Institucional

Vocacional: escolher a vontade de Deus

comshalom

evandro

Eu escolhi a Vontade de Deus

Está chegando ao fim de mais um ano de caminhada vocacional, para muitos o primeiro ano, para outros o segundo, terceiro ou até mais, isso não importa, o importante é que todos que se colocaram neste caminho se encontram diante de uma escolha, maior e mais profunda do que qualquer escolha feita até então. Por que toca no mais profundo de nós mesmos, naquilo que Deus nos criou para ser, na nossa identidade.

Estando em contato com os vocacionados, como acompanhador vocacional, como irmão e missionário, tendo já passado por este processo, decidi falar sobre a minha escolha.

Estou no meu primeiro ano como consagrado da Comunidade Shalom como comunidade de vida, sou seminarista cursando o primeiro ano de filosofia e exerço um trabalho com os jovens, por meio do Projeto Juventude para Jesus em Aquiraz-CE.

Este foi um ano de escolhas profundas, o ingresso no seminário, a consagração como comunidade de vida e a consagração no celibato, escolhas que marcam o curso da minha história. A primeira  coisa que posso dizer  é que eu não escolheria nenhuma destas coisas para minha vida. Nunca escolheria ser pobre, sempre tive muitos sonhos e planos, projetos de crescimento profissional e financeiro. Nunca escolheria a obediência, ela me coloca submisso a autoridades, à espera de discernimentos! Não, jamais! Sempre quis ser dono da minha vida e fazer o que bem entender. Nunca escolheria ser casto, sempre desejei os relacionamentos, a saciedade de fantasias e desejos.

Mas por que escolhi? Alguns podem pensar, você está iludido? Alguém te impôs?

Escolhi porque quando fiz uma experiencia com o amor e a misericórdia de Deus, o ser filho de Deus, imagem e semelhança dEle, descobri que esse Deus Pai tinha sonhos de vida eterna para mim e que Aquele que me criou com certeza saberia o que é melhor para mim.

Nesse momento você pode pensar, então foi Deus que escolheu por ti?

Não, Ele me propôs este caminho e sempre me deixou livre para fazer a minha escolha, mas ao descobrir a Sua Vontade para mim, eu escolhi acolher as escolhas de Deus. Descobri que só assim serei verdadeiramente livre e feliz, ser pleno, ser eu mesmo.

Hoje, ao meus 21 anos, no quarto ano da Comunidade, me sinto a cada dia realizado profundamente, não só pelo que vivo agora, mas porque me vejo construindo um futuro ainda mais feliz e realizador. Não me arrenpendo de um só quesito dessa escolha. Cada consequência dessa escolha me desafia, me coloca diante dos meus medos, inconstâncias e infidelidades, lutas, dores, mas nunca desamparado. Nunca me faltou o Senhor. Aquele que me chamou é fiel.

Mas e sua família?

Minha família viveu e vive comigo este momento de graça. Meus pais que por vezes sofreram por não compreender o chamado, pela dor da própria oferta hoje provam dessa profunda alegria de fazer a Vontade de Deus. Eles são testemunhas de que essa não é apenas a Vontade de Deus para minha vida, mas para a nossa vida, como minha mãe mesmo já me falou.

Por fim, me sinto aproveitando da melhor forma a minha juventude. Quero com os santos dizer só tenho hoje, quero dizer que se mil vidas tivesse, mil vidas daria ao Senhor, quero dizer obrigado Senhor por me teres escolhido a esta magnifica vocação. E a você que trilha este caminho, não tenhas medo de Escolher a Deus, Ele tem sempre o melhor!

 Evandro Meneses


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *