Notícias

Leão XIV: progresso científico deve estar a serviço da dignidade humana e do bem comum

Na Audiência Geral, Papa refletiu sobre o sentido da atividade humana no mundo a partir da Gaudium et spes

comshalom
Papa Leão XIV (Reprodução)

O Papa Leão XIV destacou nesta quarta-feira (23) que o progresso científico e tecnológico deve estar a serviço da dignidade humana e do bem comum.

Durante a Audiência Geral, na Praça de São Pedro, o Pontífice refletiu sobre o sentido da atividade humana no mundo. A catequese teve como base a Constituição Pastoral Gaudium et spes, do Concílio Vaticano II.

> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Segundo Leão XIV, Deus confiou ao ser humano a missão de colaborar com a criação. Essa tarefa envolve a inteligência, a liberdade, o trabalho e o conhecimento.

Leão XIV relaciona fé e progresso

O Papa ressaltou que a ciência e a tecnologia não se opõem à fé. Pelo contrário, as conquistas humanas podem manifestar a grandeza de Deus e contribuir para seu projeto de criação.

Além disso, Leão XIV explicou que a relação com Deus não diminui a liberdade humana. Ao contrário, ajuda a compreender melhor a dignidade e a vocação de cada pessoa.

Por isso, a busca por Deus não significa abandonar as atividades do mundo. O trabalho, as responsabilidades e as tarefas cotidianas também podem ser vividos como espaços de realização da vocação humana.

Progresso deve beneficiar todos

Ao retomar a Gaudium et spes, Leão XIV chamou atenção para a finalidade do progresso científico e tecnológico. Segundo o Papa, esse desenvolvimento precisa ser orientado pela caridade e pelo respeito à dignidade de cada pessoa.

Nesse sentido, o Pontífice destacou a importância de compartilhar conhecimentos e recursos. Dessa forma, pessoas e povos podem desenvolver suas capacidades e melhorar suas condições de vida.

O progresso, portanto, não deve beneficiar apenas uma parcela da humanidade. Ele precisa contribuir para o bem de todos, especialmente dos mais vulneráveis.

Atenção aos migrantes e refugiados

Ao final da Audiência Geral, Leão XIV recordou o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, celebrado em 27 de setembro.

O Papa pediu atenção especial às crianças e aos adolescentes obrigados a deixar suas terras. Segundo ele, essas pessoas ficam expostas à violência, à exploração e a outros perigos durante as rotas migratórias.

A catequese desta quarta-feira reforçou uma das mensagens da Gaudium et spes: a atividade humana encontra seu verdadeiro sentido quando contribui para o desenvolvimento integral da pessoa e para a construção do bem comum.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *