Shalom

Uma explosão de cores: Do papel para os vitrais

Cores que fazem história.

comshalom

Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino…¹

como foram rabiscados os primeiros desenhos, formatos e significados litúrgicos na aquarela de cores do projeto dos vitrais da Igreja do Ressuscitado, que esta semana saíram dos rolos da imaginação, para se tornar realidade no processo de montagem e fixação do quebra cabeça de vidro, que juntos formarão uma explosão de cores enriquecendo o ambiente do interior do templo.

O processo

Segundo o diretor da D’ Falco Vitrais, Emerson Assis, que tem como trabalho de referência nacional os vitrais do Santuário de Aparecida em São Paulo, o processo completo da criação do vitral passa por várias etapas e detalhes iniciando pelo desenho, criação, fabricação do vitral (transforma a chapa de vidro em vitral) até chegar no processo de montagem. “A escolha da qualidade do vidro é também muito importante, neste caso foi escolhido o melhor na concepção de vitral”, disse Emerson.

O trabalho da implantação das primeiras esquadrias dos vitrais iniciou na lateral direita do altar principal da Igreja do Ressuscitado que Passou pela Cruz, na tonalidade azul, próximo a Capela da Mãe de Deus um dos quatro espaços que compõem o interior do templo. Segundo o diretor, contando com os quatro lados do projeto que receberão os vitrais, a Igreja em média terá em sua totalidade 60 tonalidades de cores. “Costumamos dizer que é um quebra-cabeça pois, além das diferenças de tonalidades de cores, há o processo de amplificação do projeto, separação de cores, corte, montagem, acabamento, para finalizar com as instalações”.

Após a fixação dos 379m² de vitrais, junto as estruturas metálicas que sustenta e faz a divisão das cores de acordo com o projeto arquitetônico, os vitrais receberão por cima deles uma proteção especial de vidros transparentes com laminado de 10mm, totalizando 37 quilos cada m².

“É sempre muito gratificante saber que fazemos parte da história de um templo”, afirmou Emerson Assis

Ajude a colocar cada peça no local e colabore conosco na Campanha dos Vitrais e venha fazer parte desta história!

Ouça e saiba mais sobre o processo de instalação dos vitrais:

Serviço:
Mais informações: 0800.6022829 e whatsapp (85) 98156.0458

Banco do Brasil
Ag 1292-0
C/C 20408-0

Bradesco
Ag 0769
C/C 22102-3

Santander
Ag. 3132
C/C 13007250-5

¹Aquarela, Toquinho


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *