Sem Categoria

A verdade deve ser sempre o centro da nossa vida

“João dizia a Herodes: ‘Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão’. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia” (Marcos 6,18).

Hoje, celebramos o martírio de São João Batista, um homem que passou toda a sua vida servindo ao Evangelho, ao Reino de Deus, e preparando os caminhos do Senhor. Morreu, porque arrancaram-lhe a cabeça, mas ele deu a cabeça para viver a verdade e anunciá-la, porque ele estava em Deus.

Herodíades perdeu a cabeça de outra forma. Ela era uma mulher sem juízo, que se juntou com outro sem juízo e “sem cabeça”, que era Herodes. Ela deixou seu marido para viver com um homem que não lhe pertencia.

João Batista não condenou Herodíades e Herodes; pelo contrário, apenas disse a verdade a eles: “Essa mulher não te pertence”. E não pertencia mesmo! Mas Herodíades odiava João, porque ele havia lhe dito a verdade.

Sabe, meus irmãos, não odiemos a verdade, não odiemos quem nos diz a verdade. Se esta nos incomoda, permitamo-nos ser incomodados por ela. Se a verdade não nos diz respeito, deixemo-nos viver no cuidado da própria vida.

Quem está de pé, cuidado para não cair! Observe-se, cuide-se e viva uma vida autêntica, pois é muito fácil perdermos a cabeça, desviarmo-nos da verdade. É muito fácil seguirmos as loucuras do mundo e perdermos o juízo da vida.

João tinha uma cabeça centrada em Deus, e isso significa viver a verdade e na verdade. João Batista é para nós um testemunho de vida evangélica, que tinha Deus como centro da sua vida.

Ter a cabeça no lugar é colocar Deus em primeiro lugar, é não se desviar da verdade nem se deixar satisfazer pelos seus próprios interesses ou desejos egoístas e orgulhosos. É, acima de tudo, deixar-se ser incomodado pela verdade. Há coisas pequenas ou, às vezes, grandes em nossa vida, que nós precisamos ser corrigidos, mas não gostamos, porque o orgulho não nos permite, fere-nos. É uma graça a ser corrigida, porque a correção melhora a nossa vida e não nos permite perder a cabeça.

Se não perdemos a cabeça, não perdemos o Céu nem Deus em nosso coração.

Deus abençoe você!

Fonte: Canção Nova


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *