Quem começa a participar de um grupo de oração da Comunidade Católica Shalom escuta já nos primeiros encontros falar sobre Lectio Divina. Esta diz respeito ao método utilizado na vocação para rezar com a Palavra de Deus. É a partir da leitura orante que a pessoa se abre de fato ao novo que Deus deseja fazer em sua vida. Polyana Andrade, membro da Comunidade de Aliança, serve no ministério de ensino em Fortaleza, no Ceará. A jovem partilha a importância de um bom estudo bíblico para se transfigurar a Cristo.
“O estudo bíblico é uma das ferramentas de maior sabedoria que Deus deu para a Comunidade”, afirma Polyana. “Quando eu começo a acompanhar um jovem que está iniciando na Obra, a primeira coisa que eu faço é ensinar ele a fazer uma boa Lectio Divina”, acrescenta. Para Polyana, uma das maiores barreiras para quem reza com a Palavra é a não abertura ao que Deus deseja fazer realmente através dela. Por isso, a ministra de ensino afirma que é preciso “dispor o coração e o tempo para parar, contemplar, meditar e colocar na nossa vida o Evangelho de Jesus”.
Polyana comenta ainda que o estudo bíblico foi e é fundamental em sua história de vida. “Eu acho que não existe uma caminhada de transfiguração a Cristo sem uma transfiguração ao Evangelho, à Palavra de Deus”, ressalta. De acordo com a jovem da Comunidade de Aliança, qualquer outra oração pode ser manipulada por desejos pessoais, mas o estudo bíblico não. “É a sabedoria do Evangelho que guia uma boa Lectio Divina”, explica.
Perguntada sobre qual estudo bíblico mais a marcou até hoje, Polyana partilha sua experiência com o 5 Pães e 2 Peixinhos – Volume 2. Para ela, o livro oferece uma oportunidade única de adentrar nos evangelhos. “Eu fui tendo de fato uma experiência de ser discípula de Jesus”, testemunha. O contato diário com a Palavra de Deus contribuiu de forma significativa na mudança de mentalidade e na adesão a passos concretos em vista de uma vida nova em Cristo.