No último final de semana, aconteceu o Jubileu do Desporto. O evento culminou com a Santa Missa da Solenidade da Santíssima Trindade, presidida pelo Papa Leão XIV.
Durante a homilia, o Santo Padre deixou preciosos ensinamentos que a prática do esporte possibilita para a formação humana e cristã. Confira três, a seguir:
1. Valor da colaboração
Em primeiro lugar, o pontífice destacou a importância do esporte como um lugar de valorizar a colaboração. Sobretudo em uma época marcada pela “solidão”, ele considera o esporte um “recomposição e encontro” nas famílias, comunidades e ambientes escolares e profissionais. “O esporte – especialmente quando é praticado em conjunto – ensina o valor da colaboração, do caminhar juntos, daquela partilha que, como já dissemos, está no coração mesmo da vida de Deus (cf. Jo 16, 14-15).”
2. Relações “presenciais” e saudáveis
Em outra característica desta geração, o esporte é apresentado como instrumento para as relações: digital. “Numa sociedade cada vez mais digital – em que as tecnologias, embora aproximando pessoas distantes, muitas vezes afastam aqueles que estão próximos – o esporte valoriza a concretude do estar juntos, o sentido do corpo, do espaço, do esforço, do tempo real. Assim, contra a tentação de fugir para mundos virtuais, o desporto ajuda a manter um contato saudável com a natureza e com a vida concreta, único lugar onde é possível exercer o amor (cf. 1 Jo 3, 18).”
>> Receba notícias do Papa Leão XIV no seu Whatsapp!
3. Aprender a arte de perder
Por fim, o terceiro aspecto que o Papa destacou em sua homilia foi o ensinamento que o esporte dá sobre perder. E esse ponto se apresenta como um benefício para o competitivismo também presente nesta época. Para ele, ao ter que lidar com sua fragilidade e limites o homem “se abre à esperança”.
“Os campeões não são máquinas infalíveis, mas homens e mulheres que, mesmo derrotados, encontram a coragem para se reerguer.
Com informações da Santa Sé.
Leia também:
+ Veja o que Moysés Azevedo disse ao Papa Leão XIV
+ Confira apelo do Papa Leão pela paz no Oriente Médio