Shalom

XV Caminhada com Maria acontecerá em comemoração aos Jubileus Centenários das manifestações de Nossa Senhora

Na manhã do dia 8 de agosto, no Centro Pastoral Maria, Mãe da Igreja, o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, recebeu a imprensa para apresentação das novidades e dos planos de segurança e mobilidade para a XV Caminhada com Maria. A iniciativa acontecerá dia 15 de agosto, saindo do Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha e seguindo até a Catedral Metropolitana de Fortaleza.

A mesa das autoridades foi composta pelo Arcebispo Dom José Antônio, padre Antônio Francileudo, coordenador geral do evento e padre Francisco Ivan, responsável pela espiritualidade da Caminhada.

Dom José, iniciou a Coletiva fazendo uma explanação histórica sobre as aparições de Nossa Senhora e o  momento em que o povo vivia, durante as manifestações, em cada local. Mostrando assim, que “a mãe vem para “ajuntar” os filhos”, disse o Dom. Além dessa introdução que surpreendeu a todos, o Arcebispo falou que este ano de 2017 comemoram-se os Jubileus Centenários das manifestações de Nossa Senhora: 100 anos da aparição aos Pastorinhos em Fátima (Portugal) e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição, conhecida no Brasil, como Aparecida. “Desta forma, e de modo especial, gostaria que a Caminhada com Maria fosse motivada e realizada nesta mesma celebração jubilar. Por tanto, o tema e o lema deste ano tem a ver com o relacionamento de Maria com Jesus, desde a concepção de Jesus em Maria, até a coroação Dela no céu”, discorreu o Arcebispo.

Com o tema “Maria caminha conosco no Caminho que é Jesus” e o lema “Como é que a Mãe do meu Senhor vem me visitar?” (Lc 1,43), o evento que já ultrapassou o público de 1 milhão e meio de pessoas, contará com o apoio de Órgãos Públicos, Federais e Municipais, como: Secretaria de Segurança Pública; Polícia Milita;  Polícia Civil; Polícia Rodoviária Federal; Corpo de Bombeiro Militar; ETUFOR; AMC; Agência de Fiscalização (Agefis); Grupamento de Socorro de Urgência (GSU), além do pronto socorro e atendimento médico, com profissionais da saúde e ambulâncias. Todos trabalhando em unidade para garantir mais segurança e mobilidade aos que participarão da Caminhada com Maria.

Além das autoridades dos Órgãos envolvidos, o vereador Jorge Pinheiro, membro consagrado da Comunidade Shalom, participou da Coletiva de Imprensa falando da importância que a Caminhada com Maria tem para a Câmara dos Vereadores e para a população cearense. “Entendemos que a Caminhada é uma iniciativa reconhecida pelos Órgãos Federais, e venho aqui reforçar a valorização da cidadania que este evento proporciona em nossa cidade”, disse o vereador. Além disso, Jorge convidou a todos os presentes para participarem da Sessão Solene, em comemoração aos 15 anos da Caminhada com Maria, que será realizada dia 16 de agosto, na Câmara dos Vereadores de Fortaleza.

Efetivo e informações de segurança e mobilidade:

  • 139 policiais militares;
  • 20 agentes da PRF no comboio principal, próximo à imagem de Nossa Senhora;
  • 152 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). 60 motocicletas, 40 viaturas e 200 cones para organização do trânsito;
  • Total de 919 ônibus disponíveis na cidade, sendo 70 ônibus extras saindo de todos os principais terminais e mais 16 veículos de menor porte;
  • Serão 08 ambulâncias disponíveis em todo o percurso, 151 profissionais de saúde entre (médicos, enfermeiros, socorristas e técnicos de enfermagem), 1 ambulância completa com medicação na Catedral, 1 carro de apoio para os peregrinos descansarem um pouco.

Dicas importantes para quem vai participar da XV Caminhada com Maria:

  • As autoridades pedem que, especialmente os idosos e pessoas que fazem uso de medicação contínua, levem um papel com as seguintes anotações: nome completo, contato de um familiar e nome das medicações que faz uso. Essas informações podem ser importantes em casos de atendimento de urgência;
  • Mantenha-se hidratado. O consumo de água nesta caminhada é essencial para o bom funcionamento do corpo;
  • Proteja-se do sol – faça uso de protetor solar, bonés e roupas adequadas e confortáveis, que possam ajudar nessa proteção;
  • Calçados confortáveis – tênis é o mais recomendado.

Além destas dicas é importante lembrar que a Caminhada com Maria é um momento de oração, reflexão, louvor e muita doação. Caminhe com Maria em direção à Cristo.

Kamila Lopes


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *