A vocação é um chamado de Deus, é sempre uma iniciativa de Deus. Quando o Senhor chama uma pessoa, Ele a atraí de forma completa, Ele a chama pelo nome, e a traz para Si com toda a sua história, com toda a sua família.
Sempre quando o Senhor chama, Ele mesmo derrama a Sua graça para capacitar àquele que chamou, é Deus que dá o primeiro passo e o que cabe a pessoa que recebe a vocação é acolher e dizer sim a Deus.
Neste mês de agosto, a Igreja dedica para celebrarmos as vocações. Cada domingo é dedicado de forma específica a uma vocação. No primeiro domingo, dedicamos de forma especial aos sacerdotes. No segundo, a vocação familiar, onde comemoramos o dia dos pais. No terceiro domingo, celebramos a vida consagrada, a vida religiosa e na última semana dedicamos a vocação do laicato na Igreja, aos ministros e catequista.
Percebemos a riqueza da nossa Igreja onde todos tem um lugar, todos foram escolhidos, todos possuem uma missão nesta Terra. E como vocação Shalom, nos alegramos em sermos escolhidos para nos consagrarmos inteiramente a Deus.
Dentro da Comunidade Católica Shalom existem duas formas para esta oferta, é o que denominamos Comunidade de Vida e Comunidade de Aliança. Ao consagrarmos as nossas vidas, recebemos um sinal visível desta eleição, uma cruz em forma de TAU.
A Comunidade de Vida traz este sinal com os cordões bege ou marrom. É o núcleo central da Comunidade Shalom e a fonte de manifestação do Carisma. Os membros da Comunidade de Vida são chamados a investirem tudo que tem e são para Deus e para a Obra ao qual Ele os confia: tempo, capacidade, bens, futuro, tudo para viver uma entrega incondicional a Jesus Cristo. Devem dedicar-se inteiramente a oração, a fraternidade e a Obra.
A Comunidade de Aliança traz o TAU com os cordões cinza ou branco. Estes membros são chamados a viverem o seguimento a Jesus Cristo e seu Evangelho em meio à vivência familiar e as atividades profissionais, permanecendo em suas residências, famílias e trabalhos próprios. A Comunidade de Aliança colocam a vocação como a grande prioridade de suas vidas.
Precisamos está atentos a voz e a mão de Deus que nos chama e nos conduz, para assim como Nossa Senhora, com o coração repleto de gratidão darmos o nosso fiat.