Na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, o Santo Padre abordou o tema da alegria, destacando que o bom humor e a santidade caminham juntos. Papa Francisco ainda ressaltou no documento que a verdadeira alegria é uma graça que precisa ser suplicada todos os dias. Para motivar você a viver essa experiência e deixar seu dia mais alegre, reunimos cinco santos que testemunharam de diferentes formas a alegria de viver para o Senhor.
1 – São Felipe Neri
Talvez, São Felipe Neri seja o santo mais lembrado quando o assunto é bom humor. Inclusive, ele é o padroeiro da alegria. Costumava, de um jeito engraçado, zombar de si mesmo, cultivando dessa forma a vivência da humildade. De tudo, ele tirava um bem, sempre que possível com uma boa gargalhada. Além de testemunhar para todos a sua preferência pelo Paraíso, gostava de declarar: “Longe de mim, o pecado e a tristeza!”
2 – São João Bosco
Desde criança, São João Bosco tinha um olhar otimista sobre a vida. De fato, o bom humor e a forma com que ele enxergava os acontecimentos ao seu redor fizeram a diferença em seu caminho de santidade. “Sou um homem que ama a alegria e, portanto, deseja ver você e todos felizes. Se você fizer o que eu digo, ficará feliz e alegre de coração”, São João Bosco gostava de afirmar isso quando testemunhava que o segredo da alegria era viver para Deus.
3 – São Domingos Sávio
Aluno de São João Bosco, São Domingos Sávio aprendeu bem o estilo de vida marcado pela alegria, que deixa tudo mais leve e divertido. “Você deve saber que a santidade consiste em ser sempre alegre”, gostava de dizer. Com suas histórias inusitadas, São Domingos se empenhava para manter seus amigos sempre com um sorriso no rosto, apesar dos desafios do dia a dia. Em seus ensinamentos, o jovem santo explicava que o pecado é fonte de tristeza para o coração.
4 – Santa Teresa de Jesus
Em seus escritos, é possível perceber o bom humor com que Santa Teresa lidava com as diferentes situações da vida e também com que falava com Jesus em sua oração. A carmelita não tinha medo de expressar a sua verdade e para isso utilizava o humor inteligente. Inclusive, houve uma vez em que chegou a brincar com Jesus, dizendo que os desafios do dia a dia, enfrentados por aqueles que escolheram segui-Lo, faziam com Ele tivesse poucos amigos para chamar de seus. “A oração de intimidade com Deus não é outra coisa senão um morrer quase total a todas as coisas do mundo para alegrar-se só em Deus”, dizia Teresa.
5 – São João Paulo II
São João Paulo II pode não ser conhecido por seus ensinamentos sobre a alegria. Contudo, seu testemunho de fidelidade a Deus expressa de forma muito concreta a plena alegria de viver para o Senhor. A seguir, confira um vídeo em que São João Paulo II se diverte com uma apresentação de palhaços.
Leia mais:
Dicas de 5 mestres espirituais sobre como encarar as grandes provas da vida
3 santos que mudaram o mundo com solidariedade
15 ensinamentos dos santos sobre a amizade