Cores vibrantes, movimentos circulares e predominância da tipografia moderna. Essas são algumas das características da identidade visual do Congresso de Jovens Shalom (CJS) 2020. A nova estética faz referência à Belém e Lima, cidades que acolherão o evento neste ano.
Na oração da equipe de organização com a assessoria de comunicação, Deus falou, entre outras coisas, sobre o caminho que os Reis Magos, guiados pela estrela, fizeram até Belém. A identidade, desenvolvida por Jonnes Dias, traz elementos que buscam traduzir essa experiência.
“Na Comunidade, o design não tem uma função simples, pois, além de transmitir a intenção e intensidade do evento, ele ainda deve dizer com todas as linhas: SER DE DEUS VALE MUITO A PENA!”
Design Shalom direto do Pará
O jovem paraense, que é postulante da Comunidade de Aliança, conta que foi uma alegria contribuir também com sua cultura no processo de concepção da identidade visual do CJS. O evento é o principal encontro formativo da juventude Shalom. Ansioso, Jonnes já espera pelos jovens na terra de Nossa Senhora.
“Foi uma experiência ímpar. Sempre sonhei com o CJS em Belém, por isso, quando se concretizou o sonho eu vibrei! Porém, não imaginaria que iria criar a identidade do evento. Mas Deus foi bom comigo. Por ser um paraense nato, nascido e criado tomando banho de rio, pegando a chuva da tarde, amando Nossa Senhora de Nazaré, foi só deixar tudo isso transbordar para o conceito e para a criação. Era impossível não usar o roxo do nosso açaí, por exemplo! Eu amei e me senti honrado”
Sobre a Identidade Visual
Os diferentes pesos tipográficos representam os jovens que vêm dos mais diversos lugares do Brasil para o encontro. A sigla “CJS” compactada faz referência à unidade, ao ser um só corpo, como Igreja e como Comunidade. Além disso, as formas sinuosas dizem respeito ao estar sempre em movimento.
O tom de amarelo remete ao brilho da estrela; o branco à vocação de paz; o laranja à juventude, à vitalidade e ao vigor. O tom de roxo está relacionado ao açaí paraense e o magenta às terras peruanas.
Expectativa paraense
Elza Pontes, jovem paraense, conta que, quando soube que o CJS seria em Belém, alegrou-se muito com a possibilidade de tocar o Carisma mais de perto. Elza é postulante da Comunidade de Aliança e faz parte do Projeto Artes. Ela partilha que esse tempo de preparação tem sido, sobretudo, um tempo de oração.
“A minha expectativa é de um novo no desejo de evangelizar o povo paraense, na verdade, Deus já nos vem introduzindo nesse novo e percebo que Ele tem a fazer muito mais”.
CJS 2020 em Belém
De 22 a 24 de maio, o Congresso de Jovens Shalom (CJS) acontece no Norte do País. A cidade escolhida para acolher os a juventude Shalom foi Belém, no Pará. O “Mangueirinho”, arena multiuso Guilherme Paraense, será o ponto de encontro da galera.