Na manhã desta quarta feira, 07, toda a Comunidade de Vida da missão de Fortaleza reuniu-se para um momento de oração, convivência e preparação para os eventos de evangelização do final de ano.
O evento teve início com a Santa Missa presidida pelo Padre Silvio Scopel, assistente local responsável pela missão, e concelebrada por outros sacerdotes que servem na missão. Na Homilia o sacerdote destacou a figura de Deus Pai, afirmando que este é um tempo para vivermos o Amor do Pai e nos voltarmos para Ele.
“Jesus, o Filho por excelência, quer nos ensinar a trocar o jugo de ter Deus como um juiz, pela experiência do Amor do Pai; o jugo dos nossos pecados pelo da Graça; o jugo da murmuração, pela alegria”.
Em uma fala dirigida aos mais de 200 missionários da Comunidade de Vida na missão de Fortaleza, Padre Silvio lembrou-se que o último encontro desse porte, teve como tema o ‘levantar-se’ e tomar posse da missão na retomada pós pandemia. Desta vez o sacerdote afirmou que o encontro era um momento de celebrar as muitas graças derramadas por Deus sobre a missão de Fortaleza nos últimos meses. “Louvamos a Deus pela Comunidade de Vida na missão de Fortaleza, que é o coração da Obra”, afirmou. Como coração da Obra, a Comunidade de Vida foi convidada a viver este tempo de final de ano e início de 2023 aderindo a uma nova dinâmica de Deus, que confere à Comunidade Shalom em Fortaleza, uma experiência com Deus que comunica a beleza do Senhor, um novo envio missionário, frutuosidade e repouso. Neste sentido, o missionário começou a pontuar o sentido de cada um dos eventos que a Comunidade Shalom promoverá em breve, como um verdadeiro “Dezembro da Paz”.
“O Natal da Paz deve comunicar a beleza de Deus. Devemos convidar as pessoas para estarem no Réveillon da Paz convencidos de que este é o melhor lugar para passar a virada de ano. E nos engajarmos no Acamps, pela evangelização dos jovens, vivendo um novo Batismo no Carisma por meio do serviço”.
A Coordenadora apostólica, Nara Jéssica, responsável por articular as ações de evangelização na missão também falou aos missionários aprofundando a identidade de cada evento. Nara falou das estratégias de evangelização e da programação de cada evento, acolhendo também as sugestões dos presentes no encontro.
Além desses eventos, Padre Antonio Furtado, sacerdote da Comunidade de Vida, convidou todos os presentes para a Festa da Gratidão que acontecerá amanhã (8). Nesta festa os participantes terão a oportunidade de louvar a Deus por tudo que foi vivenciado nesse ano e celebrar os 18 anos de sacerdócio do missionário. O sacerdote também testemunhou sua experiência de serviço no primeiro Acamps realizado pela Comunidade Shalom em 1989, falando da experiência de ousadia que a Comunidade viveu, da falta de estruturas necessárias e do grande desejo de evangelizar os jovens que atraiu a graça de Deus, além de destacar a importância de que as ações de evangelização da Comunidade sejam sempre cheias de abertura aos Carismas do Espírito Santo.
O encontro que também teve um momento de convivência e muita fraternidade entre os missionários, terminou com um clamor ao Espírito Santo, que envia e aquece os corações de desejo pela vivência coerente da vocação e da evangelização.
Leia também | Um novo amanhecer tem que ser aos pés de Jesus no Réveillon da Paz