Formação

Vida Contemplativa

comshalom

Natrajetória da Igreja, desde muitos séculos, sempre floresceu emconventos e mosteiros a vida contemplativa. É a mais alta atividade doser humano, por colocar a inteligência na contemplação da infinitude doSer supremo e mergulhar a alma, assim elevada, na quietude do amor.Cria-se ao redor do contemplativo, um clima de silêncio para quenenhuma perturbação o distraia desta fixação em Deus. É a atividademais nobre da criatura humana. O contemplativo, apesar de viver acontingência das coisas criadas, desprende-se de tudo para estavivência amorosa do mistério de Deus.

Nahistória de muitos séculos da Igreja, desde o início, sempre houvepessoas que se afastam do barulho e dos movimentos para, no ermosilencioso dos mosteiros ou mesmo nas alturas das montanhas, viverem naintimidade contemplativa da infinitude divina. Assim se multiplicarampelo mundo os mosteiros masculinos e femininos, onde se conseguisseviver o fervor da fé no silêncio fecundo da intimidade com Deus, semincômodos externos, sem barulho, sem invasão indevida.

Esteseloqüentes testemunhos de desprendimento do mundo e de busca dotranscendente enriqueceram a história religiosa do passado. Mosteirosmuitos se espalharam pelo mundo e, até hoje ainda, se erguem comonúcleos de vida interior pelas nossas cidades. São respiradouros desaúde espiritual, que não podem deixar de existir para purificar osares de miasmas infecciosos.

Estestestemunhos valiosos de transcendência e eternidade enriquecem a Igrejade santidade. No barulho inquieto do mundo são ilhas de vidasilenciosa, onde almas privilegiadas – como Moisés no monte – erguem osbraços para o alto em súplicas intercessoras pelos que, na azáfama davida, se esquecem de erguer os olhos para as alturas infinitas.Benditos estes recantos privilegiados, nesgas silenciosas onde Deus seencontra, verdadeira antecipação do céu.

Mas, mesmos fora destes “paraísos”silenciosos e fecundos de contemplação, há por certo almasprivilegiadas, que Deus enriquece prodigamente com dons singulares desilêncio interior, extasiadas com a beleza transcendente do Infinito.Sem sair do mundo, conseguem elevar-se e viver contemplando o que nãose vê com os olhos do corpo, mas com a luz da fé.

Também estes são contemplativos: olhar fixo na beleza incriada, coração nos braços amorosos e paternos de Deus.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Shalom! Paz e bem….Por meu irmão Francisco J. R. Amador, ex futebolista, Educador, Físico, Preparador Físico, Atual Funcionário Público ligado ao Esporte Concursado para que seja Feliz e continue a fazer trabalhos de inclusão e transformações sociais. Que Deus tenha compaixão dele e da família dele!!! e o Abençoe e proteja sempre!!!