Shalom

“Vos constituí testemunhas do que viram”, sejamos novas criaturas após o CJS Alive 2021

O último dia do Congresso de Jovens Shalom foi marcado pela presença do fundador da Comunidade Shalom, que motivou toda a Juventude a ser uma testemunha alegre do Cristo Ressucitado.

comshalom

Após as laudes presidida pelo Padre Douglimar, acolhemos no CJS Alive 2021, mais uma vez, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom. Desta vez, ele partilhou sobre o tema do Congresso deste ano “ Vos constituí testemunho do que viram. A pregação do fundador, foi embasada na Escuta deste ano e mensagem do Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude.

Levanta-te eu te constituí testemunha do que viste“, foi o tema do CJS Alive 2021 e também da mensagem do Papa. Esta motivação vem da mensagem de Paulo, o Papa mostra o que movia o coração de Paulo, após uma experiência com Cristo.

A princípio, Moysés nos recordava que ainda estamos na pandemia, e neste tempo, muitos viveram dores e sofrimentos, situações causadas por perdas de pessoas próximas, e isso mexe diretamente nas nossas vidas. Além da tensão que o vírus provoca. Com a solidão, ficam evidenciados os vícios, o stress vai se acumulando… contudo em meio a este contexto Deus diz: Levanta-te, é tempo de viver um novo tempo. 

Somos testemunhas do Ressuscitado que passou pela Cruz

Temos que ter o olhar do Ressuscitado que passou pela Cruz, um olhar sobrenatural, no fim do túnel tem uma luz verdadeira, olhamos com esperança”, motivava o fundador, de acordo com as palavras do Papa Francisco, quando um jovem cai, de certa forma, cai a humanidade, mas quando um jovem se levanta é como se o mundo inteiro se levantasse com ele. 

Precisamos, acima de tudo, ser contemplados pelo mistério da ressurreição, e assim nos prepararmos ao novo que vem de Deus. A humanidade não pode recomeçar sem o vigor dos jovens desse novo tempo. Notamos como a humanidade necessita deste novo olhar. Assia, a figura de Paulo, que testemunhou sua fé, é uma luz para nós, neste recomeçar como Igreja, humanidade e Obra Shalom. 

Moysés citou a imagem de Jesus Ressucitado saindo da capela, com uma grande procissão, você está nesta procissão, os jovens, os sacerdotes, as famílias e os celibatários, seguem o Ressuscitado que passou pela Cruz. Nós vamos aos quatro cantos da Terra,  Ele estende a mão e vai ao encontro aos que mais necessitam, nos levanta. Nós somos com Cristo, por Cristo e em Cristo, estes que anunciam e levantam, “precisamos dizer Eis-me aqui, Senhor!”, afirma o fundador.

 

> Entenda os elementos da imagem

Como ser uma testemunha da Ressurreição? 

Vimos que Saulo perseguia os cristãos, ele foi preso e ficou cego. Até o dia que a pessoa de Jesus Cristo foi ao encontro dele, e o transformou no apóstolo das nações. Para ser testemunha vai de cidade em cidade e quer dar de graça o que de graça recebeu, falar da experiência do que viu e testemunhou.

É a isso que somos chamados a anunciar, no meio da escuridão da sua vida, Jesus, a pessoa de Jesus, entrou em seu coração e transformou sua vida  como Paulo,  se tornou uma nova criatura. “Você teve sua experiência que mudou sua vida e é chamada a anunciar na sua vida, sua rotina, testemunhar a experiência de Jesus”, dizia Moysés, e continua: “Para ser testemunha é preciso fazer a experiência, uma condição fundamental e essencial. Fazer e refazer a experiência, hoje, durante o CJS, pois o Senhor deseja que você faça esta experiência. O CJS é sua estrada de Damasco. Este evento pode mudar sua vida e se tornar uma nova criatura. ” 

Iremos mudar e renovar nossa experiência com Cristo, quando temos um encontro verdadeiro com a pessoa de Cristo. “Preciso me encontrar com ele na oração, na Palavra, nos sacramentos, isso atualiza minha experiência com Cristo. Preciso hoje ouvir a voz, ser lavado, ser transformado, e isso muda minha vida, me santifica. Na Eucaristia,  é o lugar deste encontro diário. Ao nos alimentar com a Eucaristia que é comunhão e adoração, estar diante de Jesus eucarístico é deixar que o Senhor se inflame em nós. Na Eucaristia, Jesus te convida a fazer morada na própria Eucaristia.  A Comunhão e a  Adoração Eucaristica é remédio, é cura, liberta, supera as crises de fé e de humanidade, unidos a isso nada tem a última palavra.”

Fazemos parte da procissão do Cristo Ressuscitado 

Vamos com brilho nos olhos, renovar o ardor missionário, inspirados no modelo de Santa Teresa de Calcutá, “Ir com brilho nos olhos e sorriso nos lábios, como ela ia. E na Adoração e na Comunhão, ela encontrava o sentido, o brilho e a alegria.” Deus insiste e persiste, Ele não desiste. 

Coloquemos nossas forças e nossa paixão à dispor da missão, um exemplo é ao serviço do Shalom Amigo dos Pobres, pois ao tocar no pobre, tocamos no Cristo, e assim revigoramos nossas forças. 

Por fim, “o Papa te convida, a Igreja te convida, a Comunidade te convida, sejamos testemunhas alegres de Jesus Ressuscitado”, motiva e anima o Moysés. Nossa próxima parada é na Jornada Mundial da Juventude, esperamos você, marchemos com alegria, alegria de sermos testemunhas do Ressuscitado.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *