Notícias

Dom Odilo Scherer celebra aniversário do Shalom em Almada, Portugal

No dia 09 de julho, a Comunidade Católica Shalom celebrou seus 35 anos de fundação. Em Almada, Portugal, a comemoração teve início no dia 08 de julho com a visita do Cardeal Odilo Scherer, da Arquidiocese de São Paulo. Dom Odilo passou o dia com os missionários da Comunidade e fizeram uma visita guiada ao Seminário de Almada e ao Santuário de Cristo Rei. Ao final do dia, o cardeal presidiu a celebração eucarística em ação de graças pelo aniversário da Comunidade. Dando seguimento as comemorações, o Cardeal e também o Bispo de Setúbal, Dom José Ornelas, o Padre Marco Luís e alguns convidados e membros da Comunidade, estiveram presentes na casa dos missionários para um jantar festivo.

Nascida no meio dos jovens, a Comunidade Católica Shalom surgiu de um ardente desejo de evangelizar os jovens mais afastados de Deus. Em seu início, no dia 9 de julho de 1982, em Fortaleza, Brasil, vários jovens vindos da Renovação Carismática Católica transformaram um café em um meio de atração dos jovens a Deus. Hoje é a maior nova comunidade do Brasil com mais de 10 mil missionários entre Comunidade de Vida e Aliança e tem centenas de grupos de oração espalhados em suas mais de sessenta missões espalhadas por todas as regiões do Brasil e em vários países do mundo como: França, Canadá, Itália, Israel, Hungria, Argélia, Madagáscar, Moçambique, Cabo Verde, Suíça, Uruguai, Chile, Guiana Francesa, Inglaterra, Estados Unidos da América, Paraguai, Bolívia, Equador, Tunísia, Peru, Portugal, Espanha, Holanda, Polônia e Alemanha, em cada lugar promovendo eventos evangelizadores de grande e pequeno porte, se dedicando a estes grupos e a cursos e retiros de formação catequética e cristã. Sempre a pedido de bispos locais.

Uma das falas mais marcantes acerca do carisma da Comunidade, foi a do Papa emérito Bento XVI, ao dizer, na entrega do Reconhecimento Pontifício, à Comunidade Shalom: “Sede sempre Igreja Missionária!”. A frase fez recordar fala do Cardeal Aloísio Lorscheider na inauguração do 1° Centro Católico de Evangelização Shalom em 1982, que disse:” Nunca percam o fervor!”. Em maio de 2012, no Jubileu dos 30 anos da Comunidade, esta obteve o seu Reconhecimento e aprovação definitiva dos seus Estatutos, pelas mãos do Papa Bento XVI, através do Pontifício Conselho Vaticano para os Leigos.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *