Institucional

Pe. Silvio Scopel explica a vigília Pascal

comshalom

downloadHoje, Sábado Santo, é celebrada a vigília pascal, o momento de espera pela vinda do ressuscitado. Para entendermos a importância desse momento para a igreja, o Pe. Silvio, membro da comunidade de vida, falou ao Portal Shalom sobre esse dia:

“Hoje à noite nós celebraremos na Catedral a Vigília Pascal, que é a celebração mais importante do ano litúrgico na Igreja Católica, pois ela celebra o fundamento da nossa fé que é a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. É uma celebração dividida em quatro partes. Normalmente, uma celebração litúrgica se divide em duas partes: a Celebração da Palavra e a Celebração Eucarística. Já a vigília pascal se faz com a liturgia do fogo, a liturgia palavra, a liturgia da água, onde é feito o batismo dos catecúmenos, e a Liturgia Eucarística, que possui nove leituras nesse dia e não apenas três como numa missa dominical. É celebrada no sábado à noite, pois liturgicamente um dia começa sempre na tarde do dia anterior, tendo então Jesus ressuscitado no domingo de madrugada, assim nós celebramos a Ressurreição de Jesus já no Sábado. É uma celebração solene e festiva e para isso, nos preparamos durante a Quaresma, durante a Quinta-feira Santa, na Sexta-feira, onde celebramos a paixão de Cristo e hoje onde nós temos a descida de Jesus à mansão dos mortos e o silêncio do Senhor que está dormindo. Para nós Shalom, esse dia é fundamental, pois segundo as sagradas escrituras, o Carisma Shalom nasce nos lábios do Ressuscitado, quando Jesus aparece para os discípulos no cenáculo e diz “Shalom”, que significa “paz a vós”. Então celebrar a ressurreição de Cristo, para nós, significa celebrar a origem do nosso Carisma e celebrar essa escuta do Ressuscitado que nos diz “Shalom”.

A Vigília Pascal é importante para todos os cristãos, mas para quem carrega o carisma Shalom, esse momento é o início, é um momento de graça, pois podemos ouvir novamente Cristo dizer que vem nos deixar essa paz que carregamos no nome e na vocação. Pe. Silvio nos explicou bem, é de onde brota o sentido da nossa missão. Como igreja e como cristãos, somos convocados a estarmos junto ao altar nesse dia e dizermos que cremos que Jesus desceu a mansão dos mortos e hoje está vivo e Ressuscitado e nos dá a vida nos alimentando com seu corpo e seu sangue todos os dias durante cada eucaristia.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *