Shalom

1 ano para a JMJ no Panamá

comshalom

Haja coração pra aguentar a ansiedade! Falta exatamente 1 ano para a Jornada Mundial da Juventude no Panamá! A Comunidade Católica Shalom já está a todo vapor na organização desse encontro com toda a juventude do mundo inteiro. Para saber um pouco mais sobre os preparativos para a JMJ o Comshalom entrevistou o assessor jovem e missionário da Comunidade de Vida Shalom, Vitor Aragão. Confira:

Como a Comunidade tem se preparado para a JMJ?

Nós temos um escritório da Jornada Mundial da Juventude com alguns membros no Governo Geral da Comunidade, que toca diversas dioceses no mundo inteiro. Também temos uma representação da Comunidade no Panamá organizando e resolvendo os trâmites necessários. A Comunidade já tem se preparado quanto a pré Jornada e a Jornada. Nossa pré Jornada será na Costa Rica. A vivência que o Shalom propõe aos jovens é realmente de uma peregrinação. Não é simplesmente de uma experiência turística ou viagem interessante, mas a experiência de conhecer novos lugares, de fazer novas amizades, mas de ser realmente um peregrino. Nós vivemos o que a Igreja propõe. Nós vivemos essa pré Jornada, a semana missionária como é o nome oficial. Nessa pré jornada vamos para a diocese, que será na Costa Rica, viveremos tudo com eles, conheceremos o local, e viveremos a experiência de missão ali naquela terra, tanto de formação como de missão, e depois nós vamos com toda a igreja do mundo inteiro para a cidade do Panamá. As diferentes missões da Comunidade Shalom viverão essa experiência unidas, com os jovens do mundo inteiro, jovens de diversos países.

Já existem pacotes?

Os pacotes serão lançados durante o nosso retiro de carnaval, o Renascer/Reviver.

O que você acha que será o diferencial desta jornada para as outras? Acredita que o tema mariano e o sínodo dos jovens farão a diferença nesta JMJ?

O tema da JMJ “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”(Lc 1, 38) por ser um tema mariano,  é um grande diferencial nesta JMJ. Será uma jornada muito marcada pela presença doce da Virgem Maria. É um tema que diz muito a respeito dos jovens. Essa resposta que Nossa Senhora dá ao anjo Gabriel, é uma resposta de uma jovem a um chamado de Deus. E assim também para os jovens, a Jornada será uma escuta de Deus. A JMJ tem um caráter vocacional fortíssimo. É uma escuta ao chamado de Deus que nos chama a partir em missão pelo mundo inteiro e anunciar o Evangelho, um sim a Deus. Os jovens estarão reunidos no Panamá para darem o seu sim a Deus e para terem as suas vidas transformadas.

Também acredito que essa Jornada terá um diferencial muito grande por causa do Sínodo dos Jovens. O sínodo dos jovens é uma grande graça para a Igreja. É a primeira vez que os bispos e os jovens estarão se reunindo no Vaticano para falar apenas sobre a juventude. Esse parar da Igreja para pensar na juventude é uma grande graça e terá um reflexo muito grande no Panamá. É a Igreja que mostra esse protagonismo que os jovens tem no anúncio do Evangelho hoje. É a Igreja que confirma o papel do jovem, não como o futuro da Igreja, mas como o presente dela. Isso tudo marca essa jornada, marca esse ano de preparação para a JMJ.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *