Institucional

“Vivam com o céu aberto diante de vocês!”: Celibatárias renovaram votos em Belém

comshalom

missacelibato1No sábado 26 de dezembro, a Igreja celebrou a festa de Santo Estêvão, diácono e protomártir e na missão de Belém, as missionárias Clésia Alves dos Santos ( Comunidade de Vida) e Sônia Helena Matos ( Comunidade de Aliança) renovaram os votos temporários no Celibato pelo reino dos Céus pelo período de 1 ano, de acordo com os Estatutos da Comunidade Católica Shalom.

O padre João Paulo Dantas, Vigário da Catedral Metropolitana de Belém presidiu a Santa Missa, que contou com a participação dos membros da Comunidade e da Obra no Centro de Evangelização Shalom.

A homilia foi uma verdadeira catequese, onde o sacerdote exortou a assembleia acerca de mistérios profundamente interligados e que fundamentam o fato de celebrarmos Santo Estêvão no dia seguinte ao Natal, além de fazer referência ao estado de vida Celibatário: A manjedoura e a Cruz. “A manjedoura aponta para a Cruz, a manjedoura traz a profecia de que aquele Menino, o príncipe da Paz veio para a nossa salvação, Ele se faz carne e irá nos salvar pela sua Cruz e Ressurreição”.

” Porque Estêvão viu o céu aberto? Porque o Verbo se fez carne, ‘rasgou os céus’, desceu e se encarnou, trazendo a oportunidade de vivermos uma vida celeste. É a Encarnação do Verbo que torna possível a contemplação de Estêvão, bem como responder ao chamado de Deus. O sim de Cristo nos permite dizer sim ao Pai, e nos faz capazes de percorrer o caminho do amor, da obediência e da Paz”, afirmou.

missacelibato2“Entre esses mistérios resplandece o Celibato de nossas irmãs. Toda vocação nasce de Cristo, de Seu Amor Misericordioso que se entrega e os Conselhos Evangélicos podem ser compreendidos pelo mistério da Manjedoura e da Cruz. O Menino que nasce é celibatário por excelência e na manjedoura já brilham a pobreza, a castidade e a obediência. Ele é todo pobre desde o nascimento, e Sua pobreza desarma os corações, confunde os sábios. Ele é todo puro pois em sua nudez ama e acolhe a todos. Não tem nada a esconder, sem segundas intenções Ele se expõe. Sua obediência O faz criança, e O leva a acolher a autoridade de pais terrenos. A manjedoura é a origem do Celibato.”
E se dirigiu às celibatárias: ” Que a manjedoura de Cristo e a sua Cruz sejam o modelo de vida para vocês. O Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, pois a alegria da manjedoura nos encoraja para assumir a Cruz. Sejam, como Estêvão, sinal visível a fortalecer na fé e no Carisma os seus irmãos. Vivam com o céu aberto diante de vocês!” concluiu.
missacelibato3
Após homilia Clésia e Sônia foram interrogadas pela Responsável Local, Janaína Melo, que na ocasião era também Delegada do Moderador Geral. Cantou-se o Veni Creator, implorando o dom e a fortaleza do Espírito Santo sobre as consagradas, acompanhado do gesto de imposição das mãos de toda a assembleia. Por fim, individualmente leram a carta onde assumiam o compromisso do Celibato pelo Reino dos Céus no período de mais um ano de acordo com os Estatutos da Comunidade.
Em nome do Moderador Geral, Janaína Melo acolheu as celibatárias no seio da Comunidade, ao que a assembleia juntou uma calorosa salva de palmas. Seguiu-se então a Liturgia Eucarística.
Texto: Yasmin Bastos
Revisão: Rodrigo Silva
Fotos: Yasmin Bastos e Rodrigo Silva

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.