Notícias

177 anos do Padre Cícero Romão Batista: vida fecunda e missionária

A vida missionária do Padre Cícero continua a alcançar novos filhos espirituais vindos de todo o mundo.

comshalom

No passado, um vilarejo com pouco mais de 30 casas, pertencente à cidade vizinha, Crato. Hoje, o município de Juazeiro do Norte conta com mais de 270 mil habitantes e é considerado um dos locais de maior crescimento do interior do Nordeste brasileiro. Tudo isso graças à missão de um sacerdote, de nome Cícero Romão Batista, nascido em 24 de março de 1844. Neste dia, o povo juazeirense e a nação romeira não só celebram os 177 anos de nascimento do seu patriarca, mas rendem louvor a Deus por todos os frutos que até hoje são colhidos através da vida missionária do dedicado religioso. 

Tudo começou a partir de um chamado, quando o jovem padre viu, em sonho, Jesus apontar uma multidão de pobres e dizer: “E você, Cícerotome conta deles!”. Ano após ano, a missionariedade do Padre Cícero continua a cuidar dos seus filhos espirituais, ao despertar, alcançar e orientar fecundas vocações até os dias atuais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja para quem nasceu em berço juazeirense, seja para os que aqui chegam, os ensinamentos do “Padim Ciço” são bússola e caminho de seguimento a Jesus Cristo. “Vindo de Minas Gerais, cheguei em Juazeiro do Norte para um tempo em missão. Terra esta que tem por precursor e figura icônica, Padre Cícero, ou Padim Ciço, para alguns, o qual adotou essa cidade e a teve, de fato, como sua. ‘Terra de fé e trabalho’. Foi com esse slogan que tive a primeira impressão desta cidade e que, a cada dia, vai tornando-se ainda mais concreto para mim. Um povo em movimento, que trabalha, que vai à luta, que ‘corre atrás’ e, neste movimento, vou também sendo inserido”, pontua Diago Alves, consagrado e Aliança Missionária da Comunidade Católica Shalom.

Para Diago, Padre Cícero é exemplo de confiança e fidelidade a Deus. Com isso, Juazeiro tornou-se essa terra de fé e esperança. “Vejo aqui um povo que acredita com uma fé simples, mas sincera e profunda que permeia cada fato da vida com a intervenção Divina. Cada casa consagrada ao Sagrado Coração de Jesus e à proteção da querida Mãe das Dores, a qual abraça e acolhe os romeiros que aqui vêm visitá-la”, acrescenta o missionário mineiro.

Com uma das suas frases conselheiras, o Padrinho Cícero sempre devotou e ensinou total confiança e abandono à Providência Divina: “Dê o primeiro passo, e o resto o bom Deus fará“. A autoridade espiritual do sacerdote alcançou também a vida de Ana Hermínia, celibatária e consagrada da Comunidade de Vida da Comunidade Shalom. “A autoridade espiritual do Padre Cícero Romão abre os caminhos para nós missionários no tempo de hoje. Evangelizar um povo já católico, que constantemente afirma a fé pelas romarias, me alcançou no serviço, no amor e até mesmo no fervor pelo Senhor”, destaca.

Após pouco menos de três anos de missão na Terra do Padre Cícero, Ana Hermínia está sendo enviada para a Alemanha, mas, no seu coração, perpetua a alegria da oportunidade de viver o anúncio a Deus nesta cidade missionária. “Morar em Juazeiro foi e é uma experiência forte de Ser Igreja. Viver o anúncio do Evangelho em uma terra que é permeada pela santidade de um homem que aqui viveu é uma grande graça. Estar em missão aqui me anima a viver a comunhão com a Igreja, uma fé renovada e uma decisão pela santidade nas pequenas coisas”.

Ingrid Monteiro

Consagrada da Comunidade de Aliança na Comunidade Católica Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *