Formação

Um olhar jovem sobre a Amoris Laetitia 

Consagrada, jovem, casada e à espera do primeiro filho, Larissa Sassi compartilha algumas características marcantes da exortação apostólica.

comshalom
Uma exortação apostólica é um documento – menos extenso do que uma encíclica – e que possui orientações para um público determinado. Uma característica comum das exortações é dela ser redigida após algum Sínodo (reunião) e dirigida a um público especifico da Igreja, que no caso da Amoris Laetitia são as famílias e as pessoas que as orientam: bispos, presbíteros, diáconos, consagrados e leigos! 
 
Além disso, a exortação é um documento que nos conduz a uma mudança de direção e nos apresenta caminhos à luz do evangelho, para que diante das mudanças atuais, tenhamos a postura de “cristãos autênticos”. Combater a divisão em nossas casas, o feminismo, o egoísmo, a falta diálogo e de caridade e diversas realidades da vida família, são questões apresentadas nesse documento.
 
É uma exortação grande e rica, por isso se você já possui uma rotina de oração, procure ver com seu acompanhador ou sacerdote como inserir esse documento nos seus estudos pessoais, de modo a progredir mais ainda na intimidade e na vontade de Deus. Caso você não possua uma vida de oração, procure também seu sacerdote e busque com ele crescer nesse caminho.
 
No final desse post, você encontra o link para acessar a exortação que é disponibilizada em vários idiomas e de forma gratuita para todos os fieis, podendo também ser adquirida de forma impressa em livrarias católicas a preços acessíveis.

“O desejo de família permanece vivo, especialmente entre os jovens…” 

Apesar de estar vivendo em uma época em que os casais preferem bichinhos ao invés de belos filhos! (Nada contra os animais são dons de Deus também!) Mas, a família nada substitui. A família é um dom imenso. Nesse parágrafo, e em muitos outros o Papa pede para que os pais concedam aos seus filhos um novo diálogo. Falem de ser família e assim nos tornar mais família! Sem medo dos desafios… Dialoguem sobre a alegria!
 
Não deixem que nossos jovens corações temam por ver um testemunho amedrontado e cansado dos desafios… Não deixem que nossos jovens corações temam encarar esse alegre chamado de Deus… Casais testemunhem! Para que esse desejo que está vivo em nós – jovens, aflore mais ainda e ganhe espaço na humanidade que infelizmente, vive desacreditando matrimônio.

Família não é problema 

A sua família precisa encorajar outras famílias a reconstruir sua casa sobre os verdadeiros valores cristãos, sendo assim sinal de misericórdia no mundo! (p. 05). Anunciar que “FAMÍLIA NÃO É UM PROBLEMA MAIS UMA OPORTUNIDADE!” (p.07). Nossa família é a oportunidade que Deus nos dá para crescermos no amor puro, total, fiel e fecundo! E o amor fecundo chega ser sinal das realidades mais íntimas de Deus”. Jovens colegas, gravem isso no coração de vocês: O amor verdadeiro, aquele que é reflexo da vontade de Deus, o amor puro, o amor divino, ele revela e exterioriza as realidades mais íntimas de Deus! Quanto mais fecundo, mais demostra onde está enraizado!  

Silêncio, obediência, respeito

Isso edifica e firma uma família em Deus. Deus, que é perfeito, se faz fonte perfeita de harmonia e amor eterno! Olhar para essas recomendações e ir reinserindo tudo em nossa família, nos concede olhar para a vida matrimonial com um olhar livre das ameaças do mundo, com um olhar corajoso, que confia e que vence no Amor. É crescendo nesses dons dentro do nosso lar, que vamos dando passos concretos para construir nossa família junto ao coração de Deus.

Valor do trabalho

O trabalho de nossos pais gera estabilidade e fecundidade no seio de nossa família e inúmeras vezes, nós como jovens ambiciosos e orgulhosos, não amamos e respeitamos esse trabalho. Trabalho que gera dignidade, e  que nos sustenta sempre… Infelizmente desprezado porque temos vergonha de dizer quem são nossos pais… Ou até aceitamos, mas absorvendo tudo que é fruto desse trabalho de forma egoísta, porque apenas queremos ter, possuir, controlar, comprar, comprar, comprar! É jovens, aqui vale uma revisão de vida. Como tenho encarado o trabalho dos meus pais: sou um jovem grato ou estou extorquindo aqueles que me amam?

