Shalom

6 maneiras de tocar o Céu para encontrar a alegria

Sabemos que o que tem guardado no Céu é muito melhor do que temos neste mundo. Mas já podemos ter este Céu hoje, basta buscá-lo no nosso dia a dia. 

Entre os dias 23 e 25 de fevereiro, a Comunidade Católica Shalom realiza mais uma edição do encontro de carnaval Renascer. O tema é Buscai as coisas do alto (Col 3,1). Inspirados neste tema, queremos saber: o que você faz para tocar as coisas do Alto, fonte de toda a nossa alegria? 

Sabemos que o que tem guardado no Céu é muito melhor do que temos neste mundo. Mas já podemos ter este Céu hoje, basta buscá-lo no nosso dia a dia. 

Mas como posso já ter este Céu aqui? Bom, para isso precisamos seguir alguns passos.

1 – Vida de oração  

A oração é a conversa com nosso melhor Amigo. É nela que revelamos a Ele todas as dificuldades, dúvidas, tristezas e alegrias. Uma das melhores maneiras de conversar com Deus é por meio da Palavra. A Palavra é viva, a Palavra é Ele. Rezando com a Palavra, o Espírito Santo nos dá Sua força e nos direciona nesta vida, já nos fazendo felizes no Amor. 

2 – Vida sacramental

Os sacramentos são sinais concretos da ação divina e são a forma que Jesus toca em nós para nos dar as graças da Sua Salvação. É preciso se abrir a essa ação divina em nossas vidas para termos a Salvação.  Buscar os sacramentos, em especial a Eucaristia e a Confissão, é tocar no corpo de Jesus e d’Ele ganhar a Ressurreição.

3 – Contar com a super ajuda de Nossa Senhora 

Por meio da oração do Terço e do Rosário nos colocamos de forma humilde e confiante à Mãe de Deus. Essa é uma das orações mais apreciadas por Deus, pois ela revela o nosso abandono nas mãos d’Ele e nossa necessidade de ajuda materna e divina. Os santos não abriram mão de rezar o Rosário todos os dias pois, meditando os mistérios da fé, se sentiam seguros no colo de Maria.

4 – Vida de virtudes 

As virtudes nos auxiliam no processo de configuração a Cristo. Dentre a diversidade de virtudes, temos dois tipos mais conhecidos: as teologais e as cardeais.

Recebemos no Batismo as virtudes teologais da fé (crer em Deus com todo o coração), esperança (n’Ele esperar contra toda desconfiança) e caridade (amar de forma sobrenatural a Deus e a todos). 

Já as virtudes cardeais são a prudência (escolha entre o bem e o mal), a justiça (dar o que é devido a cada um), a fortaleza (suporte e constância na procura do bem) e a temperança (que modera a atração pelos prazeres e procura o equilíbrio no uso dos bens criados). 

O relacionamento com Deus é uma via de mão dupla: quanto mais nos damos a Ele, mais Ele nos dá. Por isso, precisamos pedir a graça de colocar em prática as virtudes e concretamente exercê-las. Esse é um caminho eficaz de cooperação com Deus; como consequência tocamos a Felicidade já neste mundo. 

5 – Formação humana e espiritual

O formador é uma pessoa virtuosa, já amadurecida na fé, que nos ajuda em nosso relacionamento com Deus. Se formos dóceis, seremos moldados com as indicações que nosso formador nos dá e cresceremos na vida humana e espiritual.

6 – Evangelização

Evangelizar não é algo abstrato. Vem de dentro pra fora. Quanto mais me dou a Deus, quanto mais vida de oração tenho, mais o Seu Amor transborda em mim e me impulsiona a ir em missão – em qualquer lugar que eu esteja. Se pedirmos a graça, o Espírito Santo nos dá a ousadia e a criatividade necessárias para ir ao encontro do outro.

Somos vocacionados a evangelizar, sobretudo como Comunidade Católica Shalom. Nascemos para perder esta vida por Amor. É neste segredo de perder-se, de não ter medo de seguir a vontade de Deus, que ganhamos a vida, que ganhamos sentido, que ganhamos alegria. 

Não há nada melhor nesta vida do que encontrar o Amor e de ver todos os que estão ao nosso redor O encontrando também. 

Tá! Mas você leu tudo e achou que não consegue viver esse caminho? É simples: venha fazer parte da Obra da Comunidade Shalom. Entre em um grupo de oração e trilhe o Caminho da Paz, nosso itinerário de formação. 

Você vai ver como sua vida vai mudar pra muito melhor!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *