O fim do ano está chegando, e com ele várias comemorações, encontros e celebrações fazem parte desse momento que envolve geralmente a família e os amigos. Mas, nem sempre é possível por algumas razões, estar próximo de quem amamos no ano novo. Passar o ano novo sozinho não precisa ser um acontecimento triste, por isso vamos te dar algumas dicas para você deixar este dia mais especial e alegre. Ânimo! Deus quer te ver feliz!
1. Decore sua casa para este dia
Quis dar uma arrumada em casa e não teve tempo suficiente? Aproveite o recesso de Natal para fazer uma super faxina e começar o ano com a sua alma renovada e a casa organizada. Não precisa fazer algo grandioso, você pode redecorar sua sala, quarto, organizar os armários ou um cantinho de leitura para seu aconchego.
Consulte alguns sites e aplicativos de decoração, veja o que tem disponível em casa e mãos à obra. Um conjunto de quadros, lâmpadas em áreas abertas ou um novo arranjo para o oratório podem fazer a diferença. Com luzes e cores renovadas sua casa pode virar o lugar perfeito para agradecer pelo que você viveu e pelo que ainda virá.
2. Escreva cartas para seus amigos e familiares
O final do ano é o momento perfeito para rezar e refletir sobre o que você viveu e compartilhar com as pessoas. Pegar uma caneta e papel e escrever uma carta de verdade é uma experiência muito pessoal, agradável e que mostra todo o amor do seu coração e o comprometimento com os seus.
Conte como foi o seu ano e mostre os principais feitos de Deus na sua vida, as passagens bíblicas, uma frase marcante. Escreva sobre as pessoas que estiveram envolvidas com você e que te impactaram de forma positiva. Se der inclua também desenhos, fotos, um belo cartão para que as pessoas possam guardar de lembrança.
3. Defina metas para o próximo ano e visualize elas em sua casa
Ano novo é hora de fazer resoluções. Enquanto algumas pessoas até tem boa vontade em cria-las e outras não, o fim do ano é o momento perfeito para começar a trabalhar novas metas.
O que acaba estragando esse momento é que muitas vezes elas acabam ficando pelo meio do caminho, e nossa força de vontade não é forte o suficiente para leva-las adiante. É preciso ser criativo, então considere esses pontos:
– Seja realista. É normal pensar grandes coisas, mas pense em três pequenos objetivos que o levarão a realizar grandes coisas depois. Como diria a música de São Francisco: “se você quiser servir a Cristo, faça poucas coisas, mas as faça bem. Dia após dia com alegria, sem pensar além”. Você não apenas terá a oportunidade de cumprir suas metas mas também será motivado por suas conquistas.
– Considere as pessoas que te darão suporte. Não se concentre apenas em seus objetivos. Pense nas pessoas que o ajudarão a chegar lá. Todo mundo tem dias em que não se sente motivado e frequentemente, isso leva as pessoas a desistir completamente de suas resoluções. Descubra quem são os amigos e familiares que vão te encorajar nesses dias.
– Anote as suas metas. Uma boa ideia para se manter motivado é manter as suas resoluções à vista. Anote suas metas e deixe elas bem visíveis, seja num quadro do quarto, na geladeira, ou no seu planner e agenda, mas com letras bem grandes. Assim ao final de cada meta cumprida você pode riscá-las uma a uma, ou colar um adesivo engraçado nele como sinal de que é hora de passar para a próxima fase.
4. Faça um despojamento
O final de cada ano é o momento ideal para fazer um apanhado de todas as coisas que temos em excesso ou até mesmo aquelas que Deus nos motiva a partilhar e a despojar. Roupas, acessórios, alimentos, lembranças, eletrônicos e até mesmo sacramentais entram nessa lista.
Faça um momento de oração e peça a Deus para mostrar do que você deve se despojar. E não tenha medo, é para deixar morrer o que é velho e abraçar o novo mesmo. Separe os objetos e no dia seguinte comece a sua nova jornada deixando para trás tudo aquilo que não faz mais parte da sua vida.
5. Faça uma virada online com os amigos e a família
Então você está no domingo à noite em casa e talvez alguns de seus amigos a parentes também estejam na mesma situação que você. Nesse caso, mande uma mensagem, agende uma vídeo chamada e convide todos para um momento de bate papo e confraternização online.
Coloque uma roupa legal, um bom perfume (sim, eles merecem nosso melhor) e faça a contagem regressiva com eles. Embora não estejam presentes fisicamente, é um ótimo momento para rezarem juntos, louvar e agradecer pelo ano que viveram e soltar a imaginação. Compartilhem histórias, criem jogos, ouçam músicas, assistam um filme juntos. A regra é simples: ninguém deve se sentir triste e sozinho nesta noite.
Passar o réveillon sozinho não significa que você deva estar necessariamente triste ou imaginado como seria se as pessoas que você ama estivessem ali. Também é um momento de refletir e deixar Deus realizar uma Obra Nova.
“Não fiqueis a lembrar as coisas passadas, não vos preocupeis com os acontecimentos antigos. Eis que farei uma coisa nova, ela já vem despontando: não a percebeis? O povo que formei para mim proclamará o meu louvor (Is 43, 19-21).
6. Comece 2024 aos pés de Jesus Eucarístico
Já imaginou consagrar todo o ano novo aos pés do Santíssimo Sacramento? Louvando pelas graças recebidas e pedindo novas disposições para o tempo novo que se inicia: esta é a proposta do Réveillon da Paz. Promovido pela Comunidade Católica Shalom, o evento é realizado em diferentes cidades do Brasil.
LEIA TAMBÉM | Réveillon da Paz: Saiba como e onde participar