Shalom

5 dicas para viver uma boa Quaresma

Entrevistamos alguns irmãos da missão de Natal e listamos cinco dicas para te inspirar a viver uma boa quaresma.

comshalom

Nesta semana,  começou o período da Quaresma. Um dos tempos penitenciais da Igreja, o qual compreende os 40 dias de preparação para a Páscoa, estendendo-se até o dia 14 de abril. Na quaresma, a Igreja orienta que cada fiel busque mais fortemente se empenhar em sua conversão, lançando mão de três importantes recursos: jejum, oração e esmola. As três práticas juntas visam ajudar cada cristão católico a superar pecados, fraquezas ou vícios e a crescer na fé e na configuração a Cristo e seu Evangelho. 

Em entrevista com  alguns irmãos da Missão Shalom de Natal, disseram a respeito da experiência concreta que tenham posto em prática ao longo das quaresmas vividas nesses anos; uma que os tivesse marcado de alguma forma, no sentido de ter propiciado o que o espírito do tempo quaresmal pede.

Reunimos essas experiências sob a forma de dicas. São dicas que você também pode utilizar para bem viver a sua Quaresma de 2022. 

Dica 01: Tenha uma estratégia clara e realizável

Ilana Maria dos Santos de Sá tem 40 anos, é professora e consagrada há 13 anos. Para ela, as práticas quaresmais mais eficazes são as que lhe ajudam a atacar pecados ou fraquezas de maneira estratégica: com clareza do que precisamente se quer combater e de uma maneira cujos efeitos não acabem quando o período penitencial se encerrar: “Essas penitências que a gente costuma fazer na quaresma de deixar de comer chocolate, de deixar de tomar refrigerante, comer pão, essas coisas, eu acho que elas são válidas, porque elas são ofertas que você faz, são pequenos sacrifícios, mas no final da quaresma a gente tende a voltar a comer o chocolate, a tomar o refrigerante, a comer o pão…

A quaresma é um tempo de conversão, então pede pra você abandonar a vida velha. De uns tempos pra cá, eu tenho pedido a Deus a graça de vencer algum pecado, alguma fraqueza, algum vício que eu tenha, então, na 4ª feira de cinzas eu peço a Deus que me revele, que me mostre. Na 4ª feira de cinzas eu faço esse propósito de escolher uma fraqueza, um pecado ou vício que eu tenha pra combater na quaresma.

Só um, porque também não adianta você ir em busca de vários adversários e não conseguir vencê-los, então a gente luta contra um que é o que a gente pode lutar e aí eu passo a quaresma inteira fazendo sacrifícios, penitências, leituras também, em vista de vencer esse pecado, fraqueza ou vício”.  

Dica 02: Disponibilidade à missão

Quando a missão chama, a resposta vai ser sempre “sim”. Esse foi o propósito que Luiz Eduardo Melo de Andrade definiu como um exercício quaresmal, sobretudo quando se trata de alguma palestra ou pregação. Essa disponibilidade irrestrita, segundo ele, é bastante fecunda: “Até hoje, rendem frutos concretos de conversão em minha vida, pois como ouvi e trago para minha vida, o primeiro ouvido a ouvir quando vou pregar é o meu”, afirma. Aos 50 anos de idade, Luiz é jornalista e consagrado há 18 anos.

Dica 03: Um “ultimato” eucarístico

Participar da missa todos os dias, de domingo a domingo, custe o que custar: esse foi o propósito que fez Millena Cristiane de Medeiros Bezerra Jácome, 40 anos, engenheira de alimentos e professora de nível superior. Consagrada como Comunidade de Aliança há 17 anos e casada, Millena deu início a esse “ultimato” eucarístico desde a Quaresma do ano passado: “Mesmo naqueles dias mais difíceis, mais desafiantes, não perder a missa; isso realmente fez uma grande obra na minha vida, de mais intimidade com Deus, de conseguir efetivamente viver a quaresma em cada dia desses quarenta dias; foi muito bom, realmente”.

Na mesma linha foi a experiência de Júlio Santos da Silva quando ainda tinha 17 anos, cursava o ensino médio e participava de grupo de oração na Obra Shalom: “Eu estudava, e decidi ir à missa todo dia, em uma capelinha, aí depois disso, todo dia, quando terminava a aula, eu ia pra missa às 17h30. Isso foi tão marcante pra mim, acabou virando uma rotina; o quanto isso é salvífico; o desejo de mudança de vida realmente, buscar a confissão.” Júlio atualmente tem 39 anos, é analista de tecnologia da informação, casado e consagrado há 16 anos.

Dica 04: O jejum do virtual 

Foi em 2017 que Kassandra M. Lopes começou a fazer uma modalidade de jejum um pouco diferente. Ao invés da abstinência de alimento, ela passou a fazer a abstinência das redes sociais. Aos 29 anos, Kassandra é jornalista e diz que a motivação surgiu a partir do exemplo de pessoas próximas a ela que faziam esse propósito como também de ela própria perceber o quanto gastava tempo com redes sociais de uma forma que a roubava da oração, da vida de intimidade com Deus: “Acaba que a gente se perde muito quando a gente tá fazendo algumas atividades e fica com o celular, as redes sociais, principalmente o Instagram, você acaba se ‘escravizando’ ali, naquela necessidade de acompanhar a vida das pessoas, necessidade de postar, de estar ali se atualizando,” afirma. 

Kassandra deu continuidade ao “jejum do virtual” nos anos que se seguiram: “Nesse mundo tão interconectado, ainda mais durante esse período da pandemia em que as relações passaram a ser muito virtualizadas, me afastar um pouco desse mundo virtual pra viver melhor esse período de preparação pra esse grande momento que é a Páscoa, é algo que me ajuda muito e eu incentivo que outras pessoas também possam fazer o mesmo”. 

Dica 05: A Via Sacra

Para Artur Diego de Oliveira, rezar com a Via Sacra foi uma experiência quaresmal tão fecunda que ele a realiza todos os anos desde que começou essa prática, em 2019: “A melhor quaresma que eu vivi foi a quaresma que eu escolhi uma boa penitência, rezada, bem discernida, que me ajudasse no autodomínio, foi rezar nas sextas-feiras com a Via Sacra. Se não me falha a memória, foi uma penitência dada por um sacerdote numa confissão antes da Quaresma; ele me pediu pra fazer a oração com a Via Sacra todas as sextas-feiras da quaresma”. Artur tem 37 anos, trabalha como coordenador de Segurança da Informação e é consagrado há 4 anos. 

Planner de Quaresma 2022

 Quer viver melhor a Quaresma? Baixe já o Planner minha Quaresma e trilhe esse caminho de conversão com segurança!  [CLIQUE AQUI].

Meditações para a Semana Santa

A cada ano, a Comunidade tem lançado um novo número da coleção Meditações para a Semana Santa, que traz sempre reflexões à luz da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja, inserindo o fiel batizado no mistério central da fé católica: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. 

Esse tempo litúrgico deve ser vivido com a devida atenção ao seu espírito próprio, aos mistérios e conexões com nossa vida, gerando uma renovada conversão pessoal. Além disso, é tempo de reunir toda a Igreja e celebrar de forma intensa a razão da fé católica: Cristo se entregou por cada homem e vivo está.

[Adquira o E-book com as meditações para a Semana Santa 2022]

 

Leia também

Receita do pão de jejum da Comunidade Católica Shalom

Normas básicas para o jejum da Quaresma

7 dúvidas frequentes sobre o Sacramento da Confissão

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2020

Receita do pão de jejum da Comunidade Católica Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.