Após as laudes presidida pelo Padre Douglimar, acolhemos no CJS Alive 2021, mais uma vez, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom. Desta vez, ele partilhou sobre o tema do Congresso deste ano “ Vos constituí testemunho do que viram. A pregação do fundador, foi embasada na Escuta deste ano e mensagem do Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude.
“Levanta-te eu te constituí testemunha do que viste“, foi o tema do CJS Alive 2021 e também da mensagem do Papa. Esta motivação vem da mensagem de Paulo, o Papa mostra o que movia o coração de Paulo, após uma experiência com Cristo.
A princípio, Moysés nos recordava que ainda estamos na pandemia, e neste tempo, muitos viveram dores e sofrimentos, situações causadas por perdas de pessoas próximas, e isso mexe diretamente nas nossas vidas. Além da tensão que o vírus provoca. Com a solidão, ficam evidenciados os vícios, o stress vai se acumulando… contudo em meio a este contexto Deus diz: Levanta-te, é tempo de viver um novo tempo.
Somos testemunhas do Ressuscitado que passou pela Cruz
“Temos que ter o olhar do Ressuscitado que passou pela Cruz, um olhar sobrenatural, no fim do túnel tem uma luz verdadeira, olhamos com esperança”, motivava o fundador, de acordo com as palavras do Papa Francisco, quando um jovem cai, de certa forma, cai a humanidade, mas quando um jovem se levanta é como se o mundo inteiro se levantasse com ele.
Precisamos, acima de tudo, ser contemplados pelo mistério da ressurreição, e assim nos prepararmos ao novo que vem de Deus. A humanidade não pode recomeçar sem o vigor dos jovens desse novo tempo. Notamos como a humanidade necessita deste novo olhar. Assia, a figura de Paulo, que testemunhou sua fé, é uma luz para nós, neste recomeçar como Igreja, humanidade e Obra Shalom.
Moysés citou a imagem de Jesus Ressucitado saindo da capela, com uma grande procissão, você está nesta procissão, os jovens, os sacerdotes, as famílias e os celibatários, seguem o Ressuscitado que passou pela Cruz. Nós vamos aos quatro cantos da Terra, Ele estende a mão e vai ao encontro aos que mais necessitam, nos levanta. Nós somos com Cristo, por Cristo e em Cristo, estes que anunciam e levantam, “precisamos dizer Eis-me aqui, Senhor!”, afirma o fundador.
> Entenda os elementos da imagem
Como ser uma testemunha da Ressurreição?
Vimos que Saulo perseguia os cristãos, ele foi preso e ficou cego. Até o dia que a pessoa de Jesus Cristo foi ao encontro dele, e o transformou no apóstolo das nações. Para ser testemunha vai de cidade em cidade e quer dar de graça o que de graça recebeu, falar da experiência do que viu e testemunhou.
É a isso que somos chamados a anunciar, no meio da escuridão da sua vida, Jesus, a pessoa de Jesus, entrou em seu coração e transformou sua vida como Paulo, se tornou uma nova criatura. “Você teve sua experiência que mudou sua vida e é chamada a anunciar na sua vida, sua rotina, testemunhar a experiência de Jesus”, dizia Moysés, e continua: “Para ser testemunha é preciso fazer a experiência, uma condição fundamental e essencial. Fazer e refazer a experiência, hoje, durante o CJS, pois o Senhor deseja que você faça esta experiência. O CJS é sua estrada de Damasco. Este evento pode mudar sua vida e se tornar uma nova criatura. ”
Iremos mudar e renovar nossa experiência com Cristo, quando temos um encontro verdadeiro com a pessoa de Cristo. “Preciso me encontrar com ele na oração, na Palavra, nos sacramentos, isso atualiza minha experiência com Cristo. Preciso hoje ouvir a voz, ser lavado, ser transformado, e isso muda minha vida, me santifica. Na Eucaristia, é o lugar deste encontro diário. Ao nos alimentar com a Eucaristia que é comunhão e adoração, estar diante de Jesus eucarístico é deixar que o Senhor se inflame em nós. Na Eucaristia, Jesus te convida a fazer morada na própria Eucaristia. A Comunhão e a Adoração Eucaristica é remédio, é cura, liberta, supera as crises de fé e de humanidade, unidos a isso nada tem a última palavra.”
Fazemos parte da procissão do Cristo Ressuscitado
Vamos com brilho nos olhos, renovar o ardor missionário, inspirados no modelo de Santa Teresa de Calcutá, “Ir com brilho nos olhos e sorriso nos lábios, como ela ia. E na Adoração e na Comunhão, ela encontrava o sentido, o brilho e a alegria.” Deus insiste e persiste, Ele não desiste.
Coloquemos nossas forças e nossa paixão à dispor da missão, um exemplo é ao serviço do Shalom Amigo dos Pobres, pois ao tocar no pobre, tocamos no Cristo, e assim revigoramos nossas forças.
Por fim, “o Papa te convida, a Igreja te convida, a Comunidade te convida, sejamos testemunhas alegres de Jesus Ressuscitado”, motiva e anima o Moysés. Nossa próxima parada é na Jornada Mundial da Juventude, esperamos você, marchemos com alegria, alegria de sermos testemunhas do Ressuscitado.