A Arquidiocese de Fortaleza ordenou na última sexta-feira, 9, 15 novos diáconos para a Igreja. Depois de um período de cerca de nove anos de preparação, os seminaristas deram mais este passo no Sacramento da Ordem. A cerimônia aconteceu na Catedral Metropolitana de Fortaleza e foi presidida pelo Arcebispo Dom José Antonio Tosi Marques.
Dentre os 15 novos diáconos, 4 são membros da Comunidade Católica Shalom. Francisco Tiago, Evandro Meneses, Francisco Wyradan e Vitor Aragão vivem agora este tempo fecundo de Diaconato, trilhando o caminho para a ordenação sacerdotal.
Estiveram presentes na ordenação diaconal, o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, e a co-fundadora, Maria Emmir Nogueira, além de irmãos de Comunidade de Vida e da Comunidade de Aliança e familiares dos novos Diáconos à serviço da Igreja na Comunidade Shalom.
Os novos Diáconos da Comunidade Católica Shalom
Vitor Aragão testemunha que em 2008 participou pela primeira vez de uma ordenação sacerdotal: “Era a ordenação do Padre Denys Lima e ali senti fortemente o chamado a uma oferta total como sacerdote. Uma compaixão pelo povo que sofre como “ovelhas sem pastor” (Mt 9, 36)”. Francisco Tiago é natural de Fortaleza, mas hoje vive em missão em Roma, servindo a Comunidade como assistente internacional, e conheceu a Comunidade Shalom quando tinha 18 anos, após receber um convite para um retiro de final de semana. Evandro Meneses já morou como missionário em Aparecia no estado de São Paulo, em Pacajus e Juazeiro do Norte no estado do Ceará, e graduou-se em Teologia, em Lugano, Suíça (2016-2020), na Faculdade de Teologia de Lugano. Francisco Wyaradan era capitão da polícia militar quando em 2001 participou do Renascer, retiro de carnaval da Comunidade e começou a trilhar seu caminho de descoberta vocacional.
Francisco Tiago | O caminho sacerdotal é como velejar em alto mar
Evandro Meneses | Um caminho sacerdotal despertado ainda na infância
Francisco Wyradan | Ex-policial rumo à ordenação diaconal
O ministro é servidor
Na homilia, o Arcebispo Dom José Antonio Tosi Marques destacou a missão do Diácono desde as primeiras instituições, na Igreja Primitiva: o serviço aos mais necessitados e à Palavra, testemunhando com a vida aquilo que diz o Evangelho.
“Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos.” (Mc 9,35) “Aquele que dentre vós quiser ser grande, seja o vosso servidor, e aquele que quiser ser o primeiro dentre vós, seja o servo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mc 10,43-45).
Ensinou Dom José Antonio: “Ser diácono é uma configuração espiritual a esse Jesus servidor, que quer continuar presente na sua família, que é a Igreja. Seu corpo estendido na sociedade, seu corpo místico que caminha na história, cresce na história, corpo do qual Ele é a cabeça e do qual nós somos seus membros vivos e participantes. O amor é o cimento que une todas essas pedras vivas para sermos morada de Deus.”
Que os Espírito Santo os anime e encha de amor em tudo o que forem realizar. E em benefício não de si mesmos. Não é em promoção de si mesmos, mas é para serem servidores de um único Corpo, que é promovido todo ele pelo amor que Deus derramara em nós, pago por Jesus, que veio ao nosso encontro.”
Leia também | Arcebispo de Fortaleza celebra Missa pela primeira vez na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz
Lista completa dos que foram ordenados:
Dyrles Freire Marques;
Ir. Edmilton de Almeida Lima, INJ;
Evandro Meneses Barbosa de Jesus, CCSh;
Ir. Fabrício Wagner do Nascimento Cavalcante, INJ;
Francisco Deusimar Andrade Albuquerque;
Francisco Tiago Barroso Soares, CCSh;
Francisco Wyradan Nascimento de Sousa, CCSh;
Gerdonnys Maia Rodrigues;
Hemerson Italo Mendonça Dias;
João Paulo Lima Cordeiro;
José Kleriston Hamilton Rodrigues;
José Paulo de Abreu Filho;
Rafael Nascimento Rocha;
Thiago Borges dos Santos;
Vitor Aragão de Carvalho,CCSh.
Leia também | 7 perguntas e respostas sobre o ministério do diaconato
Ajude os seminaristas Shalom
Ver essa foto no Instagram
-Colab. Comunicação Missão Fortaleza