Quando olhamos a história da Igreja é impossível não ficarmos impressionados com as inúmeras manifestações de serviços e de vidas que edificaram o povo de Deus. Em Cor 12, 12-28, entre tantas coisas, São Paulo vai dizer que “os carismas sãos diversos, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos”. Deus, em sua infinita sabedoria, olha para a Igreja, olha para o mundo, percebe suas necessidades e sofrimentos e em seguida dá sempre uma resposta de amor.
É assim que surge um novo carisma, uma nova vocação na Igreja. Um carisma autêntico seja ele qual for, nada mais é do que uma manifestação do amor misericordioso de Deus que sensível à necessidade do seu povo no mundo responde de modo tão eficaz.
Franciscanos
Como não dizer que são Francisco e os franciscanos, obra fundada por ele não são ainda hoje uma grande resposta da bondade de Deus frente ao sofrimento do povo, sobretudo, dos mais pobres?
Carmelitas
Olho com profunda admiração o Carmelo e os inúmeros santos carmelitas, exemplos de contemplação e união com Deus, frente a um mundo decadente, onde cada um só pensa em si e vivem indiferentes a Deus.
Canção Nova
Olho, às vezes com admiração, pessoas viciadas em meios de comunicação como: Tv, rádio, etc., expostos a todo tipo de modismos e comportamentos anti-evangélicos, de repente, Deus faz surgir uma Comunidade “Canção Nova” que anuncia o amor dEle pelos meios de comunicação.
Shalom
Outros desejam a Paz e a buscam em tantos lugares, confundindo paz com tantas coisas, de repente o Senhor faz surgir uma “Comunidade Shalom” que não faz outra coisa senão anunciar a Paz, que nada mais é do que uma experiência com o amor do Deus por meio de Jesus, o “Príncipe da paz”.
Patrimônio espiritual
Sem contar o imenso patrimônio espiritual na Igreja que são as grandes e antigas ordens religiosas: Carmelitas, franciscanos, agostinianos, beneditinos, etc. etc. Um carisma, um chamado na Igreja nunca é em função de uma mera satisfação pessoal, mas é resultado de uma ação da bondade de Deus diante da necessidade de um povo.
Carisma atual
Se eu tento aderir a um carisma atual para fugir do mundo, eu posso me frustrar, pois é o contrário, aderindo a um carisma, sobretudo os mais atuais, eu estarei sendo inserido no mundo, não para imitar o mundo, mas para salvá-lo por meio do anúncio do amor de Deus e da salvação, operada por meio do seu Filho Jesus Cristo.
Que Deus nos dê essa graça de nunca vivermos nossa vida de fé desvinculada das reais necessidades do homem do nosso tempo.
Discernimento vocacional
É possível que entre as pessoas que lerão essas breves palavras estejam aquelas que estão discernindo a própria vocação, eu digo: olhe para o mundo, descubra as reais necessidades das pessoas e em seguida se pergunte: que resposta Deus está pedindo que você dê ao sofrimento dessa gente?
Depois a segunda pergunta: onde e em que lugar poderei dar a resposta que Deus sugere? Às vezes, temos dificuldade de discernir qual é a vontade de Deus para nossa vida, no que diz respeito a vocação pessoal, porque olhamos muito para nós, nossa satisfação pessoal, etc.
Experimentemos olhar para o sofrimento do mundo, ficaremos surpresos de como a vontade de Deus se tornará cada vez mais clara. Que Deus nos dê essa graça de experimentarmos em nossa vida a alegria de servi-lo respondendo às necessidades do seu povo, aliviando seus sofrimentos.