Notícias

5 dicas de Gabriella Dias para progredir durante a quarentena

Segundo a missionária, o tempo de isolamento social pode ser ocasião de progresso na vida interior e apostólica.

comshalom

Em meio às dificuldades que surgem no atual cenário de isolamento social, em todas as esferas da vivência humana, o tempo de quarentena também pode servir para o progresso na vida interior e na vida apostólica. A missionária Gabriella Dias, Assistente Apostólica da Comunidade Católica Shalom, falou sobre como é necessário aproveitar as oportunidades oferecidas pela Divina Providência. Com isso, nos dá 5 dicas para progredir durante esta quarentena.

Segundo Gabriella, em pregação aos membros da Obra Shalom na última semana,  este é um tempo no qual muitos experimentam de um sentimento de impotência. “Nós estamos fazendo uma experiência de isolamento, que é contrário ao nosso estilo de vida. Nós somos seres relacionais, criados por Deus para a comunhão”, destaca. Entretanto, a quarentena pode ser também uma via para o crescimento, sobre o tema ela elenca alguns pontos indispensáveis.

1 – Rezar se expondo à Ressurreição de Jesus

A oração é parte essencial do caminho para o progresso na vida interior e apostólica. Nos Escritos da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo cita São Maximiliano Kolbe, que diz: “O verdadeiro progresso ou é espiritual ou não é progresso”. A célebre frase do santo polonês é uma máxima para este tempo de quarentena. Priorizar os momentos de oração e de intimidade com Deus devem fazer parte deste itinerário. De acordo com Gabriella, também não se pode esquecer o Tempo Pascal que a Igreja vive: “a cada Páscoa somos chamados a rezar nos expondo à ressurreição de Jesus, e o Senhor Ressuscitado nos envia em missão”.

2 – Servir no ministério

A oração sempre leva à saída de si e ao serviço dos irmãos. “É importante continuar atento ao que Deus quer e estar em estado de missão, que nos mantém alerta à voz de Deus”, pontua. A missionária cita o exemplo de São Paulo que, mesmo preso, evangelizava. Os meios digitais são uma ótima ferramenta para, de casa, poder anunciar a Boa Nova do Evangelho, o Shalom do Pai, a Paz da qual os homens têm necessidade de experimentar.

3 – Ir além na vida fraterna

A missionária explica que a distância e a impossibilidade de se reunir presencialmente não pode ser uma desculpa para não viver a fraternidade, a comunhão com os irmãos. É necessário ser criativo e buscar novos meios para estar perto sem estar junto. “Não podemos nos deixar vencer pelas barreiras, é preciso ir atrás dos irmãos, estar atento às suas necessidades”, diz Gabriella.

4 – Acreditar que este é um tempo de grande progresso 

Outro ponto destacado por Gabriella Dias foi a forma como se pode enxergar o isolamento social.  “É preciso acreditar que este é um tempo de grande progresso. Progresso interior e progresso na  nossa evangelização”, ressalta. A quarentena pode ser encarada como oportunidade para estar mais tempo com Deus, rezar mais, se abrir mais à ação da Graça, e de crescer na criatividade, na ousadia e na parresia na evangelização.

5 – Fidelidade ao Carisma

Por fim, não se pode esquecer da vivência vocacional. Mesmo sem poder estar presencialmente nos compromissos da vida da Igreja e da Comunidade, é importante não esquecer da fidelidade ao chamado de Deus. Vida de oração, célula, acompanhamentos, comunhão de bens e tudo mais que o Senhor chama os membros da Comunidade a viver.

Gostou das 5 dicas para progredir no durante esta quarentena? 

VEJA TAMBÉM

Dicas e links para viver bem a quarentena

Curso Liberdade Interior gratuito

Filmes de santos gratuitos para quarentena

Monge cartuxo: Feliz na solidão

Aldemir Neto


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *