por Antônio Marcos –
Missionário da Comunidade Shalom
Interessa-nosmuito compreender a missão da vida cristã frente aos desafios e àsnovas necessidades dos nossos tempos. Não se nega a tentativa de seconstruir um Estado cada vez mais secularizado, "laico", e sem ter comoreferência os valores éticos, morais e cristãos, comprometendo assim aprópria estabilidade moral da nossa sociedade. Da mesma forma a missãoda religião parece encontrar obstáculos "intransponíveis". A religiãopassa a ser admitida unicamente como qualquer experiência à parte semnenhuma participação na vida concreta das pessoas.
Asquestões éticas, por exemplo, não podem ficar fora das nossasreflexões, muito menos das nossas ações concretas. O testemunho docristão precisa adentrar nas áreas mais desafiantes da sociedade,inclusive na Política. Não se trata agora de propor uma "teologiapolítica, socialista, revolucionária" como pregou o filósofomaterialista Karl Marx. O Papa Bento XVI fala do fracasso do Marxismo efaz uma proposta salutar: "Na difícil situação em que hoje nosencontramos por causa também da globalização da economia, a doutrinasocial da Igreja tornou-se uma indicação fundamental, que propõeválidas orientações muito para além das fronteiras eclesiais" (Deus Caritas Est, 29).
Aproclamação da verdade é uma expressão do amor e é missão nossa(batizados) responder aos questionamentos do mundo numa ótica cristã. A"justiça humana" é, primeiramente, uma preocupação Política, masprecisa levar em consideração a Ética Cristã, por ter ela o homem como"centro" (não na dimensão de um "antropocentrismo", ou seja, umavalorização do homem sem a referência à Verdade Absoluta que é Deus. Aisso se pretendia o Marxismo e antes ainda o "Iluminismo do séculoXVIII", com a supremacia da Razão).
Acatequese ou mesmo o estudo acadêmico da fé como reflexão e experiênciavital de Deus, devem iluminar e redirecionar a vida do homem e dasociedade para o conhecimento da Verdade e a vivência dos ValoresAbsolutos. O ponto de partida é o acontecimento da Revelação (O doceabaixar-se de Deus, através da vida do Seu Filho, no abismo da misériado homem, cf. Fl 2, 6-11). Cristo veio libertar e salvar o homem do seupecado, "torná-lo uma nova criatura" (2 Cor 5,17). O Deus de JesusCristo é um Deus trinitário, encarnado e próximo do homem. Portanto,tudo o que diz respeito ao homem diz respeito a Cristo que veio fazerunicamente a vontade do Pai (cf. Hb 10, 7.10). Todas as formas eideologias de morte que atentem contra a vida humana comprometem assimtodo o projeto de felicidade que pensou Deus para o homem.
Nestesentido, os problemas sociais não podem estar dissociados da nossavida. Mas lembremos sempre que somos homens de fé, antes de qualqueratividade política. A Política é um dom de Deus concedido aos homens emvista de uma nobre missão. Antes de tudo o cristão deve deixar que a féconfigure o seu agir humano para que suas decisões políticas sejamdesligadas de ideologias e interesses egoístas, mas vise o bem comum ea construção incondicional da dignidade humana. A fé é onosso distintivo e essa fé não se trata de uma alienação, mas de umarelação com uma Pessoa viva: Jesus Cristo, Senhor e Salvador do homem,o único que pode realizar plenamente o homem e conduzir a humanidade àsua vocação, reconhecer o seu criador e glorificá-Lo. Nossa fé éintrinsecamente eclesial. Mesmo a fé exigindo a opção pessoal e o plenouso da liberdade, ela precisa ser a fé da Igreja, pois seu fundamentoestá em Jesus Cristo, cabeça da Igreja. Daí ser salutar que o papatenha proposto a via da Doutrina social da Igreja como caminho seguropara se pensar numa construção de uma sociedade à luz da Verdade cristã.
Frenteaos desafios contemporâneos, principalmente no que diz respeito à"Biotecnologia" (Genética) com a sua gama de questões éticas e morais,vemos o caráter profético da vida cristã – como "Fé da Igreja" – agir eentrar na defesa da "inviolabilidade da Vida" ("sacralidade" da vidahumana desde a sua concepção até o seu declínio natural). Isso deve serpara cada um de nós batizados, motivo de reflexão, questionamentos eevangelização, anúncio da Verdade Absoluta, que é Cristo. Certamenteera assim que acontecia na Igreja nascente, daí o testemunho que prestaas "Atas dos Mártires" e do testemunho dos "Padres da Igreja" com ocaráter "apologético da Fé" (Defesa da Fé). Ensina o concílio VaticanoII: "A Igreja é perita em humanidade" (cf. Paulo VI, Discurso na ONU,1965), portanto, ela pode – através da sua Comunhão com Deusmanifestada por meio das Sagradas Escrituras, da Sagrada Tradição e davida Sacramental – oferecer ao homem de hoje e aos de sempre, respostasàs suas dramáticas questões éticas e morais. Além disso, ela sabeconduzir o homem até Cristo. Este é o único interesse da Igreja nestemundo: fazer o homem encontrar e experimentar do amor de Deus eajudá-lo na sua conversão, na sua mudança de vida e sua vida no serviçoe na Caridade. Já dizia o grande filósofo e teólogo, Santo Agostinho:"Fizeste-nos para Ti, Senhor, e o nosso coração não é feliz enquantonão repousa em Ti" (Cf. Livro Confissões I, 1,1). Esta é a meta da busca de cada homem: descansar no coração misericordioso de Cristo!
"Quem verdadeiramente encontrou Cristo, não pode guardá-lo para si; tem de anunciá-lo" (cf. João Paulo II, NMI, 50).Uma nota da CNBB fala bem do que aqui refletimos: "Viver em Cristo énão se acostumar e nem se acomodar às estruturas injustas da sociedade,mas transformar o próprio jeito de pensar e de agir, discernindo o queé bom e agradável a Deus na busca constante do processo de conversão.(…) Cristo é o caminho; segui-lo, significa buscar a vida plena,realização do Reino. (…) A sociedade precisa de homens e mulherescapazes de fundamentar eficazmente, em nome da ética cristã, atitudes epráticas que superem o oportunismo, o utilitarismo, a arbitrariedade, aperversidade e o egoísmo".
Épela via do testemunho na Caridade da força do Evangelho que devemoscaminhar. Viver o nosso Batismo é mostrar que o Cristianismo não é um"código de normas", mas beleza, alegria e semente de transformaçãopessoal e coletivamente. Que seja o nosso Batismo "uma grande profeciano amor" em todos os âmbitos onde convivemos, na vida da nossasociedade, na Família, nas dores e esperanças do homem. Assim seja!