Igreja

Vigília com o Papa: Não tenha medo, diz Francisco aos jovens

De sol de mais de 30 graus a despertar com Padre DJ

comshalom

Na tarde deste sábado (5), por volta das 20h, hora de Lisboa, enquanto o sol ainda não havia se posto, o Papa Francisco foi recepcionado por uma multidão de jovens que entoavam hinos pelos corredores do Campo da Graça. O Pontífice acessou diretamente o palco e após breves palavras, foi seguido por apresentações artísticas, incluindo o Fado, estilo musical Português.

Estima-se que mais de 1,5 milhão de pessoas estiveram presentes na noite de sábado para domingo.

Peregrinos percorrem ruas de Lisboa até Campo da Graça

Os peregrinos Shalom encontraram os metrôs lotados para chegarem ao Tejo e a alternativa foi fazer todo o percurso caminhando.  Ao longo de mais de 3 horas de trajeto os shalomitas conversavam, cantavam e rezavam o rosário enquanto atravessavam as ruas da capital Portuguesa. Debaixo de sol forte e calor de mais de 30 graus os jovens chegaram ao Parque Tejo e ocuparam seus espaços aguardando o passar da tarde para o início da Vigília às 18h.

Maite Gonzalez (26), é mexicana, vive em Dublin, na Irlanda, e veio à Jornada junto com o grupo da Comunidade Shalom. A jovem disse que  “ agora que estamos restabelecidos e estamos celebrando em família, como católicos, o meu coração está em paz, me sinto tranquila. Eu digo: valeu a pena a peregrinação, a caminhada!

Padre DJ desperta os peregrinos no Tejo

6:30 da manhã de domingo (6) e o sol começava a surgir, dando lugar à música que tomou conta do Tejo. A animação matutina ficou por conta do estilo eletrônico do DJ Padre Guilherme Peixoto.

Os peregrinos começaram a despertar e a se aglomerar nas grades à espera do Papa Francisco que deu voltas pelos corredores dos setores distribuídos pelo Campo da Graça.

Resplandecer, escutar e não ter medo, diz o Papa aos jovens

Francisco na missa de envio falou aos jovens da necessidade de refletirem sobre quem vão resplandecer, escutar, e a não ter medo.

Nós necessitamos de luz para enfrentar tantas obscuridades e derrotas” disse o Papa. Complementou dizendo que é preciso escutar o que Jesus disse e o que diz o próprio coração. Para finalizar disse: “O senhor te diz aqui em Lisboa, nessa jornada mundial – não tenha medo “

Encerrando a manhã foi anunciada a cidade sede da próxima JMJ, Seul, na Coreia do Sul.

Continue lendo: A próxima Jornada Mundial da Juventude será em Seul, na Coréia do Sul

Stephanie Leite (26), Consagrada da Comunidade de Vida em Teresina (PI – Brasil),  partilha sobre sua experiência em peregrinar com a Comunidade Shalom e a vivência da Vigília, ela diz que é “experiência muito impactante, porque é a minha primeira jornada mundial da juventude, então é muito forte ver as expressões dentro da igreja de fé, encontrar pessoas de vários países, de várias comunidades diferentes e ver que nós somos de fato um só povo para o louvor de Deus”.

Marcada positivamente pelo acolhimento dos povos na Vigília, a jovem finaliza afirmando: “a fé realmente nos aproxima.”

A JMJ terminou, mas os peregrinos ainda se encontram em Lisboa nesta segunda às 14:30 para o All Together, Encontro Internacional de Jovens Shalom que conta com a presença do fundador Moysés Azevedo.

Saiba mais em | Entenda como surgiu a JMJ e confira o histórico do encontro 

Elisangela Assis


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.