Formação

Visão Limpa

comshalom

O voto consciente e político dos cidadãos numa eleiçãoconsiderada importante para o destino de um país tão continental como é oBrasil exige uma mudança substancial na forma ampla de visualizar cadacandidato aos poderes executivos e legislativos.

 A experiência nacional de mais de um século (1889 – 2010,isto é, 121 anos de República Federativa) permite dizer que a pura demagogia ea mera exposição de planos de governo e de atuação legislativa poderiamdispensar aos eleitores de uma avaliação puramente programática de quem são osmelhores servidores do povo brasileiro.

 Os antigos filósofos gregos, e também os grandes filósofoscristãos e muçulmanos, sempre ensinaram que o povo no seu conjunto – o bemcomum da pólis, cidade, país – é melhor servido por pessoas dotadas de umaclara visão ética e de coragem.

 Só assim as ações políticas, os programas de governo, asatuações no Congresso Nacional e nas Assembléias Legislativas Estaduais, serãopurificadas e colocadas realmente sobre bases sólidas.

 A retidão moral dos diversos candidatos na eleição de 2010 eo respeito imparcial às aspirações legítimas dos brasileiros representadospoliticamente pelos que forem eleitos são fundamentais para o bem social donosso país, pois só assim criam-se relações de confiança mútua nas quais oBrasil no todo e cada estado da federação nacional, adquirirá força social epolítica.

 

Um voto consciente no momento cívico importantíssimo daeleição tem como critério indispensável a visão tridimensional ética de cadapossível eleito.

 A primeira visão ética será sempre pessoal, já que nessarelação pessoal existente entre votante e votado deve existir honestidade,integridade e respeito mútuos. Nem se vende votos nem se manipula enganosamentea inteligência dos eleitores com palavras vazias ou ambíguas, com promessas quejá sabem de antemão que ficarão no ar ou só no papel, tampouco não se utilizade cargos públicos com intenções de obter impunidade.

 Só quando se vê o caráter pessoal de quem governará elegislará no futuro do Brasil é que se poderá ver se ele reúne as condiçõesmorais básicas para dirigir o país e propor leis a favor da justiça social, dapaz e da unidade da nação brasileira.

 O caráter moral não deveria ser visto como uma roupagemexterior adequada para o período eleitoral, mas depois do pleito nacionalsabe-se que acabará armazenado no fundo do baú das empresas de marketing pormais quatro anos.

 Ter caráter é ter integridade pessoal e familiar, é ter comocompromisso político servir ao povo e nunca servir-se do povo, é terhonestidade profunda na gestão dos bens públicos, é ser promotor e defensor davida humana, especialmente nos seus momentos mais frágeis e deficientes, é terrespeito pelo berço da civilização, que é a família constituída pelo homem epela mulher e fundada sobre o casamento sólido e permanente.

 A segunda visão ética com a qual se verá aos políticos incidena ideologia que os inspira no seu trabalho de serviço ao País. As experiênciastrágicas dos 121 anos de República – governos corruptos, ditaduras, leis emedidas provisórias e decretos e programas nacionais de Direitos Humanos, etc.– só deixaram um rastro de sangue e de violência moral contra a verdade e adignidade do cidadão brasileiro.

 As ideologias assumidas por alguns partidos muitas vezesobrigam seus membros de um modo tão impositivo e coercitivo que até impedem oexercício da liberdade das consciências, tendo que agir no Congresso a favor deprojetos de lei que violam direitos fundamentais dos cidadãos e cláusulaspétreas da Constituição Brasileira, e o pior de tudo é que essas ideologiaspartidárias estão comprometidas com organismos não governamentais einstituições financeiras internacionais que vem reinterpretando a DeclaraçãoUniversal dos Direitos Humanos a fim de satisfazer interesses particulares degrupos minoritários.

 Um leitor consciente de seu papel participativo nos destinosdo Brasil não pode fechar os seus olhos a essa forma moral de ser político queassume posições contrárias à verdade e aos valores humanos com os quais seconstroem um país tão continental como o nosso.

 Finalmente a terceira visão ética da forma de ser dos candidatosà Presidência do Brasil, aos Governos Estaduais e às Câmaras LegislativasFederais e Estaduais permite ver com nitidez que a promoção da moralidadepública da nação brasileira, tão degradada e tão vulgarizada há algumasdécadas, reclama leis positivas fundamentais nos princípios éticos inscritosnaturalmente na humanidade de cada cidadão. Indivíduos, comunidades e Estadosem a guia dessas verdades morais objetivas tornar-se-iam, individualmente ecoletivamente, egoístas e sem escrúpulos e o mundo converter-se-ia num lugarperigoso para se viver, pois lhe faltaria entendimento, verdade, bondade,solidariedade e justiça. O futuro seguro do Brasil pede políticas educacionais,econômicas, sociais e de saúde pública, que trabalhem para a construção de homense crianças, não só capacitados nas ciências e nas tecnologias avançadas mas,sobretudo, pessoas cultas na sua humanidade e na responsabilidade ética.

 O Projeto Ficha Limpa traz consigo esse adjetivo reveladorda pureza ética do caráter humano, das ideologias e das leis brasileiras, e foiuma grande conquista cívica do nosso povo, mas necessita também da elaboraçãode outro projeto, muito mais importante e sem ter que fazer uma campanha deassinaturas pelo país a fora. Precisa ser complementado pelo “Projeto VisãoLimpa” dos eleitores brasileiros no próximo 3 de outubro, a fim de queenxerguem bem o nome e o número dos candidatos escritos na urna eletrônica.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *