quando temos de falar com uma pessoa de difícil acesso às nossas argumentações, recorremos ao nosso Anjo da Guarda. Encomendamos-lhe o assunto. Pedimos que intervenha junto do Anjo da Guarda da pessoa com quem temos que nos encontrar. Uma vez estabelecido o entendimento entre os anjos, a conversa do Papa com seu visitante é muito mais fácil.” –  Pio XI

Mas, qual é o seu relacionamento com o Anjo da Guarda? Podemos dizer que existem 4 categorias a respeito disso:

  1. Oramos e ele não atende, ou porque não existe ou porque não está ao seu lado. Se você tem dúvidas, a palavra de Deus diz:
    “Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda, porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra. Sobre serpente e víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão.” (Salmo 91,11-13)
    “Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei. 21.Está de sobreaviso em sua presença, e ouve o que ele te diz. Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria tua falta, porque meu nome está nele. 22.Mas, se lhe obedeceres pontualmente, se fizeres tudo o que eu te disser, serei o inimigo dos teus inimigos, e o adversário dos teus adversários. 23.Porque meu anjo marchará adiante de ti e te conduzirá entre os amorreus, os hiteus, os ferezeus, os cananeus, os heveus e os jebuseus, que exterminarei.” (Êxodo 23,20-23)
  2. O seu Anjo está a seu lado, mas você não acredita? Nesta segunda hipótese a incoerência pode se igualar a de um ateu. Valendo-se da vida e da inteligência que Deus lhe dá, nega a existência de Deus. Você possui o seu Anjo a seu lado, mas o nega.
  3. O seu anjo está ao seu lado. Ele o acompanha, protege e guia, mas você permanece indiferente a esta realidade. Não o cumprimenta de manhã e à noite e nem é grato pela ajuda que gratuitamente lhe presta. Não seria isto ingratidão?
    “Egoísta! O seu Anjo da Guarda fica enjoado ao acompanhar tantos e tantos rodopios que você dá em torno de si mesmo.”
  4. O seu anjo está ai. Ele o ama, acompanha, guia e protege. Você corresponde e toma atitudes de confiança e trata-o como a um amigo íntimo e ele te faz mil e um serviços nos assuntos comuns de cada dia.

Contar com a presença do Anjos da Guarda na nossa caminhada e ter uma vida de intimidade com eles invocando-o e colocando-se debaixo de seu amparo, é ouvir deles o grito da força para continuar no êxito e a coragem de recomeçar nos momentos de fracasso!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *