Quando pecamos, ferimos o coração de Deus. E isso acontece porque, ao ofender o homem (nós mesmos ou aos outros), ofendemos Aquele que nos criou. Por outro lado, se nós, auxiliados pelo Espírito Santo, consolamos o homem, fazemos o mesmo com o coração de Deus, que ama muito cada um de seus filhos. Consolar é reparar as brechas que existem e que, muitas vezes, permitem que a unidade seja fragilizada.
Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, apresenta instrumentos que nos auxiliam a reparar as brechas, fortalecendo o nosso relacionamento com Deus e o nosso serviço aos homens. Esses instrumentos foram apresentados pelo consagrado no Retiro da Grande Comunidade, realizado neste ano.
1 – Louvor
O louvor é, por excelência, o primeiro instrumento que podemos usar para reparar as brechas causadas pelos nossos pecados.
2 – Adoração
A adoração é nossa audiência real de cada dia. É nesse momento que nos colocamos diante do Rei.
3 – Intercessão
Deus procura intercessores. Não deixemos de interceder pelo povo que Deus nos confia.
4 – Rosário
Desde a Revista Escuta 2019, Deus tem fala sobre a importância do rosário na Vocação Shalom. Ele também é um eficaz auxílio na missão de reparar brechas.
5 – Conversão
A nossa própria conversão é fonte de reparação para a Comunidade.
6 – A oferta da nossa vida
A nossa oferta de vida, a cada dia, é o movimento de amor que também fortalece a unidade na Comunidade.
7 – As dores da vida
Viver as dores da nossa vida revestida de amor. O sofrimento é inerente ao homem, contudo, quando vivido em unido com Cristo, torna-se uma graça capaz de alcançar a vida de muitos.
8 – O perdão
É fundamental pedir perdão a quem ferimos e perdoar quem nos feriu. O remorso fecha as comportas para a graça de Deus.
9 – Caridade
A caridade esponsal é fonte de reparação para a Comunidade. A caridade evangelizadora nos coloca a serviço dos mais necessitados.
10 – O Celibato
O celibato pelo reino dos céus bem vivido é um remédio fecundo e reparador para a Comunidade.
11 – Perseverança
A perseverança até o fim, a vida ofertada até o fim, de forma santa, reta e plena. Tudo isso é fonte de reparação para a Comunidade.