Abraçar, escutar e abençoar

Nos parágrafos finas as palavras mais fortes eram #abraçar, #escutar, #mesa, #benção. Quantas vezes você abraçou sua mãe hoje? Ou quantas vezes você se deixou ser abraçado por seus pais? Vamos crescendo e ficando com vergonha, não é mesmo? Algo nos constrange, e acreditem é o amor!
 
Infelizmente não escutamos com atenção os nossos pais… Não sentamos  na mesa para partilhar como foi nosso dia! E quando sentamos estamos ainda presos a “tecnologia” que tem se tornado o senhor de nossas vidas… Lá em casa, a gente sempre janta junto nos finais de semana, passo a semana longe de casa para trabalhar e estudar junto com a minha irmã.
 
E assim, quando chega sexta-feira, ahhhh eu grito “Bendito seja Deus pela sexta-feira que reúne meu coração ao coração dos meus pais”! Mesmo, que passemos o jantar discutindo, nós estamos crescendo no amor, até o amor fraterno que corrige, que nos constrói.
Santa mesa de jantar, que me formou para o mundo, que me faz desejar criar meus filhos assim, firmados em Deus… Juntos, mesmo nas dificuldades! Jovens, se na sua casa isso não acontece, evangelizem fazendo desse momento algo sagrado! É difícil no começo, mas isso fará sua família muito feliz! Quando nos reunimos para jantar o próprio Cristo vem participar da ceia conosco!

Construir a minha família

 O capítulo oito me curou de muitas incertezas sobre construir uma família… Acredite, a Igreja acompanha a construção de cada lar! A Igreja acredita que nos jovens casais podemos ser fermento de vida nova para sociedade. Com todo nosso ânimo, com todo o vigor de nossa fase… Não tenhamos medo de viver um matrimônio! A igreja nos ajuda a discernir a vontade de Deus, e o mundo espera por respostas alegres, decididas, cheias de amor verdadeiro. O amor verdadeiro faz testemunhar e anunciar o evangelho com alegria, fidelidade e responsabilidade…
 
Ainda tenho muito a partilhar! Mas, acho que você precisa ler – de forma orante – e entender tudo que Deus quer fazer em você. Desligando meu celular na hora do jantar, ou a televisão… Abraçando e dizendo aos meus pais o quanto sou grata e os amo, escutando seus conselhos sobre casamento, rezando por eles, descobrindo na intimidade com Deus qual meu estado de vida, qual meu chamado para ser fermento, sal e luz para esse mundo! Desse jeito, vou encontrando a vontade de Deus e o sentido de ser família.
 
Precisamos de famílias novas, para um mundo novo… E essa exortação nos forma e nos orienta a seguirmos esse caminho! Estarei também rezando para que você possa fazer a descoberta desse amor em sua família, ou reconstruir o amor que já existe em você. Deus nos abençoe, que o Espírito Santo nos preencha de amor pelo Amado, e que pela intercessão da bem-aventurada e sempre Virgem Maria, e seu castíssimo esposo São José, sejamos unidos ao Cristo que muito nos ama e com coragem sejamos para este mundo, as famílias que Deus pensou! 
 

Congresso das Famílias 2022

Depois de duas edições do Congresso das Famílias no formato on-line devido a pandemia, este ano o evento retorna no formato presencial em Fortaleza nos dias 25 e 26 de junho. No ano passado, o Congresso reuniu quase 5 mil famílias e neste ano o Congresso das Famílias Shalom estará dentro do X Encontro Mundial das Famílias celebrado nas dioceses do mundo inteiro nos dias 22 a 26 de junho, com o tema “O amor na família: vocação e caminho de santidade“.
 

Serviço

Congresso Shalom das Famílias 2022 – O amor na família: vocação e caminho de santidade

Quando: 25 e 26 de junho de 2022
Local: Fortaleza – CE
Inscrições: [link]

Você pode seguir o Instagram @familia.shalom e acompanhar as novidades. 

Leia também: 

Saiba mais sobre o Ano das Famílias

5 frases sobre a missão da família na exortação Amoris Laetitia


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.