Queremos reviver as emoções e lembranças da JMJ Rio2013. Queremos testemunhar a beleza da Igreja jovem e viva. Queremos ser, mais uma vez, enviados como discípulos e missionários de Cristo. Já vivemos uma Jornada no Rio. Somos testemunhas de uma fé viva. Renovamos a cada dia o envio missionário. Mas tudo isso será, mais uma vez, celebrado e marcado em nossos corações. De 15 a 27 de julho, a Arquidiocese do Rio celebra o primeiro aniversário da JMJ com uma
programação transcorre dentro do projeto Memória e Missão, que visa recordar o encontro do Papa Francisco com os jovens do mundo inteiro e discernir as ações dos católicos diante dos desafios apresentados atualmente.
Serão catequeses, missões, exposição cultural, peregrinação das réplicas dos símbolos da JMJ, a cruz e o ícone de Nossa Senhora. A grande celebração será realizada no dia 26, sábado, na Quinta da Boa Vista, a partir das 13h. A missa presidida por Dom Orani será às 18h. A missão Shalom do Rio marca presença a partir das 10h com uma grande ação de evangelização.
Desde o último dia 18 de junho, as redes sociais foram movimentadas com a hashtag #1anoJMJRio.
O próximo dia 19 de julho, sábado, é dedicado às catequeses, missões e celebrações. Em sete locais do Rio de Janeiro, a programação neste dia começa às 9h com a leitura orante de Mt 25,31-46. Às 9h30min, serão realizadas as catequeses com o tema: Ano da Caridade: motivos e modos de bem vive-lo em nível pessoal e comunitário. A missão Shalom do Rio participa da catequese na Igreja Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado.
Outra ação a ser lançada é a Semana Cultural Memória & Missão. Trata-se de uma exposição itinerante, que se inicia no Largo da Carioca, no dia 15 de julho, e percorre vários locais, entre eles a Central do Brasil. A inauguração no dia 15, terça-feira, às 11h30, no Largo da Carioca, terá a presença do arcebispo do Rio, cardeal Orani João Tempesta, bispos auxiliares, vigários episcopais e padres. Em torno da exposição, as paróquias irão organizar eventos, disponibilizar voluntários para conversar com o público. No dia 23, a missão Shalom do Rio participa de um encontro na paróquia de Nossa Senhora de Copacabana, às 19h30.
O lançamento do livro de fotos da JMJ acontece no dia 27, domingo, às 17h30, no auditório do Ed. João Paulo II, 2º andar.