No último domingo (28), centenas de pessoas participaram do Vocacional Aberto Shalom, realizado pela missão da Comunidade Shalom em Teresina no auditório da OAB-PI. O evento iniciou com louvor e oração, seguida de partilha da secretária vocacional, Tatiane Maia, sobre o seu caminho vocacional.
Na pregação do dia, o assessor vocacional da Comunidade Shalom, Victor Frota, lembrou que o vocacional não é feito de um sim extraordinário, mas de pequenos sins que vamos dando ao longo da nossa caminhada. Ele também partilhou acerca do tema da campanha vocacional, explicando que faz referência ao ícone produzido para os 40 anos da Comunidade Shalom, “Jesus Cristo, o Esposo que vem”.
Adoração e Santa Missa marcam a manhã do Vocacional Aberto
A adoração ao Santíssimo Sacramento marcou e alcançou muitos corações. Sobre este momento tão especial, Adriano César, que já havia trilhado o caminho vocacional anos atrás, compartilhou: “A adoração foi profundamente intensa. Recebi uma grande graça de conversão, experimentando uma profunda paz, e com ela um forte chamado ao amor esponsal, a entregar-me à primazia da graça e da majestade do Ressuscitado que passou pela Cruz, o único e verdadeiro Rei da minha história”.
Na Santa Missa, celebrada no local pelo Pe. Douglimar Estevam, coordenador apostólico da missão Shalom em Teresina, os participantes foram alertados em relação ao pecado da acídia. “Mesmo sabendo, tendo consciência que é preciso ir à Santa Missa, confessar, ter vida de oração, fazer a vigília, não vai ou não faz. E aí o tempo vai passando e ficando cada vez mais distante de nos configurarmos a Cristo e fazer a Sua vontade”, exortou.
“A acídia é o desânimo (preguiça) com as coisas de Deus, o cansaço e a apatia que prejudicam profundamente a vocação e o chamado à santidade”
Bendita leitura | Acídia: vírus que mata o amor.
Na segunda parte do dia, foi a vez de escutar os testemunhos. A primeira a falar, a missionária da Comunidade de Aliança (CA) Amannda Viana, explanou sobre a vida de um membro da CA, e com o testemunho de sua própria vida levou os participantes a compreenderem que viver o carisma e conciliar a vida familiar, amigos, profissão e missão não é um mérito pessoal, mas só é possível pela graça de Deus, pela fidelidade do sim de cada dia, e que a consagração de vida ao carisma Shalom é como um casamento. “A comunidade sempre está comigo nos momentos bons e difíceis, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza”, partilhou.
Filipe Diniz, missionário da Comunidade de Vida (CV) e responsável local pela missão Shalom em Teresina, fez memória da sua vida, do seu encontro com Cristo, e dos desafios e bênçãos da vida comunitária e apostólica na CV, um caminho de e para a felicidade. Ele também falou de três coisas indispensáveis para viver o vocacional Shalom. “Para trilhar esse caminho são necessárias três coisas: a primeira, encontro autêntico com Deus; a segunda, encontro indispensável consigo mesmo; e a terceira, o encontro com o outro na oferta de nossa vida”, afirmou.
Próximos passos?
Para aqueles que participaram do vocacional aberto e desejarem trilhar esse caminho de discernimento, o próximo passo é o plantão vocacional. Os interessados devem ir ao Centro de Evangelização do Jóquei (Rua Manoel Nogueira Lima 1356, Teresina-PI), preencherem um formulário e realizar o plantão vocacional.
Plantão Vocacional?
Período: 31 de janeiro e 1º de fevereiro, das 14h às 17h, e das 19h30 às 21h; 2 e 3 de fevereiro, das 14h às 17h.
Quem é de irradiações fora de Teresina e não podem ir ao plantão vocacional no CEV Jóquei?
Aqueles que estão fora de Teresina e não podem comparecer ao plantão vocacional no CEV Jóquei devem entrar em contato com a Secretaria Vocacional: (86) 99847-9621.