Mundo

Mais de 3% da população mundial vive fora do país de origem

comshalom

Cerca de um bilhão de pessoas vivem fora de sua terra natal. O número foi divulgado pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Cardeal Antonio Maria Vegliò, durante o Simpósio no Instituto teológico de Leopoli, na Ucrânia.
images
De acordo com a Organização Mundial das Migrações (OIM), os imigrantes e emigrantes somam 232 milhões, o equivalente a 3% da população mundial. Já o número de migrantes ultrapassa os 740 milhões de pessoas.

“Somando as duas contas, vemos que cerca de um bilhão de seres humanos, ou seja, um sétimo da população global, vive hoje como migrante. Sem contar os marítimos, pescadores, estudantes e pessoas sem casa”, afirmou Dom Vegliò.

Ainda existem – revela o Cardeal – mais de 27 milhões de pessoas vivendo em condição de escravidão. “O tráfico de seres humanos é um fenômeno que envolve quase todos os países do mundo, como terra de origem, de trânsito ou de destino das vítimas. É a terceira fonte de renda da criminalidade organizada, depois das drogas e das armas”.

O Cardeal destacou que, além da Santa Sé, as conferências episcopais, dioceses e paróquias, mantêm várias iniciativas de acolhimento, acompanhamento e ajuda concreta aos migrantes.

Dom Vegliò recordou ainda a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que será celebrada no próximo dia 19 de janeiro. “Cada pessoa pertence à humanidade e compartilha a esperança de um futuro melhor com toda a família dos povos”, concluiu o Cardeal

Fonte: Radio Vaticano


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *